Você está aqui: Página Inicial / Docentes e Linhas de Pesquisa / Linha e Pesquisa 2: Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade

Linha e Pesquisa 2: Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade

Busca compreender aspectos da constituição do sujeito com ênfase na complexidade dos processos psicossociais. Visa discutir conceitos e teorias psicológicas em articulação com os desafios propostos pelos fenômenos sociais contemporâneos e contribuir com subsídios para a discussão crítica das intervenções psicológicas em diferentes campos de atuação do psicólogo. Propõe-se produzir a partir de uma diversidade de vertentes teórico-metodológicas da Psicologia em diálogo com outros campos do saber tais como Filosofia, Sociologia, estudos de gênero e saúde coletiva.

Docentes

Angela Maria Pires Caniato

Possui Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela PUC do Rio de Janeiro (1968), titulação em Psicologia Clínica e Social pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mestrado em Psicologia Social pela PUC de São Paulo (1986) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995).

Temas: Psicanálise e Teoria Crítica. Subjetividade e Cultura: abordagem relacional da Psicanálise. Amparo e Desamparo Cultural: perspectiva psicanalítica. Indústria Cultural vs. Internalização Inconsciente da Violência. Sofrimento Psicossocial na Contemporaneidade.

angelacaniato@gmail.com

Currículo Lattes

Eduardo Augusto Tomanik

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado em Psicologia Comunitária pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Temas: As emoções sob a perspectiva da Psicologia Social. Representações Sociais das emoções. Aspectos e aprofundamentos teóricos sobre as emoções.

eatomanik@gmail.com

Currículo Lattes

Guilherme Elias da Silva

Psicólogo e Doutor em Psicologia pela UNESP - Campus Assis na área de conhecimento: Subjetividade e Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. As áreas de conhecimento em que atua: Psicologia Organizacional e do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: Modos de Gestão, Saúde Mental e Trabalho e Subjetividade e Intersubjetividade nas Relações de Trabalho.

guilhermin@hotmail.com

Currículo Lattes

Hélio Honda

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá.

Temas: Questões Conceituais da Metapsicologia Freudiana. Metapsicologia e Clínica. Cultura e Metapsicologia.

hhonda@uem.br

Currículo Lattes

Lucia Cecilia da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde atua na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Psicologia, Psicologia da Saúde e Atenção em Saúde numa perspectiva fenomenológica e histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem fenomenológico-existencial, cuidado em saúde, psico-oncologia, morte e morrer.

Temas: Relações entre Psicologia, Fenomenologia e Existencialismo. Psicologia da Saúde. Atenção em Saúde.

luciacecilia@hotmail.com

Currículo Lattes

Murilo dos Santos Moscheta

Professor adjunto A do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Processos Grupais e Comunicação, inscrito no CNPq. Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoramento na Universidade de New Hampshire e atuou como professor convidado do East Side Institute de Nova York. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo (SPAGESP). É co-fundador do grupo VIDEVERSO (Grupo de Ação em Pesquisa em Diversidade Sexual da FFCLRP).

Temas: Contribuições do Construcionismo Social para o estudo da comunicação e processos grupais. Produção de sentidos e práticas de cuidado em saúde a luz do construcionismo social.

murilomoscheta@me.com

Currículo Lattes

Ednéia José Martins Zaniani


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Doutorado em Psicologia e Sociedade pela UNESP-Assis/SP (2015). Interessa-se e dedica-se a estudos sobre infância e saúde mental infantojuvenil na perspectiva do SUS e da Atenção Psicossocial e na interface da Psicologia com as Políticas Públicas.

Temas: Saúde mental infanto-juvenil. Políticas Públicas de Saúde e Educação. Atenção Psicossocial e SUS. 

edapsi@hotmail.com
Currículo Lattes

Sylvia Mara Pires de Freitas

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa/RJ (1985); Especialização em Psicologia do Trabalho pela CEUCEL/RJ (1987); Formação em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Psicoterapia Vivencial/RJ (1990); Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEM/PR (2018). 

Temas: Psicologia clínica e Psicologia do trabalho. Existencialismo de Jean-Paul Sartre. 

sylviamara@gmail.com
Currículo Lattes