+

Apresentação

   

  

 

O Programa de Mestrado em Engenharia Civil (PCV) está vinculado ao Departamento de Engenharia Civil (DEC) que pertence ao Centro de Tecnologia (CTC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi aprovado pela CAPES em 19/12/2012, com Conceito 3 e iniciou suas atividades em abril de 2013.

O PCV é de suma importância para a cidade de Maringá e região e também o Estado do Paraná, haja vista, a grande demanda registrada nos últimos anos por profissionais que buscam o aprimoramento dos seus conhecimentos para atuarem tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.

O Programa engloba um ciclo de estudos e trabalhos, regular e sistematicamente organizados, além de atividades de pesquisa, que têm por objetivo conduzir à obtenção de grau acadêmico em nível de mestrado.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 

ESTRUTURAS E GEOTECNIA


LINHAS DE PESQUISA

  • Análise de estruturas
    Essa linha de pesquisa abrange a análise, o dimensionamento e o detalhamento de estruturas conforme os seus materiais estruturais. Envolve estudos numéricos, teóricos e experimentais do comportamento dos diversos sistemas estruturais em estruturas metálicas, concreto armado, concreto pré-moldado, concreto protendido, madeira, alvenaria, sistemas mistos de aço/concreto e de madeira/concreto. Análise teórica e experimental de componentes e sistemas estruturais em temperatura ambiente e em situação de incêndio.
  • Investigações geotécnicas
    Essa linha de pesquisa abrange a análise teórica e experimental do comportamento de estruturas de fundações e de estruturas de contenções. Abrange também o estudo das propriedades geotécnicas de solos naturais e compactados, melhoria de solos por meio de misturas de solo-cimento, solo-bentonita e solo-fibra, comportamento de resíduos e construção e demolição para fins de pavimentação, ensaios de modelagem física e interpretação e medidas de energia no ensaio SPT.
  • Materiais e suas propriedades.
    Esta linha de pesquisa abrange o estudo e desenvolvimento da dosagem científica e da reologia de concretos de resistência normal, autoadensável, alto desempenho e de altíssimo desempenho, concreto com fibras e concretos com resíduos para fins estruturas. Abrange também a avaliação do comportamento de produtos cimentíceos com a incorporação de resíduos e o estudo das propriedades micro e nano-estruturais do concreto. Formulação teórica e modelagem numérica de modelos constitutivos.

CORPO DOCENTE

Atuam no Programa de Mestrado em Engenharia Civil (PCV) 13 docentes com formação em Estruturas e Geotecnia com Doutorado ou Pós-Doutorado em diversas Instituições de Ensino Superior do País e do Exterior (EESC-USP, POLI-USP, UNICAMP, UFSCAR, UFPR, COPPE, University Of Illinois At Urbana-Champaign, University Of Massachusetts Amherst, University of British Columbia, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).


OBJETIVOS

Por meio de atividades de ensino e pesquisa, o programa almeja a preparação de engenheiros aptos para lidar com avançadas técnicas de análises e projetos estruturais, envolvendo recursos computacionais e novos materiais os quais contribuem para o desenvolvimento tecnológico e científico na formação de profissionais habilitados para entender, desenvolver e difundir novos conceitos, técnicas e procedimentos inerentes ao campo da moderna Engenharia de Estruturas e Geotecnia.