Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bebês em risco: fumaça de cigarro intoxica a casa toda.

Bebês em risco: fumaça de cigarro intoxica a casa toda.

Não é novidade que cigarro faz mal, tanto para o próprio fumante quanto para quem respira a fumaça.

Mas pouca gente sabe que os malefícios vão além. O "fumo de terceira mão" (FTM), alvo de novas pesquisas, é arriscado principalmente para bebês: consiste no contato com as substâncias tóxicas do cigarro que "grudam" em paredes, móveis e chão. Pesquisa americana revelou que o FTM provoca alterações no DNA, favorecendo o surgimento do câncer.

Após ser expelida, a nicotina passa por reações químicas e se transforma em outras substâncias tóxicas ultrafinas (NNA, NNK e NNN), que entram com facilidade no organismo por inalação, ingestão ou contato com a pele. Os cientistas do Laboratório Nacional de Laurence Berkeley descobriram que os resíduos provocam lesões e quebram as cadeias de DNA.

Como engatinham, tocam em diversas superfícies e, constantemente, levam a mão à boca, bebês são as principais vítimas. De acordo com estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os pequenos acabam ingerindo por dia cerca de 0,25g de poeira - muitas vezes contaminada -, o que é o dobro de um adulto.

 

Fonte INCA / O DIA RJ