Você está aqui: Página Inicial / Oque é

Oque é

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Como ato educativo da instituição de ensino, integra a programação curricular didático-pedagógica para proporcionar um tempo de prática supervisionada que habilite o aluno no exercício da profissão. Normatizada internamente pela Resolução 027/2005-CEP (vide Legislação).
 
Modalidades

O estágio curricular supervisionado pode ser:

  • estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • estágio não-obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
 
Orientação/Supervisão

Por estar inserido dentro do processo de aprendizagem, o estágio curricular supervisionado deve ser, obrigatoriamente, acompanhado por:

  • um professor orientador da área de formação do curso, vinculado à instituição de ensino; e
  • um supervisor, pertencente ao quadro de pessoal do campo de estágio com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.
 
Jornada de Estágio
  • no máximo 6 h/diárias – 30 h/semanais no período letivo;
  • no máximo 8 h/diárias – 40 h/semanais quando o projeto pedagógico prever períodos exclusivos para estágio;
  • duração mínima de um semestre letivo (para estágios não-obrigatórios);
  • excepcionalmente, nos períodos de férias escolares, a duração poderá ser inferior a um semestre letivo (100 dias) desde que previsto no projeto pedagógico (vide Legislação - Termo de Ajustamento de Conduta).

Para formulários

acesse aqui.

COMUNICADO.
Comunicamos que em razão das férias coletivas da UEM e dos prazos necessários para recebimento, avaliação, cadastramento, inclusão na apólice de seguros e coleta das assinaturas, os documentos de estágio entregues após o dia 20/12/2016 só poderão ser retirados a partir do dia 11/01/2017.