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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece os cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração da UEM. Em 2000, o PPA-UEM iniciou suas atividades, resultado do esforço de docentes para oferta de formação pós-graduada em Administração em uma área do conhecimento. Naquele ano o curso iniciou a oferta dos programas via consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
 Em 2010, após encerramento do consórcio e autorização para funcionamento, emitida pela CAPES, o curso de Mestrado em Administração do PPA-UEM  iniciou suas atividades em agosto desse ano, com uma primeira turma de 13 alunos. Em 2013, o programa de Doutorado, autorizado pela CAPES, começou sua primeira turma com cinco alunos. Em 2014 e em 2015, dez novas vagas foram abertas e todas preenchidas. Dessa forma, a cada ano o PPA-UEM vem oferecendo um número constante e congruente de vagas para a sociedade, respeitando a capacidade de orientação dos docentes e infraestrutura da universidade. Até 2015, o Mestrado e Doutorado em Administração do PPA-UEM foi oferecido com a área de concentração “Organizações, Empreendedorismo e mercado”, com duas linhas de pesquisa: (a) Organizações e Estratégia e (b) Empreendedorismo e Mercado.
A partir de 2016, o Mestrado e Doutorado em Administração do PPA-UEM passou a atuar com a área de concentração “Organizações e Mercado”.  As duas linhas de pesquisa que balizam a estrutura do programa são(a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.
O esforço de trabalho do PPA-UEM conta simultaneamente com a experiência decorrente de mais de 15 anos de mestrado, com a oferta do curso de doutorado e com a execução do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES).
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
A partir de 2016, o Mestrado e Doutorado em Administração do PPA-UEM passou a atuar com a área de concentração “Organizações e Mercado”, com as linhas de pesquisa: (a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.
As linhas de pesquisa do programa permitem um contexto de interdisciplinaridade, porquanto o curso apresenta interface com várias áreas do conhecimento, o que tem impacto direto na estrutura da área de concentração e mesmo na composição das linhas e temáticas de pesquisa.
1 - Estudos Organizacionais e Sociedade
A linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade busca analisar as organizações como um fenômeno social, histórico, político e cultural. Esta linha está assim estruturada: por um lado, tem-se investigações que compreendem as organizações dentro de um contexto simbólico e das práticas sociais contextualizadas no tempo e no espaço, e aí são desenvolvidos estudos que trabalham temas como o cotidiano e as práticas da vida social organizada; história, memória, identidades e discursos organizacionais; subjetividade e trabalho; aprendizagem organizacional e suas perspectivas teórico-metodológicas; estudo das cidades, políticas públicas e produção do espaço urbano. Por outro lado, a linha também contempla reflexões sobre estratégia na perspectiva institucional de análise; estratégias organizacionais e de internacionalização, além de abarcar pesquisas sobre redes intra e interorganizacionais.
2 - Marketing e Cadeias Produtivas
A linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas está estruturada em duas sublinhas temáticas: Marketing e Cadeias Produtivas. A sublinha Marketing envolve estudos de consumo, varejo e vendas e práticas de marketing e mercado. Em estudos do consumo aborda-se o consumo em seus mais diversos aspectos e vertentes, incluindo comportamento do consumidor e “consumer culture theory”.  Em varejo e vendas, trata-se de equipe de vendas, performance e gestão estratégica em varejo. Em práticas de marketing e mercado procura-se compreender processos de construção e formatação de mercados. Na sublinha de Cadeias Produtivas são aprofundados estudos dos mecanismos de coordenação e estruturas de governança nas cadeias produtivas. São discutidas as formas de organização dos agentes, a dinâmica produtiva e competitiva e os aspectos inerentes à geração de valor e apropriação de valor nas relações, sob amparo da Nova Economia Institucional e seus desdobramentos.  Na perspectiva macroanalítica, consideram-se as mudanças no ambiente institucional e no ambiente organizacional de sistemas produtivos, bem como suas implicações no funcionamento e competitividade de cadeias produtivas. 
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
 
O PPA-UEM busca ativamente ensinar conteúdo de linha de vanguarda, mesclando diferentes orientações epistemológicas e teóricas. O PPA-UEM possui o foco de  desenvolver e testar teorias no campo da Ciência Administrativa, via pesquisas aplicadas com pressupostos metodológicos compatíveis. Como resultado de todo esforço em ensino, pesquisa e teoria, tem-se a busca pela aplicação na resolução de problemas no campo das Ciências Sociais Aplicadas.
 
 
POLÍTICA COM AÇÕES AFIRMATIVAS
O PPA/UEM, por meio de seu processo seletivo público, a partir do ano de 2020, passa a oferecer isenção da taxa de inscrição, para candidatos ao processo seletivo já contemplados por ações afirmativas, bem como 20% das vagas reservadas a quotas para negros e indígenas.