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Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento Humano e Processos Educativos

Orientadora:

Adriana de Fátima Franco

Dissertações
Ano Discente/Título
2015

Rebeca Lançoni Franco - Desenvolvimento da linguagem: contribuições da psicologia histórico-cultural para a fonoaudiologia e educação

2016

Ana Caroline Toffanelli - Educar para a diferença: uma análise das relações de gênero presentes na literatura infantil sob o olhar da Psicologia Histórico Cultural e do feminismo de orientação marxista

Taiane do Nascimento Andrade-Bocato - O sentido da vida na velhice: uma análise histórico-cultural

2017 Jéssica Fanelli Meneguite - Desenvolvimento Infantil e Ensino: Contribuições da psicologia Histórico-Cultural para a Psicologia e Educação
2018 Eliane Kiyomi Tabuti - A prescrição de associações farmacológicas para crianças do ensino fundamental do município de Maringá: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural 
2019 Aline Hikari Ynoue - A apropriação da escrita sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e o desenvolvimento do pensamento teórico

 

Teses:
Ano Discente/Título

 

Orientadora:

Maria Júlia Lemes Ribeiro

Dissertações
Ano Discente/Título
2012

Alexandre Israel-Pinto - O uso de substâncias psicoativas: história, aprendizagem e autogoverno

Annamaria Coelho de Castilho - Caracterização das condições de acessibilidade previstas para o acadêmico com necessidades educacionais especiais nas instituições públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná

2014

Ana Paula da Paz Tavares - Educação Especial no Ensino Superior: acessibilidade no processo de inclusão escolar, a partir de relatos de acadêmicos com deficiência

Valéria Cristina Sanzovo - Estudo sobre a relação entre educação e a evolução da cultura no Comportamentalismo Radical

2015

Natália Pascon Cognetti - Análise do Comportamento e Educação: um estudo das dissertações de mestrado em Psicologia do Estado do Paraná no período de 2008 a 2013

Jaqueline Cristine Bordin - Análise do Comportamento Aplicada ao tratamento de crianças diagnosticadas com autismo: um estudo de sua efetividade.

Jéssica Leal Borges Alves - O uso de métodos coercitivos de controle no contexto escolar: uma reflexão à luz da análise do comportamento

2016

Débora Barbosa de Deus - Contribuições da Análise do Comportamento no Processo de Inclusão Escolar.

 

 

Teses
Ano Discente/Título

 

 

Orientadora:

Maria Lucia Boarini

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Maria Marina Beltrame - Infância e saúde mental: reflexões sobre a dinâmica de trabalho de um CAPSi

Marisa Garbrecht de Justi - O CAPSAD na perspectiva dos usuários

2011

Carina Furlaneto Frazatto - O hospital psiquiátrico e o “voltar para casa”: interstícios deste caminho

Juliane Biazze Feitosa - A Internação do Adolescente em Conflito com a Lei como “Única Alternativa”: reedição do ideário higienista

2012

Lara Houser dos Santos Neponuceno - Assistência à saúde mental na Atenção Básica em municípios de pequeno porte 1: um “terreno” a cultivar

Renata Cristina Marques Bolonheis Ramos - Comunidades Terapêuticas: “novas” perspectivas e propostas higienistas

2013

Carolini Cássia Cunha - O histórico “destino” da loucura criminosa

Edinei Hideki Suzuki - Japoneses Emigrantes: estranhos em busca de uma tradução

2014

Lucivani Soares Zanella - Pelos caminhos da proteção: a assistência à infância no período de 1883 a 1922

Fernanda Freire Figueira - A Liga Brasileira de Higiene Mental e a Psicologia no Brasil: a história a ser contada

2015

Danelea Rosolen Galetti da Silva - "Do riso fez-se o pranto": discursos sobre o magiatério

Maria Eliza Spineli - Programa saúde na escola: o “novo” desafio da intersetorialidade entre saúde e educação

2016

Adriano Ricken Baroni - A atuação do psicólogo no “reino tão, tão distante” do adolescente autor de ato infracional

Renata Rosolem - Entre idas e vindas ou sobre as reinternações psiquiátricas

2018 Melline Ortega Faggion - Psicologia e eugenia: percursos da história 

 

Teses
Ano Discente/Título

 

Orientadora:

Marilda Gonçalves Dias Facci

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Clarice Regina Catelan Ferreira - As contribuições da psicologia histórico-cultural aos psicologos que trabalham junto às políticas públicas de assistência social voltadas às crianças entre zero e seis anos

Patrícia Vaz de Lessa - A atuação do psicólogo no ensino público do Paraná: contribuições da psicologia histórico-cultural

2011

Clayton Washington dos Reis - A atividade principal e a velhice: contribuições da psicologia histórico-cultural

Eliane da Costa Lima - Trabalho, Atividade Docente e Processo de Personalização: um estudo a partir da Psicologia Histórico-Cultural

2012

Cinthia da Silva Chiodi - O processo de avaliação psicológica na perspectiva da psicologia histórico cultural e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Fabiola Batista Gomes Firbida - A Formação do Psicólogo no Estado do Paraná para atuar na escola

Flávio Augusto Ferreira de Oliveira - O sentido pessoal da escola e o sofrimento em adolescentes com dificuldades no processo de escolarização

2013

Josy Cristine Martins - A transição do aluno da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a atividade principal em questão

2014

Diego Augusto dos Santos - Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do adoecimento e sofrimento psíquico de professores

Adriana Gonzaga Cantarelli - A subjetividade como intersubjetividade: a personalidade do professor e as suas relações com a prática docente

Sorya Klug Pssidônio - Atividade de Ensino ou Ação? A Prática do Professor de Sala de Recursos Multifuncional à luz dos Fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural

2015

Fabrício Rodrigues de Moura - A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar

Juliana Zanon Ferreira - O Adolescente e o Jovem em Conflito com a Lei e a Escolarização: possibilidade de humanização?

Luciana Mara Tachni Barbosa - Contribuições da psicologia histórico cultural para o ensino médio: conhecendo a adolescência

2017

Diana Priscilla de Souza Mezzari - O Uso do Medicamento pelos Docentes e as Relações de Trabalho: Uma compreensão a partir da psicologia histórico-cultural

Nayra Borges de Almeida - Reflexões sobre a atuação de psicólogos na assistência social - algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural 

 

Teses:
Ano Discente/Título
2018 Marlene Aparecida Wischral Simionato - Deficiência e Personalidade: o que pode revelar uma Biografia - Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

 

Orientadora:

Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Carla Patrícia Rambo - A inclusão escolar na perspectiva de alunos com deficiência no ensino superior: contribuições da psicologia histórico-cultural

Solange Pereira Marques Rossato - Queixa escolar e educação especial: intelectualidades invisíveis

Valéria Garcia Da Silva - Psicologia histórico-cultural e o desenvolvimento psiquico infantil: compreendendo o processo de escolarização

2012

Caroline Andrea Pötker - Atuação do professor-psicopedagogo na escola: suas implicações no processo de escolarização

Mariana Akemi Suzuki - A Medicalização dos Problemas de Comportamento e da Aprendizagem: uma prática social de controle

Rafaela Mezzomo - A formação e atuação do psicólogo junto à pessoa com deficiência intelectual sob o impacto da desvalorização do conhecimento

Roseli de Melo Germano Marques dos Santos - O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na perspectiva de psicólogos que atuam na clínica e na escola

2014

Káriliny Teixeira Faria - Periodização do desenvolvimento humano: atividade de estudo e sua contribuição para o ensino fundamental de nove anos

Waléria Henrique dos Santos Leonel - O processo de escolarização do deficiente intelectual da educação básica e os desafios da prática docente: um debate relevante ao Ensino Superior

2015

Dayane Teodoro de Oliveira Aiache - Avaliação Psicoeducacional na Perspectiva de Professores: um estudo a partir da teoria Histórico-Cultural

Deise Aparecida Curto da Costa - O Autismo e a Educação Especial: o “mundo” de (im)possibilidades para a humanização

2016

Raquel de Araújo Bomfim Garcia - Acessibilidade no Ensino Superior na Perspectiva de Alunos com Deficiência: contribuições da Psicologia Escolar a luz da Teoria Histórico-Cultural

Tatiane Andressa de Almeida Gomes - O Desenvolvimento da Linguagem Oral e a sua Relevância no Processo de Alfabetização - Contribuições da psicologia histórico-cultural e da fonoaudiologia 

2017

Ana Paula Siltrão Bacarin - Percepções dos Funcionários com Deficiência sobre a Acessibilidade no Ensino Superior

Letícia Cavalieri Beiser de Melo - O Sentido e o Significado do Ensino Médio para os Estudantes: Um estudo a partir da psicologia Histórico-Cultural

2018 Lívia Cristina Navarrete de Toledo - Relações escola-família: análise do relato de educadoras (es) sobre a interação com as famílias no contexto de escolas públicas e privadas

 

Teses
Ano Discente/Título
2018 Camila Turati Pessoa - "“Ser professora”: um estudo do sentido pessoal sobre a atividade docente a partir da Psicologia Histórico-Cultural

 

 

 

Orientadora:

Silvana Calvo Tuleski

Dissertações
Ano Discente/Título
2010 Hilusca Alves Leite - O desenvolvimento da atenção voluntária na compreensão da psicologia histórico-cultural: uma contribuição para o estudo da desatenção e dos comportamentos hiperativos
2011

Eloisa Atsue Tanaka Beppu - O desenvolvimento da memória cultural na compreensão da psicologia histórico-cultural: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento

Renata da Silva - A biologização das emoções e a medicalização da vida – contribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão da sociedade contemporânea

2012

Ana Carolina Peck do Amaral Mafra - Sexualidade humana em sua trajetória do biológico ao social: buscando uma compreensão a partir da psicologia histórico-cultural

Rafael Egídio Leal e Silva - Do “Homo ex machina” a “Machina ex machina”? A constituição do sujeito, a arte e a sociedade a partir da discussão de A tragédia de Hamlet (1601) e Blade runner (1982) sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

2013

Leandro Carmo de Souza - A Apropriação da Escrita e sua Relação com o Desenvolvimento do Psiquismo: em defesa de um papel propositivo da Psicologia para a Educação Escolar.

Rhayane Lourenço da Silva - Leontiev e natureza social do psiquismo: das lacunas no texto à totalidade na história

2014

Paulo Sérgio Pereira Ricci - Análise da proposta de avaliação neuropsicológica de A. R. Luria e suas utilizações contemporâneas

Elis Bertozzi Aita - O conceito de inconsciente para L. S. Vigotski: primeiras aproximações

Maria Aparecida Santiago Silva - Compreensão do adoecimento psíquico: de L. S. Vigotski à Patopsicologia Experimental de Bluma V. Zeigarnik

2015

Eduardo Moura da Costa - Psicologia como retórica: uma análise das apropriações dos conceitos vigotskianos pelo construcionismo social 

2016

Jéssica Elise Echs Lucena - O Desenvolvimento da Atenção Voluntária na Educação Infantil: contribuições da Psicologia Histórico Cultural para processos educativos e práticas pedagógicas

Lorena Carrillo Colaço - A produção de conhecimento e a implicação para a prática do encaminhamento, diagnóstico e medicalização de crianças: contribuições da psicologia histórico-cultural

2017

Ana Eliza Andrade Ferreira - Implicações do pensamento dialético e da formação de conceitos científicos para a constituição da consciência de classe

2018

Vanessa de Oliveira Beghetto Penteado - Origem e formação das hipóteses etiológicas da esquizofrenia: uma reflexão à luz da Psicologia Histórico-Cultural

Laís Castro - Redução de Danos à luz do materialismo histórico

2019

Beatriz Moreira Bezerra Vieira - Medicando meninos e meninas: uma leitura histórico-cultural das relações de gênero no TDAH na infância 

 

Teses:
Ano Discente/Título
2018 Amanda Biasi Callegari - Da ilusão progressista ao conservadorismo idealista: uma crítica materialista histórica da esquizoanálise

 

Orientadora:

Sonia Mari Shima Barroco

Dissertações
Ano Discente/Título
2010

Dayene Patrícia Gatto - Teoria de L. S. Vigotski e o Atendimento Educacional aos Transtornos Globais do Desenvolvimento: da identificação da conduta desviante à formação do homem cultural

Maria Angela Bassan Sierra - A humanização da pessoa surdocega pelo atendimento educacional: contribuições da psicologia históricocultural

2011

Lucia Conceição Gollner Medeiros Moreira - O atendimento educacional à pessoa com deficiência intelectual com severo comprometimento: contribuições da psicologia histórico-cultural

2012

Hivi de Castro Ruiz Marques - O ensino de língua brasileira de sinais para crianças ouvintes e surdas: conteúdo e recurso para o desenvolvimento humano

Maysa Ricardo da Silva Figueira - Precariedade na Docência Superior de Psicologia em Cursos de Bacharelado: o caso do conceito do Super-eu no ensino de teoria psicanalítica

Talitha Priscila Cabral Coelho - Estudo da Criatividade no Contexto do Trabalho à Luz da Psicologia Histórico-Cultural

2013

Mariusi Gonçalves da Cruz - Teoria histórico-cultural e o ensino da arte: em defesa do desenvolvimento humano

Tatiane Superti - Vygotski, Machado de Assis e a psicologia da arte: do objeto, do método e das contribuições para a humanização do homem

2014

Mariana Lins e Silva Costa - Violência nas escolas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para seu enfrentamento na educação

2015

Maria do Carmo Bezerra de Lima Silva - Escolarização da criança autista: considerações de uma professora sobre a aprendizagem e o desenvolvimento 

Rafael Iglesias Menezes da Silva - Sobre Psicologia e Ideologia na obra de L.S. Vigotski.

2016 Francirene Fabretti Lopes - A inclusão no ensino superior: a escolarização de um acadêmico cego à luz da Teoria Histórico-Cultural
2017

Fernanda Santos de Castro - Desenvolvimento da linguagem em pessoas com autismo: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural

Mariana Rodrigues Figueiredo - A compreensão e enfrentamento do uso abusivo e tráfico de drogas na escola à luz da teoria histórico-cultural

2018 Maria de Fátima Soares Cavasin - Educação e desenvolvimento do psiquismo da pessoa com deficiência visual: um estudo sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

  

Teses:
Ano Discente/Título

 

Orientadora:

Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal

Dissertações
Ano Discente/Título
2016 Ana Cecília Durigan - Família e Cultura: Um estudo psicológico acerca das vivências familiares para a formação humana
2017 Ana Paula Alves Vieira - O desenvolvimento da atividade voluntária a partir da Psicologia Histórico-Cultural: menos rótulo e mais aprendizagem
2018

Denise Maranho Gomes - Adolescente em conflito com a lei e a prática socioeducativa: superação de conceitos a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Michelle Aparecida Ferreira dos Santos - O sentido pessoal do trabalho voluntário: uma análise de relatos devoluntários de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

 

Teses:
Ano Discente/Título