AIKIDO
AIKIDO PARANÁ UEM
O AIKIDO é uma arte marcial japonesa, desenvolvida por Morehei Ueshiba (O-Sensei) no início do século XX. AIKIDO significa caminho (DO) da harmonia (AI) por meio da energia vital (KI). Tem como princípio o treinamento físico e mental. Traz em seu cerne a cultura japonesa, pois seu fundador buscou manter os princípios do BUDO intactos no AIKIDO. Praticar AIKIDO vai além da prática de uma atividade física e da defesa pessoal, é um caminho de busca do auto-conhecimento, como disse O-Sensei, é usar o treino do corpo “como veículo para treinar a mente, acalmar o espírito e encontrar a bondade e a beleza [...]”. É para manter-se fiel as tradições que no AIKIDO não existe competição. É a cooperação e a harmonia que devem orientar todas as atitudes no Dojô (local de treino). “O AIKIDO é o princípio da não-resistência” dizia O-Sensei.
Os treinos de AIKIDO iniciam sempre com um comprimento entre os participantes e um agradecimento aos ensinamentos recebidos do fundador O-Sensei. Eles são divididos em três partes. A primeira parte é o aquecimento que dura aproximadamente 20 minutos. A segunda parte é composta pelos movimentos básicos. São realizados movimentos básicos individuais de deslocamento, e de queda e rolamento, que levam aproximadamente 10 minutos. A partir desse ponto, os demais movimentos sempre são realizados em duplas. Em geral são realizados movimentos de Tai Sabaki para se aprender as movimentações, agora junto com um colega. Essa movimentação dura mais 10 minutos. Por fim iniciam-se as técnicas de AIKIDO propriamente ditas. As técnicas do AIKIDO se baseiam em projeção e imobilização, sempre com o oponente iniciando o ataque. A duração total do treino é de 1 hora e 30 minutos.
As aulas são ministradas pelo Sensei Maurício Reinert. O sensei iniciou a prática de AIKIDO em 1997 sob orientação do Sensei Rodolfo Reolon (faixa preta 6o Dan), atual presidente da Federação de AIKIDO do Estado do Paraná e conselheiro da União Sul-Americana de AIKIDO. Sensei Maurício graduou-se faixa preta em 2001 pela União Sul-Americana de AIKIDO, representante no Brasil da AIKIKAI do Japão. Em 2004 foi promovido faixa preta 2o Dan. Em 2008 mudou-se para Maringá para atuar como professor e pesquisador no Departamento de Administração da UEM, sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração. Ao final desse ano foi promovido faixa preta 3o Dan. Em 2017 foi promovido a faixa-preta 4° Dan. E em 2023 foi promovido a faixa-preta 5º Dan pelo Hombo Dojo do Japão. O Aikido Paraná Brasil Dojo UEM iniciou suas atividades em 2013, já tendo formado faixas-pretas. Auxiliam nas aulas os Senseis Márcio Noveli (faixa preta 3º Dan) e Cristiano Chester (faixa preta 1º Dan).
O Dojo UEM é filiado a Federação de AIKIDO do Estado do Paraná, entidade oficialmente reconhecida pela AIKIKAI Japão como representante do Aikido no Brasil
(http://www.aikikai.or.jp/eng/about/organization.html).
Aikidô na Mídia:
- Projeto de Aikidô da UEM participa primeiro exame de faixa
- Presidente da Federação de Aikido do Paraná na UEM
- UEM abre turma de Aikidô
- Alunos do Aikido/UEM aprovados em exame de faixa - out/2014
- Alunos do Projeto de Aikido da UEM são aprovados em exame de faixa