Resumo Fábio Gonçalves da Silva
O objetivo deste trabalho consiste em realizar um estudo que contemple as questões econômica e comercial que envolve o mercado de soja pós-introdução da soja transgênica, com o intuito de verificar se haverá maiores vantagens comparativas ou não com a adoção do plantio e comercialização de soja transgênica no Brasil, em escala comercial, frente aos seus dois principais concorrentes: Argentina e EUA. A hipótese central é a de que os possíveis benefícios da soja transgênica associados à redução de custos de produção podem ser superados pela queda de produtividade, pagamento de royalties e dificuldades de comercialização em nível internacional. Para tanto, foram levantados dados sobre custos de produção e produtividade bem como alguns aspectos estruturais, royalties, segregação, rotulagem, prêmio e cenário internacional do comércio de soja pós-transgenia, no sentido de corroborar tal hipótese, ficando tal estudo restrito à Argentina, Brasil e EUA. A princípio destaca-se que os resultados apresentados não dispõem de dados conclusivos capazes de comprovar a supremacia das variedades geneticamente modificadas frente às variedades convencionais. Tal situação decorre especialmente da restrição temporal evidenciada na maior parte dos estudos realizados, limitando-se somente ao curto prazo (uma safra apenas). Entretanto, o que fica latente neste trabalho é que para as condições internas apresentadas pelo Brasil no contexto recente, a soja transgênica possivelmente não apresenta maiores vantagens comparativas, de uma maneira geral, sobre a soja convencional.