Entrega do Relatório Final do Plano Diretor do Câmpus Sede
A Comissão de Elaboração do Plano Diretor entregou, na sexta-feira, 18 de setembro de 2015, ao reitor, Mauro Baesso, o resultado dos trabalhos realizados ao longo de cerca de três anos.
Numa das etapas das atividades desenvolvidas, a comissão fez o diagnóstico histórico da ocupação do território do câmpus sede da UEM. Em outra etapa, o documento reúne o resultado do processo participativo da comunidade universitária, que, participando de audiências públicas, ajudou a debater a construção do Plano Diretor.
Em uma terceira etapa houve a elaboração da proposta de uma minuta de resolução, que sistematiza o trabalho realizado sobre os princípios e diretrizes para o planejamento do uso e ocupação do território do câmpus-sede da UEM para os próximos cinco a dez anos.
No documento, a comissão solicita ao reitor que encaminhe o material para discussão e apreciação do Conselho Universitário (COU).
Formada por 21 representantes, sob a coordenação da professora Ana Lúcia Rodrigues, a Comissão, instalada em 2012, foi integrada por representantes dos centros, dos estudantes e dos agentes universitários.
Durante a entrega do documento, em reunião, da qual também participaram o vice-reitor Julio Damasceno; o procurador jurídico, João Paulo Marin; a assessora de Planejamento, Alice Eiko Murakami; e os membros da comissão, a coordenadora, Ana Lúcia Rodrigues entregou cópia do processo de desapropriação das áreas de terras que formam o atual campus da UEM.
Baesso ressaltou que desde o início de sua gestão a Procuradoria Jurídica vem trabalhando no assunto. O reitor destacou a relevância dos trabalhos da Comissão, parabenizando seus membros pela atuação, e disse que a proposta entregue à Reitoria tem o aspecto importante da transparência necessária que se deve dar ao processo, disponibilizando os documentos para a comunidade universitária, e assinalou que a ocupação do câmpus precisa seguir um processo de planejamento, a exemplo do que está ocorrendo no hospital universitário.