Resumo - Gabriela Garbi Bissacot
As políticas comerciais no Brasil são votadas no congresso nacional e a decisão de voto é baseada no particularismo político. Esta variável, particularismo político, representa o grau de incentivo para os políticos decidirem se o voto será pensado na própria reputação ou pensando nas ideologias do seu partido. A mais recente política comercial votada no Brasil foi sobre a facilitação do comércio ratificada com o Acordo de Facilitação do Comércio em 2017. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar se os resultados da política comercial de facilitação do comércio no setor da indústria de transformação são impactado pelo particularismo político. Para alcançar estes objetivos foi usado o método econométrico de dados em painel com dados da indústria de transformação para os anos de 2013 a 2018. Como proxy para política comercial utilizou-se duas medidas, a corrente de comércio e a penetração das importações. A hipótese é que um maior particularismo fará com que o político vote favorável a políticas que sejam vontade de sua maioria de eleitores. Os resultados mostram que quanto maior o particularismo político, mais favorável a políticas comerciais de abertura do fluxo do comércio amplo, porém quando se trata da penetração das importações, um maior particularismo faz com que o político não seja favorável a abertura comercial. Conclui-se que no Brasil os políticos tomam a decisão de votar as mudanças políticas focados no nível de particularismo político, logo está variável deve ser analisada quando uma política comercial estiver em votação.
Palavras-chave: política comercial, particularismo político, facilitação do comércio.