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Apresentação

 

Na linguagem do Zen Budismo, o koan refere-se a um enunciado ou situação aparentemente paradoxal que permitiria levar o praticante à iluminação. Exemplos seriam frases como “se encontrar o Buda, mate o Buda” ou ocasiões em que o discípulo procura o mestre em busca de sabedoria e, em resposta, é golpeado com o cajado na cabeça. Da perspectiva ocidental, enraizada sobre valores como a razão, a lógica e o dualismo, o koan beiraria o absurdo. Todavia, para resolvê-lo, o praticante do Zen deve justamente transcender qualquer princípio racionalista, lógico e dualista, alcançando uma compreensão do universo em sua complexidade que articula elementos como razão, afeto e emoção; lógica e contradição e, entre outros, desconstrói o dualismo por meio de uma série de elementos que se cruzam, sem início ou fim, numa rede que perpassa a complexidade de um mundo que não pode e nem deve ser reduzido ao simplismo caricaturizante.

Tendo em vista essa complexidade, surgiu a inspiração para o desenvolvimento da presente revista de Educação, pensando-a ao mesmo tempo como abordagem e foco de reflexão, enfatizando a pluralidade de perspectivas, transcendendo, portanto, qualquer tentativa de ortodoxias ou reducionismos teóricos. Deve-se lembrar que a complexidade, conceito que integra o subtítulo deste periódico, não constitui uma teoria fechada num sistema de conceitos definidos e, portanto, que se opõem a outras redes teóricas. Como ressalta o pensador francês Edgar Morin, embora haja espaço para a ordem de concepções organizadas e lógicas, deve haver também lugar para a desordem e o caos, que fazem parte de qualquer fenômeno complexo. Por isso, a revista abre as portas para contribuições perpassadas por diferentes abordagens epistemológicas, esperando justamente que os debates sejam salutares para a construção do conhecimento.

 

CONSELHO EDITORIAL

 

Editor responsável

 

José Aparecido Celorio (UEM)

 

Comitê científico

Ana Cristina Teodoro da Silva (UEM)

Cláudio Baptista Carle (UFPEL)

Edméia Aparecida Ribeiro (UEL)

Fábio André Hahn (UNESPAR)

Frank Antonio Mezzomo (UNESPAR)

Lúcia Maria Vaz Peres (UFPEL)

Raymundo de Lima (UEM)

Richard Gonçalves André (UEL)

Sueli Ribeiro Comar (Unioeste/Francisco Beltrão)

 

Qualis: B 2 (Educação e Antropologia)

 

ISSN 2317-5656