Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá - PEU/UEM, com Área de Concentração em Infra-estrutura e Sistemas Urbanos, traz como pressuposto a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, proporcionando aos estudantes formação científica e cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o poder criador neste importante ramo da ciência.

O Programa é estruturado para que o profissional a ser formado tenha não só o necessário domínio conceitual e prática de projetos em sua linha de pesquisa escolhida, ou seja, (1) Infra-estrura e Tecnologia Urbana ou (2) Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos, mas também conhecimentos básicos em outras linhas de pesquisa correlatas à sua esfera de atuação, bem como exercitar a prática integrada da intervenção urbana.

Área de Concentração

Infraestrutura e Sistemas Urbanos

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa I - Infraestrutura e Tecnologia Urbana

A presente Linha de Pesquisa é aquela que constitui o enfoque técnico-experimental das questões urbanas, tendo por objetivo analisar a evolução das estruturas urbanas, inclusive as redes de infra-estrutura e as tecnologias utilizadas. Dentro dessa Linha de Pesquisa procura-se estudar e analisar as cidades e as edificações que estão aí inseridas, enquanto conseqüência das transformações, planejadas e/ou projetadas, naturais e/ou espontâneas. Para se obter esses objetivos, o enfoque será dado aos elementos de engenharia que configuram e conformam as áreas urbanas, desde a fase de projeto, estudo de materiais alternativos visando a redução de custos, passando pela fase de implantação e, por fim, avaliação. Lança-se mão de um enfoque tecnológico para a construção do meio urbano, enquanto estrutura física a suportar e subsidiar as relações cotidianas que aí se desenvolvem entre a população e o meio ambiente.

Linha de Pesquisa II - Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos

Em um sentido amplo, é a Linha de Pesquisa que aborda os problemas de gestão dos recursos do meio urbano, principalmente em cidades médias e pequenas, características marcantes da região sede desse Mestrado. Dentro de uma classificação didático-pedagógica os sistemas urbanos a serem tratados aqui se configuram como sendo os de saneamento, de transporte e suas inter-relações com os espaços públicos urbanos. Busca-se analisar o planejamento do sistema viário urbano, abordando os aspectos do uso do solo e meio ambiente, através das operações de tráfego e dos transportes, aliando-se as técnicas de planejamento e de gestão viárias aos estudos de infra-estrutura e gerência de pavimentos urbanos. Assim, pretende-se verificar a influência e os impactos do sistema viário urbano e seus componentes na malha urbana. Ainda, procura-se abranger os estudos referentes ao planejamento dos recursos hídricos e sistemas de saneamento no meio urbano, aliando-se as características de tratamento e controle de efluentes e resíduos sólidos urbanos com as variáveis do meio físico. E para completar os sistemas de gestão urbana, tem-se o estudo e a pesquisa sobre o desenho e o planejamento urbano, aliados às áreas verdes de uso público, as vias de circulação urbana e suas inter-relações que visem a melhoria da qualidade de vida.

Objetivos

1. Qualificar recursos humanos e desenvolver pesquisas passíveis de serem utilizadas na solução de problemas no âmbito da Engenharia Urbana, em sua Área de Concentração.
2. Formar quadros acadêmicos para as instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e serviços públicos, com formação integrada para as atividades de ensino, investigação e pesquisa em Infra-Estrutura e Sistemas Urbanos.
3. Desenvolver técnicas, processos e metodologias com vistas à implantação e melhoria da infra-estrutura urbana, utilizando-se de tecnologias existentes ou novas tecnologias para a construção das cidades e manutenção da qualidade de vida.
4. Analisar, planejar e propor soluções técnica e economicamente viáveis para os principais sistemas urbanos - de saneamento, de transportes e de áreas públicas -, utilizando técnicas de planejamento e gestão apropriadas à Engenharia Urbana.

Duração do Curso

O Mestrado em Engenharia Urbana tem a duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O pós-graduando deve cumprir o total de 93 (noventa e três) créditos, assim distribuídos:

Disciplinas Obrigatórias - 9 (nove) créditos;
Disciplinas da Linha de Pesquisa e/ou Domínio Conexo - 12(doze) créditos;
Atividades Complementares - 10 (dez) créditos;
Elaboração e defesa da dissertação - 62 créditos;

Clientela

Poderão candidatar-se ao Programa graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

Período das Aulas

As aulas serão ministradas ao longo da semana (segunda a sexta-feira) nos períodos matutino e vespertino.

« Maio 2017 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031