Sobre o Curso
OBJETIVOS
Dar continuidade a um programa de capacitação de profissionais para atuação na Educação Especial, em nível latu senso, pelo Departamento de Psicologia da UEM;
Compreender a Educação Especial e seus diferentes determinantes e desdobramentos, no panorama das políticas públicas para a Educação no Brasil e enquanto expressão de um processo atrelado às questões sócio-econômicas atuais;
Dar continuidade à pesquisa de propostas pedagógicas possíveis e necessárias, para o atendimento educacional para indivíduos com deficiências ou necessidades educativas especiais no contexto atual.
Investigar os desdobramentos da proposta inclusiva junto às instituições, família e comunidade em geral.
PÚBLICO ALVO
Profissionais, professores da Área de Educação e outras áreas afins.
DURAÇÃO DO CURSO
Início: 31 de março de 2017
Término: 24 de março de 2018
QUEM PODE SE INSCREVER?
Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação e/ou áreas afins.
PROGRAMA
-Fundamentos Filosóficos, Sócio-históricos e Políticos da Educação Especial.
-Etiologia das Deficiências e Distúrbios.
-Teorias de Aprendizagem e de Desenvolvimento: implicações pedagógicas para a Educação Especial.
-Metodologia do Ensino Superior.
-Atendimento Educacional - Área Mental:
Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação.
-Atendimento Educacional - Área Sensorial – Auditiva.
-Atendimento Educacional - Área Sensorial Visual e Surdo Cegueira.
-Atendimento Educacional - Área Física
Metodologia Científica na Educação Especial.
-Atendimento Educacional – Transtornos Globais do Desenvolvimento.
-Reflexões sobre o Processo de Inclusão Escolar: família e a deficiência.
-Arte e Educação Especial.
CORPO DOCENTE
É composto por professores doutores e doutorandos que têm pesquisas e experiências profissionais reconhecidas na área da Psicologia e da Educação Especial.
CARGA HORÁRIA
A carga horária total é de 360 horas/aula.
As aulas serão ministradas as terças-feiras à noite e as quintas-feiras à noite.