Bacharelado em Administração
Coordenação: Profa. Dra. Vilma Meurer Sela (vmsela@uem.br)
Contato da Secretaria do Curso: Telefone:(44) 3011-4906 (sec-dad@uem.br)
Turnos:
Matutino / Noturno
Habilitação: Bacharelado em Administração
Grau Acadêmico: Bacharel em Administração
Prazo Para Conclusão: Mínimo = 5 anos Máximo = 8 anos
Perfil profissional: De acordo com as Diretrizes Curriculares, o Curso de Graduação em Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador. Assim, o aluno formado pelo curso de Administração da UEM deverá ser um profissional com atitudes gerencial, política e de liderança, com capacidade para atuar como estrategista, executivo, consultor e empreendedor, bem como atuar na área acadêmica. Deverá ser dotado de habilidades e conhecimentos generalistas que o qualifiquem para atuar e influir de forma proativa no mercado e na sociedade com responsabilidade e comportamento ético.
Competência e Habilidade: Ao final do curso o aluno deverá estar capacitado para:
a) atuar como agente de mudança na sociedade e nas organizações em geral;
b) entender os reflexos de sua prática profissional na sociedade;
c) desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional
d) estabelecer objetivos;
e) planejar arranjos organizacionais;
f) produzir resultados através da interação de pessoas;
g) compreender a administração como um todo integrado, sistêmico e estratégico;
h) identificar e resolver problemas das organizações com adaptabilidade e criatividade;
i) exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
j) desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
k) desenvolver e selecionar estratégias de ação para atender os interesses das organizações e das pessoas diretamente envolvidas e da sociedade como um todo;
l) interagir criativamente em diferentes contextos organizacionais e sociais;
m) desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
n) compreender e analisar a dinâmica ambiental;
o) compreender e analisar os processos organizacionais;
p) influir no ambiente profissional e social;
q) desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais;
r) apresentar visão empreendedora, agindo de forma criativa e determinada;
s) atuar de acordo com os princípios éticos no exercício profissional.
Projeto político pedagógico
O Projeto político pedagógico descreve a estrutura pedagógico do curso e suas particularidades, bem como matrizes e horários.