Você está aqui: Página Inicial / Dissertações / 2005 / Resumo Fernandina Fernandes Lima

Resumo Fernandina Fernandes Lima

Resumo Fernandina Fernandes Lima

O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo teórico compatível com a relação preconizada por Krueger e Lindahl (2000), entre taxa de crescimento de longo prazo e escolaridade. O resultado teórico é estimado para os Estados Brasileiros para o período 1985-2000 usando dados de painel. Os métodos econométricos de Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis (MQGF) e Prais-Winstem indicaram a relação entre as duas variáveis em estudo como sendo não-linear, ou seja, na forma de U invertido. O intervalo de escolaridade que produz a taxa máxima de crescimento econômico encontrada foi de 4.54 a 5.08, considerando o estoque de capital humano agregado, e de 6.35 a 7.20, quando não considerado o capital humano agregado efetivo, portanto, os resultados foram inferiores ao encontrado por Krueger e Lindahl (2000) de 7,5 anos de escolaridade para os países.

« Setembro 2020 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
Próximos Eventos
Anpec Sul 29/10/2020 - 30/10/2020 — Porto Alegre
67th North American Meetings of the Regional Science Association International 11/11/2020 - 14/11/2020 — San Diego, Califórnia
48º Encontro Nacional de Economia Anpec Nacional 08/12/2020 - 11/12/2020 — Basília
Próximos eventos…
UA-106127954-1