Você está aqui: Página Inicial / Informes / Informações sobre Solicitação de Carteirinha

Informações sobre Solicitação de Carteirinha

Caro Estudante de Graduação.

Trata-se de uma carteirinha de plástico com chip de identificação, com propósito futuro de ser usada no acesso identificado aos diversos setores da UEM, como biblioteca, restaurante universitário e departamentos, entre outros.

Nesse momento, precisamos cadastrar as fotos digitais de cada estudante de graduação que ainda não enviaram.

Para isso, os estudantes interessados deverão solicitar a carteirinha e submeter a foto online, no seguinte site: https://www.npd.uem.br/sc

As fotos submetidas passarão por um processo de aprovação.

Somente fotos padrão de documento de identificação, abrangendo cabeça, pescoço e ombro, tiradas de frente, com fundo claro e de boa qualidade, serão aceitas.

Fotos sem camisa, com decotes, viradas de lado ou de ponta-cabeça, com paisagens, objetos ou imagens ao fundo, com acessórios tipo chapéu, boné, óculos escuro ou adornos exagerados, com caretas, trejeitos ou outros tipos de peculiaridades fora de padrão serão recusadas.

ATENÇÃO! A resposta da aprovação ou da recusa da foto será enviada para o "e-mail institucional", aquele criado pela UEM no momento da matrícula. Caso queira saber mais sobre o "e-mail institucional" leia o final do presente e-mail.

Na carteirinha, as fotos serão impressas no tamanho 2,0 cm de largura por 2,5 cm de altura em uma resolução de 300 pixels por polegada.

Foto de Exemplo:

Exemplo RA

No sistema de solicitação online, o interessado deve fazer o carregamento da foto e o sistema mostrará um quadro de ajuste para que o estudante faça o enquadramento que preferir. O quadro de ajuste mantém a proporção necessária.

Enquanto a foto não for aprovada, o requerente poderá submeter uma outra. Após aprovação, o estudante não poderá mais substituí-la.

O sistema de solicitação ficará aberto até o dia 22 de junho de 2018. No dia 22 de junho de 2018 o sistema será retirado do ar e já não mais será possível solicitar carteirinha este ano de 2018.

A previsão é de até 60 dias para que as carteirinhas estejam prontas, após o período de solicitação online. Assim que estiverem prontas, as carteirinhas serão entregues no respectivo departamento para distribuição.


Esse ano de 2018, a primeira confecção da carteirinha será gratuita, devendo ser cobrada a próxima via.

Tire uma foto boa, acesse o sistema online, faça sua solicitação de carteirinha, submeta a foto e aguarde.

ATENÇÃO!: Cada estudante será o responsável pela submissão de sua foto pessoal. Se for detectado, a qualquer momento, por constatação ou denúncia, que
 algum estudante submeteu uma foto ilegítima, de outra pessoa, o mesmo sofrerá as penalidades da lei no que tange a falsificação de identidade.


Sobre o E-mail Institucional da UEM:

Todo aluno de graduação da UEM possui um número de registro de matrícula, algo do tipo "59765" ou "106739", o qual chamamos de RA (Registro Acadêmico).

Para cada aluno de graduação, a UEM cria automaticamente uma conta no "Google Institucional", que denominamos de "e-mail institucional". Para acessar essa conta o aluno deve usar o seu nome de usuário (login ou username) e senha.


O login ou username dos alunos de graduação no Gmail Institucional é formado pelo prefixo "ra" seguido do número do RA e do sufixo "@uem.br", por ex: "ra106739@uem.br", sem as aspas.

Caso queira saber seu RA, entre no site: https://www.npd.uem.br/menuAluno/ConsultaRA
Caso queira alterar sua senha, entre no site: https://www.npd.uem.br/senha/

Para acessar o Gmail Institucional, entre no site http://correio.uem.br/ e informe o seu e-mail institucional (por ex: ra106739@uem.br) e sua senha atual. Em alguns casos, ao informar o e-mail institucional, o usuário pode ser solicitado a escolher entre a conta Institucional e uma conta Individual. Nesse caso, selecionar a conta Institucional.