+

Início

Página Inicial do ECI

Escritório de Cooperação Internacional (ECI)

 

Ofício Circular - Suspensão da Mobilidade Acadêmica Internacional

 

 

Considerando a pandemia de covid19 e as determinações oficiais de conduta, informamos que o ECI manterá atendimento remoto ao público.
Informamos ainda que estamos tomando medidas específicas relativas à mobilidade acadêmica, sempre seguindo o protocolo definido oficialmente, bem como as particularidades de cada parceiro em seus diferentes países.
Caso necessitem, por favor encaminhe e-mail para:

Acordos: eci-conv@uem.br/ agreement@uem.br

Mobilidade:  eci-mob@uem.br / mobility@uem.br

Informações Gerais: sec-eci@uem.br

 

 

Sobre nós


 
 O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está diretamente conectado ao Escritório de Administração.

 

 Missão

O ECI promove oportunidades de internacionalização na UEM nos campos de pesquisa, ensino e extensão. O escritório intermedia acordos internacionais entre a UEM e instituições estrangeiras por meio de cooperação técnica e científica, por meio da mobilidade de professores e alunos para atender às necessidades de programas e projetos de interesse mútuo, visando atender às necessidades da comunidade e difusão de oportunidades. O escritório também visa melhorar as condições de internacionalização através da submissão de projetos específicos e promove a internacionalização do campus, criando e desenvolvendo legislação, promovendo o diagnóstico do status atual da internacionalização, coletando dados, apoiando ações de ensino e uso do idioma na instituição, entre outras atividades. 

 

Atividades

O ECI desenvolve atividades exclusivamente para a comunidade acadêmica da UEM, por meio de contatos e procedimentos para estabelecer acordos com instituições estrangeiras de ensino superior. Também gerencia e medeia o processo de mobilidade de estudantes internacionais, e a mobilidade de instituições nacionais elabora e submete projetos para a obtenção de recursos direcionados à internacionalização. O ECI apóia e contribui para a capacidade da comunidade da instituição no idioma estrangeiro e para o desmembramento do uso de outros idiomas na instituição. O ECI também promove oportunidades internacionais e programas de intercâmbio para estagiários, cursos de graduação, mobilidade acadêmica durante a graduação e pós-graduação.

 

 Internacionalização

A internalização do ensino superior vem melhorando em todo o mundo, e a UEM faz parte desse processo.

A UEM mantém parcerias com universidades localizadas em mais de 20 países de todos os continentes e investe continuamente na identificação de novas possíveis parcerias com universidades e instituições de pesquisa de outros países, de acordo com a relação estabelecida entre os professores e técnicos da universidade e seus parceiros para estar.

Essas parcerias permitem não apenas a mobilidade acadêmica de professores e estudantes, mas também coordenam projetos de pesquisa, fornecendo resultados quantitativos, que são de extrema importância para o desenvolvimento da instituição.

A cada semestre, a UEM publica um aviso de mobilidade, oferecendo aos alunos a oportunidade de concluir parte de seus cursos em universidades estrangeiras. Alguns dos programas são: Marca, Programa de Intercâmbio Doutoral (PDSE), BRAFITEC, BRAFAGRI, PDV, HUMBOLT, NUFIC e Programa de EstágioSênior no Exterior, todos oferecidos pela CAPES. Por meio deles, a universidade envia estudantes de graduação, pós-graduação e professores para outros países, estabelecendo parcerias e promovendo o intercâmbio de idéias. Outros participantes são o Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), Ministério de Relações Exteriores e Ministério da Educação.

No entanto, mesmo com os programas atualmente oferecidos, muitos membros da universidade buscam programas de mobilidade sem mediação universitária, o que indica a necessidade de uma melhor administração dos programas oferecidos e, também, as perspectivas de crescimento da internacionalização na UEM.

Também estamos concentrando esforços em estudantes e professores de vários países, oferecendo um curso de português para estrangeiros, cursos ministrados em outros idiomas e apoio a cursos de língua estrangeira através do Instituto de Línguas da UEM - ILG / UEM (Instituto de Línguas da UEM / ), o programa Língua sem Fronteiras - Isf / MEC (IdiomassemFronteiras), o Paraná Fala Inglês (Paraná FalaInglês) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná - PFI / SETI PR e o Programa de Integração UEM - PROINTE / UEM . Todas essas atividades fazem parte da demanda da instituição por internacionalização, por idiomas e por imigrantes e refugiados da UEM que estão em situação vulnerável.

 

Vídeo Institucional

 

 


 

ESCRITÓRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

 

Avenida Colombo, 5790, Bloco 123, Jd. Universitátio, CEP 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.

Telefone: +55 44 3011 4238

E-mail: sec-eci@uem.br

Horário 

Horário de trabalho: de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Horário de funcionamento da mobilidade: de segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00


 

Redes Sociais

   eci.uem.br


 

   @ECIUEM


 

    @ECIUEM


 

    ECI UEM