+

Atividades extracurriculares

  

       

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Gratuito e online o Curso de extensão "Introdução à ilustração digital" é uma realização da Universidade Estadual de Maringá- UEM, por meio do Centro acadêmico de Artes Visuais - CAAVS, do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Possui carga horária total de 08 horas, com certificação.

Objetivos: Apresentar noções introdutórias sobre os princípios da ilustração digital.

Docente: Gabriel Santin Malfacini

Programação: (via plataforma Google Meet).

08/07/2020 - Princípios básicos do Photoshop.

15/07/2020 - Processo de preparação/estudo: Referências e rascunhos para ilustrar uma composição narrativa.

22/07/2020 - Processo de experimentação: Possibilidades das cores em relação à composição e narrativa da obra.

29/07/2020 - Processo de pintura: Demonstração prática das possíveis abordagens.

 

 

Imagem grande

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 
 
Curso de extensão: Percurso analítico em materialidades artísticas e midiáticas
 

Coordenadora: Dra. Renata Marcelle Lara (DFE/PLE-UEM)

Ministrantes: Dra. Renata Marcelle Lara e Me. Bruno Arnold Pesch (Mestre e doutorando em Letras, Licenciado em Artes Visuais pela UEM) 

Resumo: O curso oportuniza um olhar analítico-discursivo para diferentes materialidades artísticas e midiáticas, como performances, pinturas, memes, filmes, minisséries, entre outras, respaldado em conceitos centrais da Análise de Discurso de vertente francesa. Os trajetos que serão tecidos intentam por relações menos ingênuas em relação à linguagem, oferecendo esboços iniciais de percursos investigativos. Os encontros ocorrerão pela plataforma Google Meet, com discussões interativas com/entre os participantes.

Público alvo: graduandos dos cursos de Artes Visuais, Comunicação e Multimeios, Letras Psicologia e Artes Cênicas da UEM e de outras instituições de Ensino Superior.

Critérios de seleção: ordem de inscrição.

Quantidade de vagas:  30

Período de realização: 9 de junho a 28 de julho de 2020. Somente às terças-feiras, das 14h às 17h.

Carga horária: 16 horas, sendo oito encontros, com duas horas cada.

Objetivos: Geral - Mobilizar conceitos centrais da Análise de Discurso francesa para observação analítica de materialidades artísticas e midiáticas. Específicos - Apresentar e discutir sentidos de discurso, sujeito e ideologia, entre outros termos discursivos requeridos analiticamente. Analisar materialidades artísticas e midiáticas, como performances, pinturas, memes, cenas fílmicas e trechos de minisséries, entre outras, com foco discursivo. 

Metodologia: O curso será desenvolvido em formato remoto, utilizando como recurso a Plataforma Google Meet. Haverá construção conjunta (ministrantes-participantes) de percursos analíticos de materialidades artísticas e midiáticas, com respaldo metodológico e conceitual.

Sistema de avaliação: A avaliação envolverá uma singela produção artístico-midiática, com foco discursivo, que poderá ser um meme, um vídeo caseiro, esboço de desenho, charge, entre outras produções, acompanhado de um sintético texto descritivo (de um parágrafo a meia página).

Órgão proponente: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes CCH/Departamento de Fundamentos da Educação

 
       

 

Imagem grande

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 
 

Gratuito e online o Curso de extensão "34ª Bienal: Arte e interculturalidade crítica" é uma realização da Universidade Estadual de Maringá- UEM, por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Possui carga horária total de 20 horas, com certificação.As inscrições poderão ser feitas até o dia 09 de junho e estarão abertas até completar o número máximo de inscritos, definido em 100 participantes.

Objetivos: Analisar produções artísticas da 34ª Bienal de São Paulo que estejam relacionadas à perspectiva da interculturalidade crítica.

Metodologia: O curso desenvolverá debates e reflexões em plataformas digitais a partir dos estudos sobre interculturalidade crítica relacionados à obras e publicações presentes na 34ª Bienal de São Paulo.

Docentes: Dra. Luane Maciel Freire

Me. Paulo K. A. Miyada

Dra. Sheilla P. Dias de Souza

Mediação: Lua Clara F. Monteiro

Programação: (via plataforma Google Meet) Os encontros acontecerão nas quintas-feiras, de 19 às 21 horas.

11/06 - Contexto histórico da instauração da Bienal de São Paulo.

18/06 - Produções artísticas da 34ª Bienal na perspectiva da interculturalidade crítica.

25/06 - 34ª Bienal de São Paulo: faz escuro mas eu canto.

02/07 - Análise do Material Educativo da 34ª Bienal.

Sistema de Avaliação: Participação nas atividades e debates propostos durante o desenvolvimento do curso.

 

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

 

 

E agora now? Atravessamentos entre arte e afins.

A proposta de nossos encontros será realizar conversações entre artistas, pesquisadores, curadores e outros agentes culturais sobre diferentes temas em arte contemporânea e seus atravessamentos atuais.

Os encontros serão semanais, toda terça-feira das 19h às 21h. Com um limite de 250 vagas, o evento será realizado em plataforma on-line, sendo gratuito e aberto a todas e todos interessados.

PROGRAMAÇÃO

02/06: O corpo: hackeamentos e pirateamentos performativos como insurgências de discursos menores. (Ludmila Castanheira; Rodrigo Pedro Casteleira (PC); Gustavo Barrinuevo.

09/06: Cuiresteticoativismo sudaca: tensões entre arte e política na America Latina. (Cleber Braga; Rafael Guimarães; Maddox Cleber)

16/06: Entre imagens sobreviventes: insurgências contemporâneas. (Paula Luersen; Thiago Fernandes; Maddox Cleber)

23/06: Poética das imagens: cinema, fotografia e arte contemporânea. (Mila Jung; Rodrigo Gonjito; Roberta Stubs)

30/06: Estratégias de exposição, fruição e circulação em época de pandemia mundial. (Luana Navarro; Ana Kothe da Cunha; Roberta Stubs)

As inscrições são necessárias para emissão do certificado. Não será emitido certificado parcial. Para obtenção das 20h totais do evento, os inscritos deverão participar de todos os encontros.

Inscrições de 26/05 à 02/06 - 16h

Este evento é oferecido pelo Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá, e organizado pelo DOBRA: grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença.

 
       
 
 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ENVIAMOS a confirmação da inscrição e mais informações sobre o curso no e-mail cadastrado.

 

 

Gratuito e Online, o Curso de Extensão "Era uma vez...docentes que se importavam com as imagens endereçadas aos alunos e alunas": Animações da Disney e enunciados de Gênero e Sexualidade é uma realização da Universidade Estadual de Maringá - UEM ( por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação), e do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - o ARTEI; e gerará certificado de 20 horas para os/as participantes.

Acontecerá via plataforma online, com encontros semanais, às sextas-feiras, das 18h20-20h20.

Serão realizados quatro encontros, sendo eles:

* 3/jul. - Pedagogias Culturais: docentes que se importam com as imagens endereçadas aos alunos e alunas (Prof. Dr. João Paulo Baliscei e Profa. Dra. Fernanda Amorim Accorsi);
* 10/jul. - "Só as bem quietinhas vão casar": A construção visual da feminilidade de Ariel, em A Pequena Sereia (1989) (Prof. Dr. João Paulo Baliscei e acadêmica Jéssica Fiorini Romero);
* 17/jul. - "O que deseja?": os propósitos da masculinidade do herói, em Aladdin (1992) (Prof. Dr. João Paulo Baliscei e acadêmico Andrey Gabriel Souza da Cruz);
* 24/jul. - "O vilão é gay?" LGBTfobia e os corpos que escapa à heteronormatividade (Prof. Dr. João Paulo Baliscei e acadêmica Debora Oliveira Primo de Souza).

Para além desses quatro encontros, serão disponibilizados textos para leituras semanais e uma avaliação ao final do curso.As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 29/jun.

 
       

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ENVIAMOS a confirmação da inscrição e mais informações sobre o curso no e-mail cadastrado.

 

 

Gratuito e online, o Curso de Extensão "Arte e Educação Infantil: ensinando e brincando de Arte com crianças de até cinco anos" é uma realização da Universidade Estadual de Maringá - UEM (por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação), e do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - o ARTEI; e gerará certificado de 20 horas para os/as participantes.

Acontecerá via plataforma online, com encontros semanais, às segundas-feiras, das 19h-21h.

Serão realizados quatro encontros, sendo eles:

* 8/jun.- Meninos-azuis e meninas-rosas: problematizando as relações de gênero e a cultura visual endereçadas às crianças (Prof. Dr. João Paulo Baliscei e Profa. Ma. Luciene Celina Cristina Mochi);
* 15/jun - Imaginação e Criação na Infância (Profa. Dra. Eloisa Amália Bergo Sestito Silva e Prof. Dr. Vinícius Stein);
* 22/jun. - Como as crianças desenham? Aspectos gráfico-visuais do desenho das crianças (Profa. Ma. Eva Alves Lacerda e Profa. Ma. Rosana Lopes Romero);
* 29/jun. - Brincando de (fazer) Arte: Aproximações entre Arte Contemporânea e práticas de ensino na Educação Infantil (Prof. Me. Maddox Cleber e Profa. Ma. Lua Lamberti de Abreu).

Para além desses quatro encontros, serão disponibilizados textos para leituras semanais e uma avaliação ao final do curso.As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 29/mai.

 
       

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Em 02/07/2020 enviamos a confirmação da inscrição e mais informações sobre o curso no e-mail cadastrado.

 

 

 

 

Gratuito e online, o Curso de Extensão "Arte e diversidade na URSS: Contribuições para os desafios contemporâneos" é uma realização da Universidade Estadual de Maringá - UEM, por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Possui carga horária total de 20 horas com certificação.

Objetivos: Contextualizar as políticas para a autonomia dos grupos étnicos e movimentos artísticos na URSS (1917-1930). Correlacionar as experiências desse contexto e período com os desafios contemporâneos.

Metodologia: Estudos orientados de textos e produções artísticas. Aulas expositivas e debates por meio da plataforma Google Meet.

Docentes:
Dra. Luane Maciel Freire.
Me. Paulo Caldas Ribeiro Ramon.
Dr. Vinícius Stein.

02/07/2020 - Envio de confirmação das inscrições e materiais para estudos por e-mail.

Agenda das aulas (via Google Meet):
09/07/2020 - 19:00 às 21:00 - Contexto macro-histórico da Revolução Soviética (1917 -1930)
16/07/2020 - 19:00 às 21:00 - Políticas para a minorias étnicas: da Korenizatsiya à Russificação e Movimentos Artísticos
23/07-2020 - 19:00 às 21:00 - Impactos no pensamento científico e artístico na contemporaneidade
30/07-2020 - 19:00 às 21:00 - Impactos no pensamento científico e artístico na contemporaneidade

Sistema de Avaliação: Participação nas aulas e debates. Composição e envio de sínteses dos textos estudados (Resenha Crítica).

 
       

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Em 29/06/2020 enviamos a confirmação da inscrição e mais informações sobre o curso no e-mail cadastrado.

 

 

 

 

 

Gratuito e online, o Curso de Extensão "Imagens em movimento: possibilidades educativas com recursos audiovisuais no Ensino Médio" é uma realização da Universidade Estadual de Maringá - UEM, por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Possui carga horária total de 20 horas com certificação.

Objetivos: Apresentar possibilidades educativas com a linguagem audiovisual no contexto do Ensino Médio na atualidade.

Metodologia: Estudos orientados de textos e composições audiovisuais. Aulas expositivas e debates por meio da plataforma Google Meet. Fórum de discussões por meio da plataforma Whatsapp. Compartilhamento de informações por meio da plataforma Instagram.

Docentes:
Dra. Eloiza Amalia Bergo Sestito Silva, Me. Maddox Cleber, Ma. Rosiane Cristina de Souza e Dr. Vinícius Stein.

29/06/2020 - Envio de confirmação das inscrições e materiais para estudos por e-mail.

Agenda das aulas (via Google Meet):

06/07/2020 - 19:00 às 21:00 - A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio: atravessamentos colonialistas em sua constituição e reflexões sobre as linguagens artísticas. Professor Me. Maddox Cleber.

13/07/2020 - 19:00 às 21:00 - Questionando estereótipos no cinema de animação: Possibilidades a partir de um longa-metragem. Professor Dr. Vinícius Stein.

20/07/2020 - 19:00 às 21:00 - O potencial narrativo/evocativo/pedagógico do cinema no contexto educativo: Possibilidades a partir de um curta. Professora Dra. Rosiane Cristina de Souza.

27/07/2020 - 19:00 às 21:00 - O potencial narrativo/evocativo/pedagógico do cinema no contexto educativo: Possibilidades a partir de um videoclipe.Professora Dra. Eloiza Amália Bergo Sestito Silva.

Sistema de Avaliação: Participação nos debates e aulas. Criação e compartilhamento de produção imagética. Sistematização escrita dos estudos realizados.

 
       

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

 

Gratuito e online, o Curso de Extensão "Interpretando imagens cinematográficas: do expressionismo alemão ao terror contemporâneo" é uma realização da Universidade Estadual de Maringá - UEM, por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Possui carga horária total de 20 horas com certificação.

Objetivos: Promover discussões sobre os elementos básicos da linguagem do cinema. Contextualizar historicamente a corrente cinematográfica do expressionismo alemão relacionado-a com as produções contemporâneas de cinema do gênero de terror. Analisar obras cinematográficas de terror produzidas na contemporaneidade discutindo como elas representam conflitos sociais.

Metodologia: Estudos orientados de textos e filmes. Aulas expositivas e debates por meio da plataforma Google Meet.

Docentes:
Ma. Eva Alves Lacerda
Ma. Rosiane Cristina de Souza

Agenda das aulas (via Google Meet):
10/06/2020 - 14:00 às 16:00 - Reflexões acerca das origens do cinema.
17/06/2020 - 14:00 às 16:00- O Expressionismo Alemão no cinema.
24/06/2020 - 14:00 às 16:00 - Análise de filmes: Gabinete do Dr. Caligari e Nosferato, uma sinfonia do horror.
01/07/2020 - 14:00 às 16:00 - Análise de filmes: Conflitos humanos nos filmes de terror das últimas décadas.

Sistema de Avaliação: Participação nos debates e aulas. Envio de sínteses dos textos/filmes.

 
       

 

Imagem grande

 

 

Grupo de estudos “Filosofia e Literatura”

Público alvo: alunos da UEM e comunidade externa

Horário: reuniões online às terças-feiras (14:00 às 15:30h)

Início das Atividades: dia 26/05/20

Coordenador: Prof. Cristiano Perius (DFL)

Descrição: O grupo visa estudar as relações bilaterais entre filosofia e literatura, explorando, a partir do discurso filosófico e do texto literário, uma temática interdisciplinar e apta à formação do aluno e dos demais interessados. Em 2020, o Grupo terá por tema a poesia de Francis Ponge.

Inscrições: cristianoperius@hotmail.com