Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nota de Falecimento - Prof. Dr. Diógenes Cortez

Nota de Falecimento - Prof. Dr. Diógenes Cortez

É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Prof. Dr. Diógenes Cortez, pesquisador sênior do Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM.

O laboratório Palafito presta suas condolências a todos os familiares e amigos.

Diogenes

DIÓGENES APARÍCIO GARCIA CORTEZ (☆1952, †2017), concluiu o curso de Farmácia na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto, SP, em 1974. Iniciou as atividades na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1980, como Professor de Farmacotécnica. Entre 1984 e 1985 foi o iniciador da disciplina de Farmacognosia no Departamento de Farmácia-Bioquímica, tendo em vista que neste período inicial do Curso de Farmácia da UEM, a disciplina era oferecida pelo Departamento de Biologia.

Entre 1986-88 realizou o mestrado na Universidade Federal de São Carlos, junto ao Programa de Pós-graduação em Química sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Cesar Vieira, e entre 1989-1993 sob a orientação do Prof. Dr. João Batista Fernandes desenvolveu o doutorado na mesma Instituição. Nos anos de 1996-97 permaneceu no Laboratório do Prof. Kurt Hostettmann na Universidade de Lausanne, Suiça, em estágio Pós-doutoral. No ano de 2001 Diógenes foi o primeiro Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM, permanecendo por 3 anos frente a este. Orientou diversos alunos em Iniciação Científica, Conclusão de Curso, bem como 40 Mestres e 17 Doutores, tanto nas Ciências Farmacêuticas como na Química.

Publicou ou ainda em fase de publicação cerca de 200 artigos científicos, 5 pedidos de patente, 4 livros e 4 capítulos de livro e, foi Pesquisador Produtividade do CNPq por anos a fio. Participou ativamente da construção do Curso de Farmácia e da criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas ao longo da carreira na UEM, na qual aposentou-se em final de 2011. Desde então esteve vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM e no Programa de Pós-graduação Mestrado Promoção da Saúde, vinculado ao Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR.

Diógenes deixa um legado de criação, otimismo e esperança aos seus pupilos, amigos e colegas, pelos seus inúmeros feitos.

Menu / Página Principal