Você está aqui: Página Inicial / Câmara de Vereadores declara 2017 o Ano da UEM

Câmara de Vereadores declara 2017 o Ano da UEM

2017 ano da uem 20170215 1275057467

Aprovada por unanimidade, a lei tem por objetivo o reconhecimento da importância da Universidade na região, bem como proporcionar mais apoio político nas decisões que envolvem a Instituição


Na noite desta terça-feira (14), durante a seção ordinária da Câmara Municipal de Maringá, foi aprovada por unanimidade a lei que declara 2017 como o Ano da UEM. A proposta foi feita pelo vereador Carlos Emar Mariucci (PT), que considerou a relevância da Universidade no desenvolvimento regional, destacando a Instituição como um dos maiores patrimônios culturais e científicos de Maringá e da região.

Durante a seção, o reitor Mauro Baesso apresentou dados sobre a UEM, demonstrando que ela figura entre as melhores universidades brasileiras ocupando posição de destaque em importantes rankings nacionais e internacionais. Na oportunidade, o reitor também chamou a atenção dos parlamentares para as dificuldades atuais enfrentadas pela instituição que vem sofrendo significativos cortes no orçamento.

Para o reitor outro problema grave que atinge a instituição é a diminuição do quadro de professores efetivos, já que a reposição depende da autorização do governo. Nesse contexto, ele apresentou uma projeção baseada no cenário atual.  “Se essa política não mudar, em dez anos a UEM terá 50% de docentes a menos do que tem hoje”, diz o reitor, sem esconder a preocupação com o futuro da Universidade. 

Sobre a Lei aprovada, o reitor elogiou a iniciativa dos vereadores, em especial Carlos Mariucci, autor do projeto. Para Baesso a aproximação dos poderes legislativo e executivo com a UEM pode ser bastante benéfica para todos, à medida que se estabelece uma convergência de interesses. “A UEM tem muito a contribuir para o desenvolvimento local e regional. Ao mesmo tempo, precisa do apoio dos poderes constituídos na defesa da Universidade pública e de qualidade”, destaca Baesso, sem esquecer a participação da sociedade civil nessa luta.

2017 ano da uem 20170215 1214204649

Novo projeto

O vereador Carlos Mariucci também protocolou outro projeto, que tramita em regime normal, no qual ele  propõe a criação da Câmara Permanente de Relações para estudos, elaboração de propostas e avaliação de ações entre a Administração Municipal e a UEM. Estabelecendo canal de diálogo entre a Administração Municipal, o Poder Legislativo e a Universidade, para tratar de assuntos comuns e de interesse da comunidade.

Galeria de fotos

 

EDER ALFREDO

Texto retido do site noticias.uem.br