Você está aqui: Página Inicial / Docentes e Linhas de Pesquisa / Linha e Pesquisa 1: Psicanálise e civilização

Linha e Pesquisa 1: Psicanálise e civilização

Em termos descritivos, essa linha abriga investigações e estudos concernentes à teoria psicanalítica em sua pluralidade e em suas polêmicas. Do mesmo modo, enfoca a clínica e a psicopatologia psicanalíticas como instrumentos fundamentais dessa construção teórica; assim como a história da psicanálise, seja essa última concernente à história do movimento psicanalítico ou às ideias psicanalíticas, como contextualização desse sabe.

Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto

Possui graduação em Curso de Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 1988) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP - 1993) e um pós-doutorado (de 2 anos) em Psicanálise na Université de Paris VII. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Temas: Psicopatologia Psicanalítica e Historicidade; Clínica psicanalítica; Psicanálise e sociedade; Relações adulto-criança; Representações e sentimentos acerca da criança; Sentimentos sociais. Psicodinâmica do trabalho e teoria da sedução generalizada

garmneto@gmail.com

Paulo José da Costa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano.

Temas: Psicanálise e desenvolvimento humano; Psicanálise aplicada, ou extramuros (mitologia, tragédia grega, artes, cultura);Psicopatologia psicanalítica;História da psicanálise.

pjcosta@uem.br

Viviana Carola Velasco Martinez

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora não titular da Universidade Estadual de Maringá na graduação e no curso de Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa Psicanálise e Civilização.

Temas: Psicopatologia psicanalítica e historicidade; psicanálise extra-muros (psicomitologia, artes, literatura, música, religião, política); jogos eletrônicos, realidade “virtual” e criança; história da psicanálise.Psicodinâmica do trabalho e teoria da sedução generalizada.

vcvmartinez@hotmail.com

Marcos Leandro Klipan

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Assis/SP (2015). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Temas: Psicanálise e gêneros; Historiografia psicanalítica; Psicopatologia psicanalítica.

Eliane Domingues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período de sanduíche na Université Paris 7 (École Doctorale Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie).É professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e trabalha com os seguintes temas: Psicanálise e Política, Etnopsicanálise, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Juventude e adolescência.

Temas: Psicanálise, Cultura e Política. Etnopsicanálise