Você está aqui: Página Inicial / Ingresso / Curso de Doutorado

Curso de Doutorado

Ingresso ao Curso de Doutorado em Química

 

Ingresso ao Curso de Doutorado para início em 2020

Inscrições: janeiro/março/maio/julho/setembro/2020. 
Veja aqui maiores informações sobre o ingresso.

 

 

Informações importantes para o ingressante ao Curso de Doutorado em Química


Matrícula

O pós-graduando deverá efetuar sua matrícula semestralmente, utilizando formulário próprio disponível no site, independentemente de necessitar ou não de se inscrever em disciplinas. A não realização da matrícula implicará em seu desligamento automático do Curso. É obrigatório a assinatura do orientador em todos documentos.

 

Relatório anual

O pós-graduando deverá entregar anualmente seu relatório obrigatório. No primeiro ano (12º mês de curso) estará dispensado por ter que qualificar no mesmo período. Após o 1º ano de curso, o pós-graduando deverá entregar o relatório no mês em que iniciou o seu curso. O relatório possui uma capa, o qual está disponível no site. O pós-graduando deverá fazer o relatório em formato digital (pdf ou doc) e encaminhar para o orientador e será este quem deverá encaminhar para o e-mail da secretaria (sec-pqu@uem.br). Não há necessidade de assinaturas no relatório.

 

Prazos

O pós-graduando possui os seguintes prazos:

Semestralmente efetuar sua matrícula

Anualmente encaminhar o relatório anual (a partir do segundo ano de curso)

12 meses para solicitar o Exame de Qualificação 

13 meses para defender o Exame de Qualificação 

47 meses para obter a proficiência em língua inglesa e todos os créditos exigidos

48 meses para defender sua tese.

 

Créditos

O pós-graduando terá que obter no mínimo 28 créditos em disciplinas, sendo obrigatório cursar as disciplinas Seminários e uma disciplina Avançada (vinculada a área de sua linha de pesquisa). Para os bolsistas DS/CAPES é obrigatório cursar a disciplina Estágio de Docência II.

 

Exame de Proficiência em Língua Inglesa

O pós-graduando deverá ter sido aprovado no Exame de Proficiência em Língua Inglesa aplicado neste programa (normalmente são três aplicações por ano) ou pelo Departamento de Letras Modernas/UEM. Proficiência obtida em outros Programas de Pós-Graduação/IES, deverá ser submetida ao Conselho Acadêmico para análise.

 

Exame de Qualificação

O pós-graduando deverá preparar o seu plano geral de doutorado, no formato de Exame de Qualificação, e solicitar o Exame de Qualificação de Doutorado até doze meses após ter iniciado seu curso. O Exame de Qualificação deverá ser feito em concordância com seu orientador, seguindo o modelo de Plano de Pesquisa de Doutorado disponível no site. Não há necessidade de ter sido aprovado no exame de proficiência em língua inglesa nem ter obtidos todos os créditos exigidos pelo regulamento.
 

Tese

Somente após ter obtido todos os créditos exigidos pelo regulamento, inclusive o Estágio em Docência (quando for o caso), ter sido aprovado no exame de proficiência em língua inglesa, e ter sido aprovado no Exame de Qualificação de Doutorado é que o pós-graduando poderá solicitar a banca de defesa de tese. No ato do pedido de banca, o pós-graduando deverá apresentar também o comprovante de seu artigo de doutorado publicado, ou no mínimo aceito para publicação.