Você está aqui: Página Inicial / AIKIDÔ

AIKIDÔ

 

Coordenador: Sensei Maurício Reinert do Nascimento (Faixa Preta 3o. Dan)

 

Clique na imagem e veja o vídeo sobre o Aikidô da UEM

TURMA ÚNICA
DiaHorário

Terças, Quintas e Sextas-feiras

21:30 às 23:00

Publico Alvo: Masculino e feminino acima de 16 anos de idade.

Mensalidade: Comunidade Interna: R$ 45,00 - Externa: R$ 60,00

Local: Bloco M 08 (Departamento de Educação Física).

Professor: Sensei Maurício Reinert do Nascimento (faixa preta 3o. Dan) e

Jairo José Botelho Cavalcanti

 

A matrícula deverá ser realizada pessoalmente na CDR, Bloco M 06, Sala 20, de segunda a sexta-feira das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. 

É necessário trazer carteira de identidade, CPF e uma foto 3x4. Menores de idade só podem fazer matricula acompanhado de um responsável adulto.

O AIKIDO é uma arte marcial japonesa, desenvolvida por Morehei Ueshiba (O-Sensei) no início do século XX. AIKIDO significa caminho (DO) da harmonia (AI) por meio da energia vital (KI). Tem como princípio o treinamento físico e mental. Traz em seu cerne a cultura japonesa, pois seu fundador buscou manter os princípios do BUDO intactos no AIKIDO. Praticar AIKIDO vai além da prática de uma atividade física e da defesa pessoal, é um caminho de busca do auto-conhecimento, como disse O-Sensei, é usar o treino do corpo “como veículo para treinar a mente, acalmar o espírito e encontrar a bondade e a beleza [...]”. É para manter-se fiel as tradições que no AIKIDO não existe competição. É a cooperação e a harmonia que devem orientar todas as atitudes no Dojô (local de treino). “O AIKIDO é o princípio da não-resistência” dizia O-Sensei.

Os treinos de AIKIDO iniciam sempre com um comprimento entre os participantes e um agradecimento aos ensinamentos recebidos do fundador O-Sensei. Eles são divididos em três partes. A primeira parte é o aquecimento que dura aproximadamente 20 minutos. A segunda parte é composta pelos movimentos básicos. São realizados movimentos básicos individuais de deslocamento, e de queda e rolamento, que levam aproximadamente 10 minutos. A partir desse ponto, os demais movimentos sempre são realizados em duplas. Em geral são realizados movimentos de Tai Sabaki para se aprender as movimentações, agora junto com um colega. Essa movimentação dura mais 10 minutos. Por fim iniciam-se as técnicas de AIKIDO propriamente ditas. As técnicas do AIKIDO se baseiam em projeção e imobilização, sempre com o oponente iniciando o ataque. A duração total do treino é de 1 hora e 30 minutos.

As aulas serão ministradas pelo Sensei Maurício Reinert. Iniciou a prática de AIKIDO em 1997 sob orientação do Sensei Rodolfo Reolon (faixa preta 5o Dan), atual presidente da Federação de AIKIDO do Estado do Paraná e conselheiro da União Sul-Americana de AIKIDO. Sensei Maurício graduou-se faixa preta em 2001 pela União Sul-Americana de AIKIDO, representante no Brasil da AIKIKAI do Japão. Em 2004 foi promovido faixa preta 2o Dan. Em 2008 mudou-se para Maringá para atuar como professor e pesquisador no Departamento de Administração da UEM, sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração. Ao final desse ano foi promovido faixa preta 3o Dan. Sensei Maurício faz parte da Federação de AIKIDO do Estado do Paraná. Junto com Sensei Maurício atuará Sensei Jairo . Professor da Escola de Música da UEM, Sensei Jairo iniciou a prática do AIKIDO em 2007 e graduou-se faixa preta em 2012.

Sensei Maurício Reinert do Nascimento

(faixa preta 3o. Dan)

Professor Adjunto (Departamento de Administração)

Jairo José Botelho Cavalcanti

Músico (Escola de Música da UEM)

 

Matérias publicadas na mídia: