Você está aqui: Página Inicial / Eventos / I Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade – SISU 2019

I Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade – SISU 2019

Quando 08/10/2019 a 19h00 a
10/10/2019 a 19h00
Onde IFPR – Campus Umuarama / Câmara de Vereadores de Umuarama
Nome do Contato
Telefone do Contato 44 - 36219334
Adicionar evento ao calendário vCal

I Simpósio Interdisciplinar de Sustentabilidade

Confira:

A lista dos trabalhos com formato (painel e oral), local e horários para a apresentação no Simpósio Interdisciplinar de Sustentabilidade:

Atenção!

O envio de resumos foi prorrogado para até 19 de setembro e as inscrições com taxa de R$ 80,00 também foram prorrogadas para pagamentos até dia 19 de setembro.

A Universidade Estadual de Maringá-UEM e o Instituto Federal do Paraná-IFPR, no âmbito do programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), realizarão o I Simpósio Interdisciplinar em Sustentabilidade nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2019 em Umuarama/PR. A programação do SISU 2019 contará com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de trabalho (oral e painel), além da seleção de trabalhos para serem publicados em edição da revista Mundi, dedicada exclusivamente ao evento.

A realização do SISU 2019 faz parte das ações do PSU que têm como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos acadêmicos/científicos e interdisciplinares que contribuam para a evolução do conhecimento sobre sustentabilidade e para resolução de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito desta.

A participação no evento dará direito a certificado a ser emitido pela DEX/UEM.

08/10/19 (terça-feira)

19:00- Credenciamento e abertura

19:30- Palestra de abertura - Sustentabilidade: desafios e perspectivas futuras

Prof. Dr. Alvori Ahlert (UNIOESTE)

09/10/19 (quarta-feira)

13:30 às 17:30 – Oficinas (vagas limitadas)

1. Redação Científica (Profa. Dra. Giani A.L. Colauto/UNIPAR)

2. Sistemas Fotovoltaicos como forma sustentável de geração de energia elétrica (Gustavo André Barbado Farias/MS Engenharia Elétrica)

3. Tratamento de efluentes (Marcelo Pinheiro Ribeiro/Sanepar)

Local: IFPR – Campus Umuarama

_____

19:00Mesa redonda - Inovação para a Sustentabilidade

Vanderson Galan (Prati Donaduzzi)

Dr. Luis Fernando Souza Gomes (UFPR)

Demais palestrantes a confirmar

10/10/19 (quinta-feira)

13:30 às 17:30- Apresentação de trabalhos (oral e painel)

Local: IFPR – Campus Umuarama

_______

19:00- Mesa redonda: Desafios e Oportunidades para o Manejo Sustentável.

1. Dra. Samantha Nazaré de Paiva (Klabin)

2. Dr. Hilbernon Coelho (Banco do Brasil)

3. Ederson Augusto Zanetti (Green Farm)

4. Ana Paula Ferreira da Silva (Mater Natura-Instituto de Estudos Ambientais)

________

INSCRIÇÕES: 05/08 a 08/10

As inscrições serão realizadas em duas etapas:

1ª) Preenchimento do formulário inscrição no SISU 2019, acessível pelo link
abaixo:
hUZa9hETDN5qkam2HoBARA/viewform

Atenção: As vagas nas oficinas são limitadas e serão estabelecidas por ordem de pagamento. Ao atingir o máximo de cada oficina (25 vagas) o inscrito poderá migrar para outra oficina, se houver vaga, através de comunicado via e-mail.

2ª) Pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto gerado no link abaixo (Código de recolhimento: 5620 e o valor de investimento: R$ 80,00 para pagamento até o dia 11/09 (prorrogado para até 19 de setembro) e R$ 100,00 para pagamento a partir do dia 12/09/19). https://www.npd.uem.br/cmp/gr_uem.zul
Atenção: guarde o comprovante de pagamento, em caso de dúvidas necessário será solicitado para confirmação.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Cada inscrito no evento poderá submeter até dois trabalhos. A submissão de trabalhos deverá ser feita até o dia 11 de setembro de 2019 (prorrogado para até 19 de setembro) por meio do preenchimento do formulário acessível pelo link abaixo:
QyYLa8AJtBt3bUeji5Sh0yrg/viewform

Para submissão os resumos deverão ter 400 a 500 palavras contendo, de forma objetiva e sem subtítulos: introdução, objetivos, metodologia, resultados e considerações/conclusões. O resumo deverá apresentar citações e referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT, porém as referências bibliográficas não serão contabilizadas no número de palavras. Figuras e tabelas não serão aceitas na fase de submissão.

Os resumos serão analisados por comissão temporária de seleção dos trabalhos submetidos para apresentação no SISU 2019 e classificados em apresentação oral, apresentação em painel, desclassificados ou selecionados para publicação na revista Mundi. A comissão poderá solicitar alterações ou correções.

Serão aceitos resumos em diversas áreas do conhecimento, inéditos ou de revisão. Ao enviar o trabalho o autor se responsabilizará pela política de privacidade. Não serão aceitos trabalhos que apresentem plágio.

A comissão publicará no dia 30 de setembro na página do PSU, http://www.psu.uem.br/events, a classificação dos resumos submetidos ao SISU2019 e as orientações para as apresentações nas categorias oral e painel.

Atenção: os melhores trabalhos serão selecionados para publicação na revista Mundi. As orientações para publicação na Revista Mundi serão enviadas por e-mail aos autores após a realização do evento.