+

Docentes

O PPA-UEM, por meio de seus cursos, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração, tem como área de concentração “Organizações e Mercado”. As duas linhas de pesquisa que balizam a estrutura do programa são: (a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.
Todos os docentes do PPA-UEM possuem títulos de doutorado em cursos reconhecidos pelo MEC e atuam em regime de dedicação integral ao ensino e pesquisa (full time research). A titulação dos docentes é diversificada quanto as temáticas,  linhas de pesquisa e instituições, gerando uma maior diversidade de conhecimentos, abordagens teóricas e distintas filosofias de pensamento.
 

 

 

Docentes da Linha de Pesquisa:

Estudos Organizações e Sociedade

 

 

Dra. Elisa Y. Ichikawa possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio Pós-Doutoral no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD-UFMG). Profa. Elisa pesquisa na área de estudos organizacionais, teoria da administração, identidade, imagem, aspectos simbólicos na organização, dentre outros.
Professor Dr. Elisa Yoshie Ichikawa received her Master Science degree in Business Administration from Federal University of Santa Catarina (UFSC), her Ph.D. in Production Engineering from Federal University of Santa Catarina and her Postdoctoral Researcher from Federal University of Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). She was a member of Management Teaching and Research Scientific Committee at ANPAD division (2008). She was vice coordinator of undergraduate business administration course. Currently, she is an Associate Professor of Management at Maringa State University, in which she is conducting research activities in the areas of organizations, society, organizations identity, organizational behavior, organizational image, and instrumental and symbolic dimensions.
E-mail: eyichikawa@uem.br
Vitae/Resume http://lattes.cnpq.br/6448044628010889

 
Dra. Fabiane C. Verdu possui Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins (1994), Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Lins (1991), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR). Foi Visiting Researcher (Estágio Pós-Doutoramento) na Universidade de Colônia, Alemanha. Profa. Fabiane pesquisa na área de estratégia, estratégia de internacionalização, estratégias de entrada em outros países, mercados internacionais, dentre outros.
Professor Dr.  Fabiane Cortez Verdu received her Master degree in Business Administration from Federal University of Paraná (UFPR), her Ph.D. in Business Administration from Federal University of Parana and she was a Postdoctoral Researcher at University of Koeln, Germany. She was Coordinator of undergraduate business administration course at Maringa State University. Presently, she is a Professor of Management at Maringa State University where she is conducting research activities in the areas of internationalization, international business strategy, international barriers, international trade, and the process of increasing involvement of enterprises in international markets.
E-mail: fcverdu@uem.br
Vitae/Resume http://lattes.cnpq.br/5180707454543908

  
 
Dr. João Marcelo Crubellate Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (DAD-UEM), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (CEPPAD-UFPR) e Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (EAESP-FGV). Foi Visiting Researcher na Universitat Gregoriana, Itália (Estágio Pós-Doutoramento). Prof. João Marcelo foi coordenador do PPA-UEM por dois mandatos e pesquisa na área de teoria da administração, teoria institucional, estratégia e análise organizacional, estudos organizacionais, mudança organizacional, ética e epistemologia.
Professor Dr. João Marcelo Crubellate received his Master Science degree in Business Administration from Federal University of Paraná (UFPR), his Ph.D. in Management from Getulio Vargas Foundation (São Paulo School of Business Administration – EAESP/FGV) and he was a Postdoctoral Researcher at Universita Gregoriana (UNIGRE), Rome, Italy. He was Management professor at Federal University of Paraná and Positivo University. Now, he is a Professor of Management at Maringa State University where he is conducting research activities in the areas of organizations, institutional theory, ethics, organizations and environment, institutionalization of fear, organizational culture, knowledge management and organizational change, subjectivity, and organizational culture. At Maringa State University, he was the former Coordinator of the PhD and Msc in Business Administration.
E-mail: jmcrubellate@uem.br
Vitae/Resume:   http://lattes.cnpq.br/7238774538784649

 
 
Dra. Josiane Silva de Oliveira é Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), com estágio doutoral realizado na Teluq da Université du Québec, Canadá. Possui mestrado e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM). Profa. Josiane tem se concentrado no campo dos Estudos Organizacionais, a partir de uma perspectiva antropológica, com ênfase nos debates sobre práticas organizativas, artes, cultura e direitos. Em termos metodológicos, o interesse de pesquisa está voltado para as discussões sobre Etnografia.
Professor Dr. Josiane Silva de Oliveira received her Master degree in Business Administration from Maringa State University (UEM) and her Ph.D. in Business Administration from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Doctoral Dissertation with Academic Distinction. Previously, she was Assistant Professor at Federal University of Goias (UFGO). She was a Visiting Researcher at Université du Québec, Canada. Currently, she is a Professor of Management at Maringa State University where she is conducting research activities in the areas of organization, anthropology, studies based on practical and management, ethnography, resistance in organizations and emotional practice driving creativity and organizing.
E-mail: josiane.uem@gmail.com
Vitae/Resume:  http://lattes.cnpq.br/2439136270325511
  

 
 
 
Dr. Mauricio Reinert do Nascimento possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR) e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (EAESP/FGV), sendo que foi realizado Doutorado Sanduíche na University of Michigan - Ann Arbor, USA, em 2004. Foi Visiting Researcher no Max Planck, Alemanha (Estágio Pós-Doutoramento). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria das Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança organizacional, indicadores sociométricos, sociologia econômica, construção social de mercados, redes sociais e relacionamentos interorganizacionais e teoria institucional.
Professor Dr. Mauricio Reinert do Nascimento received his Master degree in Business Administration from Federal University of Paraná (UFPR), his Ph.D. in Management from Getulio Vargas Foundation (São Paulo School of Business Administration – EAESP/FGV), he was a Visiting Researcher at University of Michigan, USA, and he was a Postdoctoral Researcher at Max Planck Institute for the Study of Societies, Germany. Previous, he was the Dean of School of Management. Currently, he is a Professor of Management at Maringa State University where he is conducting research activities in the areas of economic sociology, social economics, organizations and networks, interorganizational relationships networks, innovation, sociology, institutions and regulations. At Maringa State University, he was the former Coordinator of the PhD and Msc in Business Administration.
E-mail: mrnascimento@uem.br 
Vitae/Resume:    http://lattes.cnpq.br/5978684124962276

 
 
DrMarcio Pascoal Cassandre Possui Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2008, especialização em Marketing pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná (2002), especialização em Responsabilidade Social e Organizações do Terceiro Setor pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2004) e graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Doutor em Administração pela Universidade Positivo (UP) com período sanduíche pela University of Helsinki. Fez pós-doutorado na Aarhus University (Dinamarca). É pesquisador afiliado ao Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE) - Institute of Behavioural Sciences da University of Helsinki e membro do grupo Economia Política do Poder - EPPEO da UFPR Tem como área de estudos teoria das organizações e aprendizagem organizacional, administração geral, gestão de pessoas, metodologias qualitativas de pesquisa em administração, além de desenvolver estudos teórico-empíricos sobre as Metodologias Intervencionistas de pesquisa em organizações.
Professor Dr. Marcio Pascoal Cassandre received his Master degree in Business Administration from Londrina State University (UEL), his Ph.D. in Management from Positivo University (UP), and he was a Visiting Researcher at University of Helsinki, Finland. He was a pod-doc fellowship  at the Aarhus University (Denmark). He is researcher associated to the Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE) - Institute of Behavioural Sciences at University of Helsinki and e researcher associated to the Power, Politics and Economy Study Group at Federal University of Parana (UFPR). Currently, he is a Professor of Management at Maringa State University where he is conducting research activities in the areas of human resources, learning organizations, mental models, change laboratory, interventionist methodology, human factors and ergonomics, Formative intervention, senses of work, and team learning.
E-mail: mpcassandre@uem.br  
Vitae/Resume:    http://lattes.cnpq.br/0155135313155112

DraPriscilla B. Chagas é graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS).  Profa. Priscilla estuda temas como estudos organizacionais, teoria da administração, desenvolvimento, territórios e territorialidades e processos alternativos de organização. Em termos metodológicos, suas pesquisas são desenvolvidas predominantemente por meio de perspectivas qualitativas de análise.
Professor Dr. Priscilla B. Chagas received her Master degree in Business Administration from Londrina State University (UEL) and her Ph.D. in Business Administration from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Now, she is a Professor of Management at Maringa State University where she is conducting research activities in the areas of organizations, territory development, regional growth, endogenous development, alternative studies in organizations and neo-institutional theory.
E-mail: pbchagas@uem.br
Vitae/Resume:  http://lattes.cnpq.br/4658417402707748

 

 
 
Dr. Wiliam Antonio Borges possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP (2013). Prof. William é Pesquisador no Observatório das Metrópoles (Núcleo Maringá-UEM) e tem trabalhado com os seguintes temas: Gestão e Governança Metropolitanas, Associativismo Territorial, Políticas Públicas, Desenvolvimento e Construcionismo Social.
Professor Dr. William Antonio Borges received his Master degree in Geography from Maringa State University, and his Ph.D. in Public Administration and Government from Getulio Vargas Foundation (EBAPE/FGV). Currently, he is a Professor of Management at Maringa State University and he was undergraduate Public Administration coordinator. He is conducting research activities in the areas of public administration, government policies and programmes, territory, associativism, inequality, civic culture, governance, and public policy.
E-mail: waborges@uem.br  
Vitae:  http://lattes.cnpq.br/9904646014121319  

 
 

 

 

 

Docentes da Linha de Pesquisa:

Marketing e Cadeias Produtivas

 

Profª Drª Cleiciele Albuquerque Augusto - Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC-2015). Foi pesquisadora visitante, via Doutorado Sanduíche, no Department of Strategic Management and Globalization, na Copenhagen Business School, em Copenhagen, Dinamarca. Possui mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, em consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL-2011), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-2009). Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Administração (DAD) e Encarregada do Setor de Mobilidade Acadêmica, junto ao Escritório de Cooperação Internacional (ECI), na Universidade Estadual de Maringá (DAD-UEM). Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas áreas de estratégia organizacional e gestão de pessoas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: vantagem competitiva, estratégias competitivas, liderança estratégica, recursos e capacidades estratégicos e estruturas de governança.
E-mail: caaugusto2@uem.br
Vitae/Resume: http://lattes.cnpq.br/5180690091735082
 

 
Dra. Deisy Cristina Corrêa Igarashi - Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou Estágio Pós-Doutoramento na Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM). Atua nas áreas de modelos de avaliação, gestão da qualidade, teoria dos custos de transação, contabilidade, avaliação das informações organizacionais.
Professor Dr. Deisy Cristina Corrêa Igarashi received her Master degree in Production Engineering from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), her Ph.D. in in Production Engineering from Federal University of Rio Grande do Sul and she was a Postdoctoral Researcher at Maringa State University. Currently, she is a Professor of Accounting at Maringa State University where she is conducting research activities in the areas of organizations, accounting, financial information, auditing, disclosure, hedge accounting, social responsibility, supply chain, knowledge management, theory of the firm, transaction cost theory, and neo-institutional theory.
E-mail: dccigarashi@uem.br
Vitae/Resume:  http://lattes.cnpq.br/5404089890790373

 
 
DrFrancisco Giovanni David Vieira possui graduação em Administração de Empresas (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Administração Rural (Produção & Marketing) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e realizou Estágio Pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (EAESP/FGV). É editor da RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing (UEM) e membro do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq).  Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção e dinâmicas de mercados, cultura de consumo, e produção acadêmica em marketing no Brasil..
Professor Dr. Francisco Giovanni David Vieira received his Master degree in Business Administration from Federal University of Lavras (UFLA), his Ph.D. in Social Science from Pontifical Catholic University (PUC-SP), he was a Post-Doctoral researcher at Getulio Vargas Foundation (São Paulo School of Business Administration – EAESP/FGV) and Visiting Researcher at Federal University of Lavras. He was a member of Marketing Scientific Committee at ANPAD division (2009-2010) and he is Editor in Chief at RIMAR – Interdisciplinary Marketing Journal. Currently, he is an Associate Professor of Marketing at Maringa State  University where he is conducting research activities in the areas of marketing, marketing theory, consumer culture theory (CCT), social marketing, consumption choices and behaviors from a social and cultural point of view, extended-self, consumer identity, marketplace culture, and marketing and markets.
E-mail: fgdvieira@uem.br 
Vitae/Resume:  http://lattes.cnpq.br/8275939437273764

 
 
Dr. José Paulo de Souza Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (PENSA/FEA/USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em sistemas produtivos atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de operações; competitividade sistêmica; estratégias, estruturas de governança, Nova Economia Institucional e competitividade em sistemas agroindustriais.
Professor Dr. José Paulo de Souza received his Master degree in Production Engineering from Federal University of Santa Catarina (UFSC), his Ph.D. in Production Engineering from University of São Paulo (USP), and he was a Post-Doctoral Researcher at University of São Paulo, Agribusiness Department (PENSA/USP). He was the Dean of School of Management and spent two months at École d'Ingénieurs de Purpan, France. Currently, he is an Associate Professor of Supply Chain and Operations Management at Maringa State University where he is conducting research activities in the areas of supply chain, logistics, operations management, transaction cost, theory of the firm, bargaining, opportunism, incomplete contracts, agribusiness, food market, bounded rationality and governance. At Maringa State University, he was the former Coordinator of the PhD and Msc in Business Administration.
E-mail: jpsouza@uem.br  
Vitae/Resume: http://lattes.cnpq.br/9393941261615421 

  
Dr. Juliano Domingues da Silva possui graduação em Administração (2006) pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão, pós-graduação em Comunicação Organizacional (2012) pela Faculdade Maringá, Mestrado em Administração (2015) pela Universidade Estadual de Maringá e Doutorado em Administração (2018), na linha Marketing e Cadeias Produtivas pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá. Premiado pelo artigo de maior implicação ao varejo no 8º Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV 2015) e premiado como "Melhor parecerista" no VIII Encontro de Marketing da Anpad (EMA 2018). Possui artigos publicados em alguns dos principais periódicos nacionais de Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de marketing de relacionamento, vendas, desempenho, sistemas de controle e redes intra-organizacionais.
E-mail: jdomingues8@gmail.com
Vitae/Resumo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206968P2

 


  

Dra. Olga Maria Coutinho Pepece Pesquisadora nas áreas de Teorias de Cultura e Consumo, Comportamento do Consumidor e Administração Mercadológica, sendo uma das pioneiras no Brasil na investigação sobre comportamento de compra de presentes. É membro do GIPEM - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos de Marketing. Possui Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR) e Doutorado em Administração com Ênfase em Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR). Trabalha no campo do comportamento do consumidor, consumer culture theory, gift giving, ato de presentear, cultura e consumo, dentre outros.
Professor Dr. Olga Maria Coutinho Pepece received her Master degree in Business Administration from Federal University of Parana (UFPR), her Ph.D. in Business Administration from Federal University of Parana. Currently, she is a Professor of Marketing at Maringa State University where she is conducting research activities in the areas of consumer behavior, consumer culture theory (CCT), gift-exchange, reciprocity, gift-giving, symbolic consumption, fashion, society and symbolism.
E-mail: omcpepece@uem.br 
Vitae/Resume:  http://lattes.cnpq.br/3983476350546614

 
 
DraSandra Mara de Alencar Schiavi Economista pela UNESP (1998) e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar (2007), com estágio de doutorado (sanduiche) no ENITIAA / Université de Nantes (França) e Pós Doutorado na Kansas State University - Department of Agricultural Economics (2016). Profa Sandra é líder do Grupo de Estudos em Estruturas Coordenadas (GECOR), tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Organização Industrial e Nova Economia Institucional e suas pesquisas envolvem coordenação e competitividade de sistemas agroalimentares, Sistemas Agroalimentares Diferenciados e Values-Based Supply Chains, estruturas de governança, relações verticais e horizontais em cadeias produtivas, agricultura familiar e pequena produção.
Professor Dr. Sandra Mara S. Bankuti received her Master degree in Production Engineering from Federal University of São Carlos (UFSCar), her Ph.D. in in Production Engineering from Federal University of São Carlos, which she was visiting scholar at ENITIAA  at Université de Nantes, France, and she was a Postdoctoral Researcher at Kansas State University, USA. Currently, she is a Professor of Supply Chain and Operations Management at Maringa State University where she is conducting research activities in the areas of organizations, theory of the firm, agriculture, commodity chains, vertical and horizontal relationship, food and agribusiness, horizontal arrangements and competitiveness, organizational structures and innovations, technology transfer, transaction cost theory, and neo-institutional theory. At Maringa State University, she was the former vice-Coordinator of the PhD and Msc in Business Administration.
E-mail: smaschiavi@uem.br
Vitae/Resume:  http://lattes.cnpq.br/1480792681320117
 

 
 
Dr. Valter Afonso Vieira Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-Graduado em Tutoria de Educação à Distância pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (NEAD-UFPR), Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, (PPGA/UnB), Livre-Docente em Administração pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), e Pós-Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Seus trabalhos centram em temas como Varejo, Vendas, Marketing, Comportamento do Consumidor e Desempenho.
Professor Dr. Valter Afonso Vieira received his Master degree in Business Administration from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), his Ph.D. in Management from University of Brasilia (UnB), his Habilitation from University of São Paulo (EACH-USP), he was a Post-Doctoral Researcher at Pontifical Catholic University (PUC-RS) and a Post-Doctoral Researcher at Getulio Vargas Foundation (EBAPE/FGV). Currently, he is a Professor of Marketing at Maringá State University where he is conducting research activities in the areas of marketing, sales, organizational performance, salespeople, social media, retail and emotions in consumer behavior.
E-mail: vavieira@uem.br
Vitae/Resume  http://lattes.cnpq.br/4208847621549079

 

 

Dr. Vitor Koki da Costa Nogami - Possui Doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), MBA em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Professor do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Estratégia, Diagnóstico, Consultoria, Empreendedorismo e Inovação em diversos cursos de especialização e MBAs como Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e outras. Possui artigos publicados, trabalhos apresentados e avaliações de artigos realizadas em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Administração, com ênfase em Marketing, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Baixa Renda.
E-mail:  vitor.nogami@uem.br
Vitae/Resume: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do 

 


Observação: todos os docentes do PPA-UEM atuam em regime de dedicação integral ao ensino e pesquisa.

 


Docentes Colaboradores:

Profª Drª Ana Paula Celso de Miranda - é pesquisadora em consumo de moda. Administradora pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dissertação em comportamento de consumo de moda, doutora em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (USP) com tese em consumo de marcas de moda. Pesquisadora convidada do Departamento de Negócios da Moda da Universidade de Manchester (Reino Unido). Pos-doutorado na COPPEAD-UFRJ em Cultura de Consumo. Possui cursos pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), pela Georgia University (Estados Unidos), Saint Martins (Inglaterra), Fundação Getúlio Vargas (FGV) - SP. Possui trabalhos publicados em congressos e encontros no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Venezuela, Peru, Itália, Espanha, Estados Unidos e Turquia, na edição brasileira da Fashion Theory, na International Journal of Marketing Studies, na revista Dobras. ADM.MADE e Diálogos com a Economia Criativa. Em cooperação técnica com o curso de adminstração da FACC-UFRJ onde ministra a disciplina Comportamento do Consumidor. É professora das disciplinas: Moda e Consumo e Moda e Cinema no curso de Design do CAA-UFPE onde é líder do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda. Implementou, coordenou e foi professores dos cursos sequencial em varejo de moda, da graduação em Design e do MBA em Moda e foi professora do Mestrado em Gestão Empresarial nas disciplinas de Teoria de Consumo e Sistema de Moda da Faculdade Boa Viagem-FBV; foi professora da graduação em Negócios de Moda e da pós-graduação lato sensu em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida e a especialização em Cultura de Moda da Universidade Anhembi Morumbi-UAM bem como da pós-graduação Criação de Imagem e Styling de Moda do SENAC-SP. Foi diretora da Modus MKT&Semiótica com clientes internacionais como Lolita (Uruguai), Trista (México), Allegri (Itália) e nacionais como Santana Textiles, Fiat Automóveis, Banco do Brasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, Dryzun Joalheiros, Marcatto, Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, Lucy in the Sky entre outros. Foi diretora de marketing da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) onde participou das comissões cientificas do colóquio de moda e onde foi coordenadora Grupos de Trabalho nas temáticas Marketing, Negócios de Moda, Moda e Comunicação e Consumo de Moda desde a terceira edição; bem como da comissão cientifica do CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design e do SIEP-Consumo -Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo. Autora de um capitulo do livro 46 livros de moda que você não pode deixar de ler e do livro 10 anos de Colóquio de Moda, co-autora do livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos e do livro Coinsumo de Ativismo e autora de Consumo de Moda - a Relação Pessoa-Objeto que está na segunda edição revista e ampliada..
E-mail: anapaula.miranda@ufpe.br
Vitae/Resume: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?