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Resumo Leandro Nunes Soares da Silva

Considerando a importância da maior escolaridade, tanto para o indivíduo como para a sociedade, e o fato de o Brasil ter apresentado baixo desempenho nas avaliações internacionais, este trabalho tem por objetivo avaliar o mercado de trabalho do professor por meio da atratividade da carreira e dos determinantes do diferencial salarial entre as categorias, além de analisar os determinantes do desempenho educacional, enfatizando o papel do professor. Para tanto, foram utilizados dados da RAIS e do SAEB de 2017, e utilizados os métodos de equação de rendimento, o método de decomposição de Oaxaca-Blinder e a econometria espacial. Os principais resultados obtidos a respeito do mercado de trabalho dos professores foi que a remuneração deles é maior que a remuneração média da população com outro trabalho formal. Ao analisar somente os profissionais com nível superior, a remuneração mensal dos professores é menor do que a dos demais profissionais, no entanto, o salário por hora é praticamente igual, apesar dos professores possuírem maior idade e mais tempo no emprego. Na análise do retorno salarial por meio da equação de rendimento, em que são levadas inúmeras características de controle, notou-se que os professores ganham menos, inclusive entre os profissionais com todas as qualificações. O estudo sobre o diferencial de salários indicou que os professores paranaenses, estatuários e com maior tempo de trabalho possuem as maiores remunerações por fatores não associados à qualificação desses professores, ou seja, os empregadores simplesmente pagam mais. Por outro lado, o professor da escola privada e das etapas de ensino fundamental e infantil recebem salários menores em função de seus atributos. Quanto aos resultados do desempenho escolar, foi possível constatar que a proficiência dos três estados do Sul do Brasil está entre as maiores do Brasil, ainda que a análise entre os municípios tenha mostrado uma heterogeneidade nos indicadores. O Sul do estado gaúcho concentra as cidades com as menores notas. Em relação aos determinantes do desempenho escolar, notou-se o grande impacto das variáveis socioeconômicas dos alunos nas notas. Por fim, a maior remuneração dos professores contribui, ainda que em proporções pequenas, para um melhor desempenho escolar dos alunos. Assim sendo, a remuneração dos docentes do ensino fundamental do Sul do Brasil não é atrativa, sobretudo para os professores com nível superior. Além disso, uma maior remuneração pode auxiliar no incremento das notas obtidas pelos alunos no SAEB.

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