+

Reingresso de Alunos Desligados

É permitido ao aluno desligado da UEM solicitar a continuidade dos estudos no mesmo curso, habilitação/modalidade/ênfase, turno e câmpus de origem desde que obedecido o período estipulado em calendário acadêmico e as seguintes condições:

  • que haja oferta de vaga no curso, habilitação/modalidade/ênfase, turno e câmpus de origem do candidato;
  • que o tempo de afastamento do aluno não seja superior ao de duração do currículo do curso;
  • que haja tempo para integralização curricular, dentro do prazo máximo estabelecido para conclusão do curso, no currículo vigente, considerando, para tanto, o tempo cursado antes do desligamento, descontados os trancamentos de matrícula e o período de afastamento;
  • recolhimento da taxa de solicitação de reingresso, mediante Boleto Bancário, emitido pelo sistema eletrônico.
 
No caso de aluno desligado por jubilação, o reingresso é permitido, desde que o mesmo seja enquadrado na condição de formando no ano letivo corrente e classificado no limite das vagas existentes.

Pode solicitar vaga somente alunos desligados ou com matrícula cancelada, exceto os desligados por sanção disciplinar.

No caso do currículo do curso de origem do aluno estiver extinto, portanto sem a oferta de disciplinas necessárias à  integralização curricular, o reingresso condiciona o aluno a cumprir, obrigatoriamente, o currículo e regime acadêmico vigente para o curso no ano letivo corrente.
 
Constatada a impossibilidade de conclusão do curso no prazo máximo estabelecido para a integralização curricular, a solicitação é indeferida.

 

Norma:

Resolução nº 010/2009-CEP - Aprova as normas para o reingresso de alunos desligados da UEM, que desejem solicitar a continuidade dos estudos no mesmo curso.

30/01/2019 - Portaria nº 002/2019-PEN - Altera datas do Calendário Acadêmico, referente ao Processo de Reingresso de Alunos Desligados para o ano letivo 2019 na condição de aluno formando.

Verifique os prazos para solicitação: Calendário Acadêmico