Você está aqui: Página Inicial / Dúvidas e Perguntas Frequentes.

Dúvidas e Perguntas Frequentes.

Dúvidas e Perguntas Frequentes.

 

01 - Por que Biomedicina não pode participar do processo seletivo?

Resposta. O Programa de Residência em Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas foi cadastrado no SISCNRMS como Residência Uniprofissional somente para formados no curso de Farmácia. Não foi previsto no plano de criação do Programa a inclusão do Curso de Biomedicina.

02 - Por que não realizar a alteração do cadastro para Incluir a Biomedicina?

Resposta. Para a inclusão do Curso de Biomedicina no Programa de Residência em Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas o atual Programa deveria ser extinto e e ser feito um novo cadastro do Programa junto ao SISCNRMS, realizando a troca da Farmácia pela Biomedicina. Porém, quando um programa é extinto, pode acontecer do novo não ser autorizado pela gestão atual, devido à falta de Edital que contemple a abertura de novas vagas para novos programas de Residência.

03 - Por que as provas anteriores da seleção de Residência Multiprofissional e de Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas não estão disponibilizadas online?

Resposta. As provas dos processos seletivos anteriores não foram disponibilizadas. Contudo, os regulamentos dos dois programas de residências estão sendo alterados para atenderem a demanda de publicidade das provas. Atualmente, ao candidato inscrito no processo Seletivo dos referidos programas, é permitida a retirada do Caderno de Prova Objetiva.

04 - Dúvidas quanto ao preenchimento do Formulário para pontuação Autorreferida da Análise de Currículo.

Resposta. Pontuação autorreferida é a pontuação que o candidato atribui a si mesmo, levando em consideração os itens de seu currículo e a pontuação que cada item possui de acordo com o quadro de avaliação do currículo publicado nos Editais. Esta pontuação serve de base para os avaliadores verificarem se há alguma inconformidade na avaliação dos currículos.

05 - Esqueci nome do usuário Site SIGPós.

Resposta. O site do SIGPós é gerenciado pelo NPD da UEM. As Secretarias dos Programas não dispõem de acesso/liberação para alterar usuário e senha dos candidatos. É muito importante que seja cadastrado um e-mail utilizado diariamente ao realizar o cadastro no sistema do SIGPós pois, é disparado um e-mail pelo próprio sistema/site para redefinição de senha.

06 - Estou em dúvida sobre a média global acumulada.

Resposta.  A média global acumulada é a soma de todas as notas, divida pelo número de disciplinas que você cursou. Caso você ainda não tenha concluído o curso ou, caso suas notas ainda não tenham sido lançadas, a média global deve ser calculada com somatória das notas disponíveis das disciplinas concluídas, dividida pelo número destas.

07 - Colação de Grau esta prevista para depois das matrículas.

Resposta. Para a matrícula não é exigida a Colação de Grau. O candidato pode apresentar o Certificado ou Atestado de Conclusão do Curso de Graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, devidamente datado e assinado. O que acontece em muitos casos, é que o Conselho Profissional somente aceita dar entrada no processo de inscrição no Conselho, se você já tiver colado grau e com o diploma em mãos. Você deverá consultar seu Conselho Profissional para verificar se é necessária a apresentação do diploma de graduação para a realização da inscrição ou não (esta é exigida para iniciar a Residência). Caso o Conselho Profissional de sua profissão entenda necessário, você deverá requerer, em sua instituição de ensino, a Colação de Grau antecipada (quando houver disponibilidade). Em muitas instituições, no inicio do ano é liberado o calendário com as datas das possíveis colações antecipadas e os períodos para requerimento.

Caso você seja aprovado no processo seletivo, consulte seu Conselho Profissional o mais rápido possível.

 

08 - Estas vagas já estão autorizadas e são contempladas com bolsa pelo Ministério da Educação?

Resposta. Os Programas de Residência Multiprofissional e de Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas estão cadastrados e aprovados no Ministério da Educação, aguardando somente a visita do MEC/Ministério para alteração de Status. Os Programas são contemplados com Bolsas, sendo que o Programa de Residência Multiprofissional a Bolsa é Federal, enquanto que o Programa de Residência em Farmácia com Ênfase em Análises Clínicas a Bolsa é Estadual. O valor mensal atual da Bolsa é de aproximadamente R$ 3.330,00 (três mil trezentos e trinta reais).