+

Programa de Mestrado Profissional em Letras

Apresentação

 

Secretaria - Bloco G34 - Sala 112

Horário de Funcionamento: 08h às 13h

Telefone: 3011-4888

E-mail: sec-profletras@uem.br 

*Devido à pandemia do Covid-19, estamos atendendo apenas pelo e-mail.

Área de concentração e Linhas de Pesquisa

O PROFLETRAS está constituído de uma única área de concentração: Linguagens e Letramentos. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa:

- Estudos da linguagem e práticas sociais

- Estudos literários

 

Área de concentração: Linguagens e Letramentos

Descrição

Na formação do professor que atua no ensino fundamental, é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para a linguagem, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. É com essa visão que a única área de concentração do PROFLETRAS dá conta de uma proposta ampla o suficiente para reunir linhas de pesquisa com disciplinas que articulam as modalidades oral e escrita, permeando estudos em diferentes concepções (práticas, teóricas, formais e não formais).

 

Linhas de Pesquisa

1. Estudos da linguagem e práticas sociais

Descrição              

Estudo da língua, do texto, do discurso, dos letramentos e suas implicações para a formação na educação básica. Usos da linguagem em contextos distintos de interação social. Abordagens teóricas sobre a linguagem na prática pedagógica. Investigações sobre o campo acadêmico aplicado do ensino da língua materna.

 

2. Estudos literários

Descrição

Discussões epistemológicas em torno do ensino da literatura, voltadas à formação do professor do ensino básico. Formação do leitor literário. Abordagem, na escola, da variedade da produção literária, incluindo desde os textos clássicos nacionais e mundiais às expressões de matriz africana e indígena brasileira. Mediação do professor para a experiência estética do ler e do escrever do texto literário.

Coordenação

Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Cláudia Valéria Doná Hila

Coordenadora Adjunta: Profª. Drª. Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo

Corpo Docente

Ingresso

Critérios de Seleção
 

Todo o processo de seleção é coordenado e realizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do exame nacional de acesso, a qual é responsável pelos editais a serem expedidos e pelos demais trâmites do Processo Seletivo.

Os exames de seleção são individuais e apresentam de somente uma etapa eliminatória, constituída por uma Prova Escrita, eliminatória, cuja finalidade é sondar a capacidade de análise, de interpretação e de argumentação dos candidatos, observando-se as habilidades de leitura e escrita. A prova é composta de questões objetivas e uma questão discursiva.

Para ser admitido no Programa, o candidato deve ser aprovado nesta única etapa do Processo de Seleção e ser classificado dentro do limite de vagas dispostas em cada edital de abertura.

A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Para efeito de divulgação do resultado final, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovado” (aqueles com média igual ou superior a 7,0) e “não aprovado” (aqueles com média inferior a 7,0).

Produtos Educacionais - Turma 02

Produtos Educacionais - Turma 05 (2020)

Produção Técnica

Aplicativos produzidos pelos discentes na disciplina "Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais " sob orientação da Prof.ª Dr.ª Claudia Valeria Doná Hila.

Editais e Regulamento

profletras.jpg

profletras.jpg

Dissertações defendidas

Nenhum resultado foi encontrado.