Você está aqui: Página Inicial / Redes / AUF - Associação das Universidades Francófonas

AUF - Associação das Universidades Francófonas

Visão geral da AUF

A Agence universitaire de la Francophonie (AUF) é uma das mais importantes associações de estabelecimentos de ensino superior e de investigação no mundo.

É também a agência da Francofonia para o ensino superior e investigaçãodesde 1989.

A AUF é um projeto francófono que visa consolidar uma comunidade universitária internacional de língua francesa, que produz e transmite conhecimento.

A AUF distingue-se como instituição respeitada no campo internacional a partirda sua sede e das suas centrais de serviços localizadas em Montreal e Paris. Está presente em 40 países, em 70 instituições, contando com dez escritórios regionais que empregam 427 pessoas, sendo que 339 estão fora dos grandes centros.

Desde maio de 2009, a AUF é presidida por Yvon Fontaine, Reitor da Universidade de Moncton, Novo Brunswick, no Canadá.

Desde dezembro de 2007 o Professor Bernard Cerquiglini é o seu Diretor Executivo.

Desde o ano 2000 a AUF vem conhecendo um período de desenvolvimento sem precedentes,

marcado por uma consolidação do seu orçamento e por um aumento de 50 % do número de instituições membros. A AUF reúne atualmente uma rede de 786 instituições distribuídas por todos os continentes, em 98países, entre os quais 63 são membros ou observadores da Organização internacional da Francofonia.

A França, o Vietname, a Argélia e o Canadá são respectivamente os países em que a AUF conta com o maior número de membros.

O desenvolvimento da AUF reflete a sua notoriedade junto aos meios universitários, assim como a imagem do Francês como língua de instrução e cultura no cenário internacional.

Objetivos estratégicos 2010 – 2013

- apoiar as estratégias de desenvolvimento das instituições membros;

- tornar a comunidade científica francófona uma referência no campo nainternacional;

- fazer emergir uma geração de professores, investigadores, especialistas e profissionais que sejam atores para o desenvolvimento.


Uma nova abordagem

Para alcançar esses objetivos, a AUF adotou uma abordagem por projeto, acompanhada de uma maior descentralização.

A AUF apoia somente os projetos que correspondam às necessidades claramente definidas pelos seus membros, com duração limitada e sujeitos a avaliação.

Enquanto as instituições de ensino superior e de investigação dos países do hemisfério norte estão aptas a lidar com tais transformações, as instituições do hemisfério sul vivem por vezes contextos nacionais difíceis e necessitam de um apoio e de expertise para se consolidarem.

Para a programação quadrienal de 2010 – 2013, a AUF decidiu focalizar as suas ações nas necessidades das instituições membros.

 

AUF

Ações do documento