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Resumo - Tomás Pereira Machado

Crowdfunding é uma técnica de financiamento coletivo que vem ganhando notoriedade no período recente por permitir que pessoas físicas reúnam seus recursos para apoiar iniciativas sem a necessidade de intermediários financeiros. Essa técnica teve grande impacto na indústria de jogos eletrônicos, viabilizando projetos nos quais os produtores tradicionais não tinham interesse. A evolução do crowdfunding e da indústria de jogos têm em comum estreita relação com a tecnologia, que teve grande impacto nesses processos. Mais que uma técnica de financiamento, o crowdfunding também funciona como uma comunidade, onde se reúnem pessoas com interesses em comum e que visam, além de ganhos financeiros, a materialização de novas ideias, bem como o compartilhamento de experiências e a colaboração nos processos criativos dos demais usuários. Neste contexto, é cabível questionar quais variáveis estão associadas ao sucesso de uma campanha, o que representa uma contribuição à literatura pela escassez de estudos sobre crowdfunding na indústria de jogos e pelos estudos sobre essa técnica de financiamento ainda serem incipientes. O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de seleção dos projetos de crowdfunding no setor de jogos eletrônicos na plataforma Kickstarter entre os anos de 2013 e 2017, investigando os fatores que levam os projetos a obter ou não êxito em suas campanhas de arrecadação de fundos. Essa análise é feita com base em variáveis qualitativas e quantitativas, extraídas das páginas de campanhas no Kickstarter por meio de avaliação individual do pesquisador, realizando o teste de hipótese por meio de um modelo de regressão logística. Entre os resultados, fatores que indicam maior disponibilidade de informações, qualidade e preparo por parte do lançador tendem a ter resultados positivos na arrecadação de fundos. Em especial, variáveis que indicam boa comunicação do lançador com seus apoiadores, informação sobre o processo de desenvolvimento, presença de pessoas renomadas ou marcas fortes na equipe desenvolvedora e criação de uma identidade visual foram decisivas para o sucesso ou fracasso, enquanto informações específicas e divulgação de material dos jogos tiveram resultados ambíguos ou inconclusivos.

 

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