Avaliação
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) foi criado em 2008 e passou pela primeira avaliação trienal da CAPES em 2010-2012, tendo recebido o conceito 4 (link para o site da avalivação).
Esta avaliação é o resultado do empenho dos docentes, discentes e agentes universitários que compõem a equipe do PGO para a formação de mestres em Odontologia Integrada, preparados para trabalhar em clínica integrada, na perspectiva da clínica ampliada, para um cuidado humanizado, integral e resolutivo. Além disso, o PGO tem buscado a consolidação de suaslinhas de pesquisa e caminha para a abertura do curso de doutorado,efetivando o processo de verticalização do ensino no Departamento de Odontologia da UEM, que tem buscado trazer discussões relevantes da realidade vivenciada.
O corpo docente diversificado e produtivo influenciou na obtenção deste conceito: além de cirurgiões-dentistas de diferentes áreas (cirurgiabucomaxilofacial, dentística, endodontia, estomatologia, odontopediatria ortodontia, periodontia e saúde coletiva) vincula-se também uma bióloga, uma estaticista e um fisico. Com isso, os projetos de pesquisa desenvolvidos visam integrar as profissões e disciplinas, construindo novos campos interdisciplinares.
A integração graduação e pós-graduação tem sido um dos pontos fortes do PGO e muito incentivada, já que ambas se fortalecem quando há o trabalho em equipe. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta do trabalho colaborativo e a adoção das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, têm ajudado no desenvolvimento da autonomia para a auto-aprendizagem e problematização da prática, tanto dos mestrandos quanto dos graduandos.
O conceito 4 obtido no triênio 2010-2012 foi o reconhecimento do imenso trabalho e esforço coletivo que vem sendo desenvolvido pela equipe PGO desde a sua criação, ao mesmo tempo que serve de inspiração para a superação dos novos desafios.
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) foi criado em 2008 e passou pela primeira avaliação trienal da CAPES em 2010-2012, tendo recebido o conceito 4 (link para o site da avalivação).
Esta avaliação é o resultado do empenho dos docentes, discentes e agentes universitários que compõem a equipe do PGO para a formação de mestres em Odontologia Integrada, preparados para trabalhar em clínica integrada, na perspectiva da clínica ampliada, para um cuidado humanizado, integral e resolutivo. Além disso, o PGO tem buscado a consolidação de suaslinhas de pesquisa e caminha para a abertura do curso de doutorado,efetivando o processo de verticalização do ensino no Departamento de Odontologia da UEM, que tem buscado trazer discussões relevantes da realidade vivenciada.
O corpo docente diversificado e produtivo influenciou na obtenção deste conceito: além de cirurgiões-dentistas de diferentes áreas (cirurgiabucomaxilofacial, dentística, endodontia, estomatologia, odontopediatria ortodontia, periodontia e saúde coletiva) vincula-se também uma bióloga, uma estaticista e um fisico. Com isso, os projetos de pesquisa desenvolvidos visam integrar as profissões e disciplinas, construindo novos campos interdisciplinares.
A integração graduação e pós-graduação tem sido um dos pontos fortes do PGO e muito incentivada, já que ambas se fortalecem quando há o trabalho em equipe. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta do trabalho colaborativo e a adoção das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, têm ajudado no desenvolvimento da autonomia para a auto-aprendizagem e problematização da prática, tanto dos mestrandos quanto dos graduandos.
O conceito 4 obtido no triênio 2010-2012 foi o reconhecimento do imenso trabalho e esforço coletivo que vem sendo desenvolvido pela equipe PGO desde a sua criação, ao mesmo tempo que serve de inspiração para a superação dos novos desafios.
Conceito da Comissão: Muito Bom
Apreciação: 1.1- O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da Universidade Estadual de Maringá
iniciou em 2008, com o curso de Mestrado. Na avaliação trienal que aconteceu no período de 2010-2012, o
Programa recebeu conceito 4. No ano de 2014 foi aprovado o Curso de Doutorado, que iniciou sua primeira turma
em 2015, com 8 discentes. Apresenta uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa que têm uma
abrangência multiprofissional e multidisciplinar. Apresenta 8 projetos de pesquisa distribuídos de forma equitativa nas
duas linhas de pesquisa existentes, com participação de 88% de docentes permanentes e 93% de discentes. A
estrutura curricular do Curso de Mestrado contempla 15 disciplinas obrigatórias e 4 eletivas; a do Doutorado possui 7
disciplinas obrigatórias e 10 eletivas. Em ambas estruturas curriculares, as disciplinas são integradas com as linhas
de pesquisa e possuem algumas delas, fundamentação teórico-metodológica para formação didática e outras
contribuem de forma ativa para formação de recursos humanos e políticas de saúde. As disciplinas, na maioria, são
presenciais, entretanto, em duas disciplinas, parte do conteúdo é ministrado por vídeo conferência. Destaca-se, no
último quadriênio, o relato de uma disciplina ministrada na língua inglesa. O perfil do egresso proposto é de um
docente/pesquisador em Odontologia integrada com conteúdo, habilidades e competências contemporâneas para
atuar na formação de cirurgiões-dentistas qualificados e resolutivos, considerando o sistema de saúde vigente no
país. A proposta do Programa é clara e objetiva, apresentando produção intelectual vinculada às linhas de pesquisa
e coerência entre projetos de pesquisa e disciplinas.
Em síntese, este conjunto de informações aponta para um conceito muito bom frente aos parâmetros da área.
Ficha de Avaliação
ODONTOLOGIA
Parecer da comissão de área
1 – Proposta do Programa
Itens de Avaliação Peso Avaliação
1.1. Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração,
linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular. 40.0 Muito Bom
1.2. Planejamento do programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando
os desafios internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na
melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus
egressos, conforme os parâmetros da área.
30.0 Muito Bom
1.3. Infraestrutura para ensino, pesquisa e, se for o caso, extensão. 30.0 Muito Bom
10/01/2018 09:23:01 1
1.2 - O planejamento futuro do Programa está bem delineado com metas e objetivos a serem alcançados. As
sugestões apresentadas para reflexão na última avaliação foram observadas e atendidas pelo Programa no que se
refere à produção científica, ao incremento da participação de discentes de graduação em resumos e publicações e
ao credenciamento e descredenciamento de docentes. O Programa de Pós-graduação em Odontologia Integrada ao
longo do quadriênio incrementou as ações de internacionalização através de: 1) Programa aliança para educação e
capacitação, tendo recebido uma aluna de nacionalidade paraguaia; 2) Aprovação de doutorado sanduíche em 2016
de um discente em instituição dos Estados Unidos; 3) Projetos em cooperação com a Universidade de Copenhagen
(Dinamarca) com vigência até 2019, com publicação de 3 artigos científicos frutos dessa parceria; 4) Continuidade de
parceria já existente com a Universidade de Gotenburgo (Suécia), com publicação de artigo científico; 5) Novas
parcerias com 3 instituições estrangeiras com a Universidade de Lyon, Mc Gill e British Columbia ainda sem reflexo
em publicação científica; 6) Envio de editais para captação de professor visitante do exterior; 7) através de visitas de
pesquisadores estrangeiros ao Programa, bem como visitas dos docentes permanentes a centros de pesquisa
internacionais. O acompanhamento dos egressos, com relação ao seu vínculo profissional e nucleação, é realizado
sistematicamente.
Em síntese, este conjunto de informações aponta para um conceito muito bom frente aos parâmetros da área.
1.3 - A expansão da área física do Departamento de Odontologia da Instituição e do Programa está em andamento,
após um período de interrupção da obra. As atividades administrativas estão concentradas na secretaria de Pós
graduação do Departamento de Odontologia. Os laboratórios utilizados são do próprio Departamento ou de
laboratórios multiusuários na própria Instituição ou em instituições parceiras nacionais e internacionais. Ocorreu
readequação de um laboratório multiusuário de pesquisa do programa, utilizando recursos de projetos de pesquisa
aprovado pela Fundação Araucária e outras agências de fomento, contribuindo assim para melhoria do parque
laboratorial. Existe um PROCAD-CAPES aprovado em 2013 com a UNICAMP Piracicaba e com a Universidade
Federal do Piauí, que permitiram a concessão de 3 bolsas de iniciação científica, troca de conhecimentos,
aperfeiçoamento de docentes e mobilidade de discentes, dentre outros objetivos, contribuído assim para o
crescimento do programa. Para o desenvolvimento adequado das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além
dos laboratórios de pesquisa, os docentes e discentes dispõem de clínicas para atendimento de pacientes e de
biblioteca devidamente equipada e com amplo acesso a Portal de Periódicos CAPES disponíveis para o corpo
discente e docente, além de adequados recursos de informática.
O conjunto de informações desse quesito aponta para um conceito muito bom para o Programa frente aos
indicadores da área.
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