Linhas de Pesquisa

O PROFLETRAS está constituído de uma única área de concentração: Linguagens e Letramentos.

Linguagens e Letramentos

Na formação do professor que atua no ensino fundamental, é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para a linguagem, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. É com essa visão que a única área de concentração do PROFLETRAS dá conta de uma proposta ampla o suficiente para reunir linhas de pesquisa com disciplinas que articulam as modalidades oral e escrita, permeando estudos em diferentes concepções (práticas, teóricas, formais e não formais).

A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa:

1. Teorias da Linguagem e Ensino

Estudos da língua, do texto, do discurso, dos letramentos e suas implicações para a formação na educação básica. Usos da linguagem em contextos distintos de interação social. Abordagens teóricas sobre a linguagem na prática pedagógica. Investigações sobre o campo aplicado do ensino de língua materna.

2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes

Discussões epistemológicas em torno do ensino da literatura, voltadas à formação do professor do Ensino Básico. Formação do leitor literário. Abordagem, na escola, da variedade da produção literária, incluindo desde os textos clássicos nacionais e mundiais às expressões de matriz africana e indígena brasileira. Mediação do professor para a experiência estética do ler e do escrever o texto literário.