+

Notícias

Edital 017-2019-ECI Seleção de Bolsista - Orientador Pedagógico

Edital 016-2019-ECI Seleção de Bolsista - Profissional Graduado

Edital 015-2019-ECI Seleção de Bolsista - Estudante de Graduação

Inscrição para programa de jovens profissionais 2019 - ONU

Programa Jovens Profissionais da ONU abre seleção de graduados para atuar nas áreas de Assuntos Econômicos e Sistemas de Informação e Tecnologia.

Mais informações no link.

O ECI colabora com a divulgação do Concurso Falling Walls Lab que abre inscrições para jovens inovadores

Candidatos de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever no Falling Walls Lab até 31 de julho. Este ano haverá duas etapas classificatórias no Brasil: Belo Horizonte e Fortaleza. Os autores das ideias com potencial mais transformador, que ganharem cada uma das etapas, participarão da final mundial na Alemanha tendo a chance de apresentar seus projetos em uma conferência que reunirá lideranças globais e cientistas renomados de todo o mundo. Além disso, terão a oportunidade de visitar instituições de pesquisa em Berlim e mais um destino na União Europeia


                        
                                  Copyright: Falling Walls Foundation

 

O Falling Walls Lab abre as portas para quem tem uma ideia com potencial transformador e quer compartilhá-la com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.  O concurso contará, este ano, com duas etapas brasileiras, promovidas pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo): uma em Fortaleza, no dia 20 de setembro, e a outra em Belo Horizonte, no dia 23 de setembro.

 

Estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores dos diversos campos do conhecimento e atuação têm até 31 de julho para se inscrever nas etapas classificatórias no Brasil do Falling Walls Lab.  Para participar, basta ter uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou um projeto de empreendedorismo, com potencial de relevante transformação, submetendo  on-line https://www.falling-walls.com/lab/apply  (opções South America - Belo Horizonte ou Fortaleza).

 

Os vencedores das etapas brasileiras ganharão uma viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, que acontecem em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente. O programa de viagem será complementado com outras atividades, como visitas a instituições de pesquisa.


Como será a apresentação? 

Dentre os inscritos, 15 a 20 serão selecionados para cada etapa nacional (Fortaleza e Belo Horizonte). Cada candidato terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua proposta para um júri composto por especialistas da academia, da imprensa e do ecossistema de inovação – formato que se repetirá na etapa mundial do concurso.

 

Benefícios da competição 

O candidato classificado em cada etapa brasileira irá defender sua ideia entre 100 concorrentes na etapa mundial, em Berlim, no dia 8 de novembro. Se ficar entre os três primeiros colocados, terá a oportunidade de apresentar sua proposta na Falling Walls Conference – evento que acontece no dia seguinte, também na capital alemã.

Independentemente do resultado, os classificados de cada etapa brasileira terão a oportunidade de assistir à conferência. Cientistas de renome internacional irão ministrar palestras sobre pesquisas de ponta para uma plateia composta por lideranças globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.

Além do concurso e da conferência, os vencedores brasileiros participarão, na Alemanha, de atividades para conhecer centros de pesquisa e empreendedorismo, organizadas pela Research in Germany – uma iniciativa do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF) que visa promover a internacionalização das instituições alemãs de ensino e pesquisa. Parceira do FWL, a EURAXESS Brazil oferecerá um prêmio adicional aos vencedores das etapas brasileiras, subsidiando o prosseguimento da viagem a outro destino na União Europeia para visitar ao menos mais um centro de pesquisas ou inovação na comunidade.

 

Tem ajuda de custo para participar da etapa nacional?

Se o candidato não mora na região de Belo Horizonte, o mesmo poderá solicitar ajuda de custo para transporte e hospedagem para participar desta etapa. A solicitação deverá ser feita após ser informado de ter sido selecionado para esta etapa. Os casos e os valores serão analisados individualmente. Não há previsão de ajuda de custo para a etapa de Fortaleza.

 

As despesas para etapa mundial     
O DWIH São Paulo custeará passagens aéreas, transfers e hospedagem em Berlim. Seguro de viagem não incluído, bem como alimentação individual, fora dos eventos programados.

Os critérios para participação estão disponíveis em https://www.falling-walls.com/lab/faq/faq1

 

Falling Walls Lab Belo Horizonte

Em Belo Horizonte,  o concurso está sendo promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), EURAXESS Brazil, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) do Estado de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a editora científica Springer Nature.

 

Inscrições até 31 de julho pelo link: https://www.falling-walls.com/lab/apply  (opção South America - Belo Horizonte)

Veja aqui o folder do Falling Walls Lab Belo Horizonte

Para acompanhar as novidades no Facebook: 
https://www.facebook.com/FallingWallsLabBH

 

Falling Walls Lab Fortaleza

Em Fortaleza, o concurso está sendo organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em conjunto com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), EURAXESS Brazil,  a Universidade de Fortaleza (Unifor),  a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Ceará (CCIBAC) e a Casa de Cultura Alemã (CCA).

 

Inscrições até 31 de julho pelo link: https://www.falling-walls.com/lab/apply  (opção South America - Fortaleza) Veja aqui o folder do Falling Walls Lab Fortaleza   

 

Sobre a Falling Walls Foundation

O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. Criada no 20º aniversário da queda do muro de Berlim, a Falling Walls Foundation é uma plataforma internacional para líderes.Inspirada por este acontecimento histórico, a questão central de cada encontro promovido pela fundação é: Quais serão os próximos muros (da ciência e tecnologia) a cair e transformar o mundo? A fundação é apoiada pelo Ministério Alemão para Educação e Pesquisa (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes. Mais informações: www.falling-walls.com.

 

Sobre o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo)     
O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) foi criado em 2009 pelo Ministério das Relações Externas da Alemanha, como parte da política de internacionalização da ciência e pesquisa alemãs. O objetivo é aumentar a visibilidade no Brasil da Alemanha como polo científico, tecnológico e de inovação e favorecer a sinergia e o intercâmbio entre as instituições científicas e pesquisadores alemães e brasileiros, bem como destes com empresas. Mais informações: www.dwih-saopaulo.org  

 

Materiais extras: 
Flyer em português: https://www.dwih-saopaulo.org/files/2019/06/Folder-Falling-Walls-Lab-2019_3P.pdf

Página no Facebook: https://www.facebook.com/FallingWallsLabBH/

Notícia em nosso site em português e alemão: 
http://bit.ly/2ZgOALg
http://bit.ly/2ZoNahX

 

Bolsa Taiwan Fellowship.

 Período de apresentação de Candidatura: prorrogada até 30/07/2019.

 

1.1 — Objetivo:

A Bolsa de Taiwan Fellowship é estabelecida pelo Ministério das Relações Exteriores de Taiwan (MOFA), sendo outorgada à especialistas e acadêmicos estrangeiros interessados em pesquisas relacionadas com Taiwan, relações através do Estreito, região Ásia-Pacífico e Sinologia para conduzir pesquisas avançadas em universidades ou instituições acadêmicas em Taiwan.

 

As candidaturas podem ser realizadas no período de maio a junho de cada ano.

 

Os cidadãos selecionados e contemplados com a vaga iniciarão suas pesquisas em Taiwan, já no mês de janeiro do ano seguinte.

 

1.2 — Duração:

Em geral, de 3 (três) a 12 (doze) meses

 

1.3 - Como solicitar.

Enviar todos os documentos necessários para: Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil

SHIS QI 9, conjunto 16, casa 23, Lago Sul — Cep: 71625-160 Brasília — DF

 

1.4 - Documentos necessários:

  1. a) Formulário preenchido
  2. b) Fotocópia do passaporte
  3. c) Currículo completo, incluindo publicações.
  4. d) Proposta de pesquisa
  5. e) 2 (duas) cartas de recomendação de professores ou reitores.

 

Importante: O interessado deverá preencher o formulário de requisição, com a apresentação de todos os demais documentos que constam do site: https://taiwanfellowship.ncl.edu.tw/eng/index.aspx.

 

1.5 - Valor da Bolsa.

Serão pagos subsídios mensais, conforme segue:

  1. a) Professores, professores associados, bolsistas de pesquisa ou bolsistas de pesquisa associados: NT $ 60.000.
  2. b) Professores assistentes, bolsistas de pesquisa adjunta ou doutorandos: NT $ 50.000.

 

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan — MOFA irá, de acordo com regulamentos, decidir pela emissão de uma passagem, ida e volta, em classe econômica, em rota mais direta ao continente Taiwanês.

Bolsa de Pesquisa de Curta Duração do Ministério da Educação de Taiwan (MOE).

O Ministério da Educação (MOE) criou esta bolsa de estudos para encorajar indivíduos de países estrangeiros (excluindo a China Continental, Hong Kong e Macau) a realizar pesquisas de curto prazo em Taiwan, na esperança de melhorar a sua compreensão da cultura e sociedade taiwanesa, e promoção de intercâmbios e cooperação entre Taiwan e outros países.

1- Assistência Financeira.

Os candidatos de Ph.D receberão um subsidio de pesquisa mensal de NT $ 25.000 e os bolsistas de pós-doutorado receberão um subsidio de pesquisa mensal de NT $ 40.000.

Uma passagem de ida e volta em classe econômica, por uma rota mais direta para Taiwan (o valor máximo subsidiado é determinado pelo MOE).

Os termos da bolsa são de dois a seis meses.

2- Elegibilidade.

Os tópicos de pesquisa devem estar relacionados à natureza humana, ciências sociais, cultura, artes e pesquisa comparada relevante (excluindo áreas relacionadas à ciência, medicina, engenharia e estudos comparativos relevantes).

Cada candidato deverá:

Ser candidato a doutorado de uma Universidade no exterior ou um pesquisador de pós-doutorado.

Não ser cidadão taiwanês, nem um compatriota no exterior.

Não estar residindo, estudando (incluindo estágio), ensinando ou fazendo algum tipo de pesquisa em Taiwan.

Não ter recebido esta bolsa de estudos nos últimos cinco anos.

Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa da R.O.C patrocinado pelo Governo.

Não ser estudante de intercâmbio ao receber este patrocínio.

Website: https://www.edu.tw/ (site em Taiwanês) / https://english.moe.gov.tw/mp-1.html (site em inglês)

Contato: Hui-Chen Pan

Telefone: 886-2-77365731

E-mail: hslin@mail.gov.tw

3- Período de Inscrição: Até 22 de julho de 2019

Palestras com Marcellus Caldas, PhD, da Kansas State University

A primeira semana de Junho (dias 06 e 07) fora marcada pelo encontro promovido pelo ECI em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura contando com o apoio da PPA e PCE somado ao Professor convidado Marcellus Caldas, PhD, da Kansas State University.

Marcellus Caldas é Professor do Departamento de Geografia e Pró-reitor Assistente para Cooperação e Programas Educacionais Internacionais na Kansas State University, e em seu encontro na UEM, ministrou palestras sobre “Como escrever um artigo para um jornal internacional - How to write a paper for an international Journal” e “Insights sobre o envolvimento da comunidade: o papel da Kansas State University - Insights on Community Engagement: the role of Kansas State University”.

Edital 012/2019 - ECI: Resultado do Edital ECI/MARCA 009/2019

Informamos aos inscritos no Edital Nº 009/ 2019- ECI-MARCA referente ao projeto de mobilidade acadêmica internacional MARCA para o segundo semestre de 2019 com bolsas para alunos do curso de Agronomia – Campus Sede, a classificação final do processo seletivo.    


    Os contatos com o ECI deverão ser feitos via email (eci.mob@gmail.com)

Internacional UEM - K-State

Inscrições para o evento do dia 06/06: AQUI 

Inscrições para o evento do dia 07/06: AQUI

"Let's talk countries" com alunos internacionais da Colômbia e Paraguai

No dia 16/05 o ECI (Escritório de Cooperação Internacional) promoveu mais um evento do ciclo "Let's talk countries. Na ocasião, Maria Paula Campos, cursando Mestrado em Medicina Veterinária, Santiago Luna cursando graduação em Medicina Veterinária, ambos da Colômbia e Joaquin Zarza Quevedo, do Paraguai, cursando Ciências Econômicas apresentaram aspectos típicos e relevantes de seus países, como: a geografia, a política, a gastronomia, a música e danças típicas, sendo estas responsável por uma imensa interação entre o público e os palestrantes.

As exposições foram em espanhol e tiveram também como objetivo a integração dos alunos estrangeiros com a comunidade acadêmica da UEM.

Mais uma vez, o ECI participa ativamente da internacionalização da universidade integrando culturas e conhecimentos das diversas partes do mundo.

ECI esteve presente no Simpósio Internacional Zicosur Universitário na Unespar

Realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em companhia com a Rede Zicosur Universitário, os dias 09 e 10 de Maio de 2019 foram contemplados pelo evento ZICOSUR UNIVERSITÁRIO, este criado na Argentina no dia 6 de maio de 2005, tendo como objetivos fortalecer a integração regional, propiciar o intercâmbio de experiências em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentar e consolidar redes temáticas de docência/pesquisa como ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica.

ECI marca presença no III FORINTER

A ultima sexta-feira (26) do mês de Abril foi marcada pela participação da  Assessora do ECI, profa. Dra. Sandra Mara de Alencar Schiavi, III FORINTER - Fórum de Internacionalização da Universidade Estadual de Londrina (UEL), discutindo  internacionalização do Ensino Superior no Brasil em palestra de abertura.

Em sua fala, a professora destacou a importância em se pensar a internacionalização abrangente na universidade, bem como a necessidade de se converter as ações de internacionalização (como a mobilidade acadêmica) em inserção internacional e resultados institucionais, com o fortalecimento de parcerias estratégicas, a realização de pesquisas conjuntas e a participação efetiva das universidades brasileiras na construção do conhecimento acadêmico e científico mundial.

O discurso da Assessora foi de encontro à política e estratégia de internacionalização da UEM, em que se destaca a consolidação da internacionalização ativa.

Happy Hour com estrangeiros

Com o intuito de fortalecer as relações entre os alunos em mobilidade acadêmica, bem como do programa PEC-G, o ECI ofereceu um Happy Hour no Mercadão Municipal de Maringá, no dia 30 e Abril.

Foram momentos de muita descontração, com comidas e músicas típicas brasileiras. Uma noite memorável na qual os alunos puderam trocar suas experiências, ideias, idiomas, e sentirem-se bem-vindos na UEM e no Brasil.

UEM recebe visita de professor da Universidade da Flórida

A segunda semana de Abril contou com a presença do professor Adegbola Adesogan, do Departamento de Ciências Animal da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos na Universidade Estadual de Maringá (UEM), vindo a convite do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) local.

As universidades representadas no encontro contam com uma parceria respaldada por um acordo de cooperação formal, envolvendo a área de Ciências Agrárias.

A visita contou com a presença do reitor Julio Damasceno, a professora assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Sandra Mara Schiavi e o professor João Luiz Pratti Daniel, do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM, onde aproveitaram para discutir as possibilidades de intensificação da parceria em pesquisa e mobilidade acadêmica, o que colaboraria para a internacionalização da UEM.

Veja mais em http://asc.uem.br

Professora da Kansas State University presente na UEM

A manhã da ultima quarta-feira (10/04) foi marcada pelo encontro da pesquisadora Martha Smith Caldas, da Kansas State University e representantes da Universidade Estadual de Maringá, sendo o reitor Julio Damasceno acompanhado de Sandra Mara Schiavi, assessora de Cooperação Internacional e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia, Gessilda de Alcântara Nogueira de Melo.

A assessora Sandra Schiavi expressou como a presença da professora Caldas contribui de diversos modos para consolidar e expandir os acordos de cooperação internacionais já existentes entre UEM e Kansas State University. Enfatizando também que a internacionalização se trata de um processo dinâmico, logo, quanto maior for a troca de experiências entre as instituições, mais facilitada se torna a consolidação de parcerias.

Veja mais em http://asc.uem.br/

PRIMEIRO ENCONTRO DO PROJETO "LET'S TALK COUNTRIES"

ECI MAIS UMA VEZ PROPAGANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UEM

 

Os alunos italianos Greta Crudeli, Renato Fabrizio, Benedetta Gardini e Nicola Meneghin do Curso de Medicina e em mobilidade acadêmica pelo Escritório de Cooperação Interncacional (ECI) realizaram na ultima quarta-feira (10/04) a primeira apresentação do projeto "Lets talk countries".
O projeto Let's talk countries" tem a finalidade de divulgar aspectos culturais, sociais, econômicos e linguísticos de diversos países do mundo, sendo formado por alunos estrangeiros que estão em Mobilidade na UEM pelo ECI.

O tema abordado pelo grupo de intercambistas italianos foi "La Cuccina Italiana", onde mostraram as diferentes especiarias e especialidades culinárias do norte a sul da Itália, pontuando características relacionadas a cada região e expressando conhecimentos que um nativo conhece com excelência. 
O encontro foi todo em italiano, aberto tanto para a comunidade interna como externa.

Edital nº 002-2019/ECI - Bolsa Técnico - Homologação e Entrevistas

EDITAL IsF N. 03 /2019 - PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

O Programa Idiomas sem Fronteiras (MEC), vinculado ao Departamento de
Letras Modernas (DLM), da Universidade Estadual de Maringá, torna pública a
ratificação do cronograma e demais procedimentos relativos ao Processo
Seletivo Simplificado visando à formação de cadastro de reserva de
Professores de Língua Inglesa para atuar no Núcleo de Línguas do Programa
IsF (NucLi-IsF) da UEM.

EDITAL AQUI

Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina

Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina  
 
Trata-se de um programa de intercâmbio realizado pela Fundação Botín, uma organização espanhola dedicada a promover a vocação e o talento para o serviço público.
A cada ano são selecionados 32 estudantes de graduação com perfil destacado de liderança e vocação pública, de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal.
O programa de 2019 se realizará em 3 etapas: Estados Unidos, Espanha e Colômbia, e cobre todos os custos de participantes (traslado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).
 
As inscrições vão de 19 de março até 09 de maio de 2019, e são feitas de maneira individual por quem deseja se candidatar, através da plataforma online da Fundação.
A inscrição é realizada individualmente, sendo que cada inscrita/o deve anexar uma carta de apresentação contendo o aval da Universidade de origem.

Edital no 001/2019-IsF

O resultado da análise documental das inscrições do Teste Seletivo simplificado para
cadastro de reserva de Professor bolsista do Núcleo de Idiomas (NucLi- IsF) por meio
do Edital no 001/2019-IsF. 

EDITAL AQUI

Português para estrangeiros

Em conformidade com a política institucional de internacionalização da Universidade Estadual de Maringá, resolução Nº 003/2018-COU, o ECI, Escritório de Cooperação Internacional oferecerá um Curso de Português para Estrangeiros. As aulas terão início no dia 6/4 e se estenderão até novembro, sendo no período noturno, conforme pedido dos acadêmicos. No total serão 17 acadêmicos de vários países (Italia, França, Paraguay, Bolivia, Guatemala, Chile, San Tomé e Prince, República do Congo, e Benin). As aulas serão gratuitas e ministradas pela professora Ingrid Fontanini. Com esta medida e como parte da política de internacionalização, estaremos acolhendo os alunos estrangeiros, dando-lhes a possibilidade de uma integração mais rápida na comunidade e promovendo a otimização seus desempenhos acadêmicos.

Mentoria Online em Grupo

"University English Meetings"

Prezados professores e alunos de pós-graduação strictu sensu na UEM,
O "University English Meetings" é um grupo de conversação em inglês, sob coordenação da professora Ingrid Fontanini (ECI). Trata-se de uma iniciativa piloto do Escritório de Cooperação Internacional da UEM, considerando a necessidade de aprimoramento dos recursos humanos para o processo de internacionalização da universidade.
Além dos encontros especificamente voltados para a alta administração da UEM e para a equipe do ECI, serão ofertadas duas turmas para docentes e alunos de Programas de Pós-Graduação strictu sensu na UEM. São encontros semanais de uma hora, totalizando 15 horas de curso com certificado. O curso é gratuito!!!
Contamos com sua presença!
Profa Sandra (ECI/ UEM)
 
 

Edital nº 01/2019 - Bolsa Técnico SETI/UGF

A Universidade Estadual de Maringá – UEM por intermédio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), torna público o presente Edital de seleção de bolsista agente-técnico para atuar no Escritório de Cooperação Internacional da UEM, financiado pela Unidade Gestora do Fundo Paraná, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, segundo que os termos aqui estabelecidos.

Edital nº 01/2019 - AQUI

UEM está entre as principais universidades das economias emergentes

A Universidade de Aberdeen oferece seis cargos de Pesquisador em Estágio Inicial (PhD)

Bolsas de longa duração para pesquisadores brasileiros na Alemanha (pós-doutorado) - Apelo conjunto da CAPES e Fundação Alexander von Humboldt

Bolsas de longa duração para pesquisadores brasileiros na Alemanha - AQUI