Você está aqui: Página Inicial / Histórico

Histórico do Departamento de Farmacologia e Terapêutica

No inicio, em 1973, foi criado o Departamento de Ciências Biológicas para acolher os cursos de Biologia, Educação Física e Farmácia-Bioquímica.

A introdução de vários cursos de graduação na UEM entre 1970-1976 facultou a reforma administrativa da instituição, em 1976, com o desmembramento do Departamento de Ciências Biológicas em três Departamentos: Biologia, Educação Física e Farmácia – Bioquímica (DFB), vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, consolidando o ordenamento administrativo. Neste ano, ainda, inicia-se o ensino da Farmacologia na instituição com a matéria de farmacodinâmica, ofertada para o curso de Farmácia. A criação do curso de Psicologia, em 1979, favoreceu a proposição da Neuropsicofarmacologia como matéria nova, em 1981. Neste mesmo ano, é criado o curso de Enfermagem e Obstetrícia, abarcado pelo DFB no inicio, e separado, em 1984, como Departamento de Enfermagem. Para o curso de enfermagem, a farmacologia começa em 1983.

Desde 1984, o Departamento de Farmácia-Bioquímica passou a contar com seis campos de conhecimento: Análises Clínicas, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Farmácia, Farmacologia, e Bioquímica.

O ano de 1988 marca a consolidação da UEM com a criação dos cursos de Medicina, Odontologia e a oferta da habilitação de Farmácia Industrial para o curso de Farmácia. Todos os cursos com demandas especificam a matéria de Farmacologia e Terapêutica.

O tamanho do DFB (72 docentes e 53 técnicos), e as características de cada uma das áreas de conhecimento e as suas aptidões para o ensino, pesquisa e extensão, desmembraram o DFB em três Departamentos, em 1988: Departamentos de Bioquímica – DBQ; Análises Clínicas – DAC; e Farmácia e Farmacologia – DFF.

De 1976 até hoje, a formação cronológica do corpo docente da área de Farmacologia e Terapêutica obedeceu ao crescimento e ampliação da instituição: Arnaldo Zubioli (1976); Walderez Penteado Gaeti Franco (1978); Ciomar Aparecida Bersani Amado (1982); Roberto Barbosa Bazotte (1983); Wilson Alves do Prado (1985); Roberto Kenji Nakamura Cuman (1987); Elizabeth Aparecida Audi (1987); Silvana Martins Caparroz-Assef (1987); Rúbia Maria Wefortt de Oliveira (1989); Humberto Milani (1990); Maria Angélica R.C.P.dea Silva (1997).

O crescimento e desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dos Departamentos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde ocasionou o se desmembramento em três novos Centros: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, e Ciências Agrárias.

Finalmente, em 23 de julho de 2010, é criado o Departamento de Farmacologia e Terapêutica – DFT e Departamento de Farmácia - DFA, vinculados ao Centro de Ciências de Saúde.

Também, após a criação do DFT, o docente Osvaldo Albuquerque Cavalcanti passou a fazer parte do corpo docente do departamento.

O DFT localiza-se no Bloco K-68 da UEM e conta com 12 docentes (100% doutores) e oito agentes universitários, distribuídos por 5 laboratórios: Psicofarmacologia; Isquemia e Neuroproteção; Neurofarmacologia das Transmissões Periféricas; Investigação em Diabetes e Obesidades; Inflamação em atividades de ensino, pesquisa e extensão e Farmacotecnologia.