Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS) é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá. O PCS foi aprovado pela Capes em novembro de 2002 e a primeira turma do Mestrado teve início em março de 2003.
Em agosto de 2009, a Capes aprovou o curso de Doutorado e a primeiro turma teve início em março de 2010.
Atualmente, o PCS conta com 25 docentes permanentes, dos quais 22 em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e três voluntários, além de trêsprofessores colaboradores.
O PCS é constituído por oito linhas de pesquisa, distribuídas em duas áreas de concentração: "Doenças Infecciosas e Parasitárias" e "Saúde Humana".
Até agosto de 2016, o PCS formou 294 mestres e 31 doutores.
O Programa recebe recursos financeiros (bolsas de estudo e financiamento de projetos) da Capes, do CNPq e da Fundação Araucária.
O PCS foi classificado como nível 4 na última avaliação da Capes (triênio 2010-2012).
O PCS tem como objetivos:
I - preparar profissionais da área da saúde com habilidades e competências
para o ensino e a pesquisa;
II - formar profissionais criativos e críticos, capacitados a desenvolver, analisar
e interpretar cientificamente dados que interferem no processo saúde-doença;
III - gerar conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida
do homem.
CURSOS:
MESTRADO
Duração: mínimo: 12 meses; máximo: 24 meses
Créditos: 20 créditos (2 obrigatórios e 18 optativos)
DOUTORADO
Duração: mínimo: 24 meses; máximo: 48 meses
Créditos: 30 créditos
Cada crédito teórico equivale a 15 horas e cada crédito prático equivale a 30 horas.
PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção de alunos para o Mestrado ocorre anualmente e compreende: a) Prova escrita envolvendo compreensão e interpretação de texto de literatura científica sobre tema da área da Saúde (eliminatória); b) Entrevista, na qual serão analisadas a proposta do trabalho, disponibilidade do candidato para exercer as atividades do programa, a expressão oral de ideias e a capacidade de síntese do candidato; c) Análise de currículo.
A seleção de alunos para o Doutorado ocorre anualmente e por fluxo contínuo, na dependência da disponibilidade de vagas dos orientadores, e compreende: a) Entrevista, na qual serão analisadas a proposta do trabalho, a disponibilidade do candidato para exercer as atividades do programa, a expressão oral de ideias e a capacidade de síntese do candidato; b) Apresentação e defesa do projeto de pesquisa a ser desenvolvido; c) Análise de currículo.