Grupos de Pesquisa
GRUPO DE PESQUISAS
Os grupos de pesquisa do PPA-UEM estão cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, sendo atualizados anualmente. Os grupos apresentam informações dos líderes, membros e projetos realizados. Os grupos de pesquisa do PPA-UEM e seus respectivos projetos possuem estreitamento com a área de atuação do docente e são balizados pelas duas linhas de pesquisa do programa, alinhados com a área de concentração do curso.
GRUPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
O grupo foi criado no ano de 2000 com a proposta de constituir-se em um fórum do Departamento de Administração da UEM para discutir e pesquisar questões afetas à área organizacional. Desde então, sua atuação avançou, incorporando abordagens filosóficas, sociológicas e psicológicas no estudo das organizações e do trabalho, sem deixar de lado temas tradicionais da área, como estrutura e estratégia organizacional. Os esforços e as atividades dos participantes do grupo têm propiciado a apresentação dos resultados de suas pesquisas sob a forma de relatórios, dissertações de mestrado, teses de doutorado, além da socialização do conhecimento gerado em eventos nacionais e internacionais, e da publicação de livros, capítulos de livros e artigos publicados em importantes periódicos da área.
Prof. Dra. Elisa Yoshie Ichikawa*
Prof. Dr. Márcio Pascoal Cassandre
Profa. Dra. Priscilla Chagas
Profa. Dra. Josiane Oliveira
MEDIATA - METODOLOGIAS INTERVENCIONISTAS E APRENDIZAGEM TRANSFORMATIVA
O grupo realiza suas pesquisas acadêmicas principalmente sobre Metodologia Intervencionista. Essa metodologia tem como base teórica a Teoria da Atividade Histórico-Cultural, de origem russa, cujos percussores são Vygotsky, Leontiev e Davydov. Embora sua gênese seja nas áreas da Psicologia e Educação, a Teoria da Atividade têm sido analisada e estudada por diversas outras áreas, como é o caso dos Estudos Organizacionais que assim têm feito uso da Teoria da Atividade na Aprendizagem Organizacional. Dessa forma, dois tópicos principais são estudados por esse grupo a respeito da Metodologia Intervencionista: Psicologia Social Comunitária Latino-Americana e Laboratório de Mudança.
Prof. Dr. Marcio P. Cassandre
GIPEM - GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS E ESTUDOS E PESQUISAS EM MARKETING
O GIPEM é formado por pesquisadores que têm a temática de marketing em comum, porém atuam em campos de conhecimento que se complementam, tais como mercadologia, estudos organizacionais, antropologia e sociologia. Envolve pesquisadores de diferentes instituições: UEM, PUC-PR, UNIGRANRIO, UFPR e UFLA. A plataforma básica de pesquisa e atuação acadêmica do GIPEM tem sido desenvolvida em torno da interdisciplinaridade nos estudos realizados. O grupo tem produzido resultados por meio da publicação de relatórios de pesquisa acadêmica e empresarial, apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, bem como publicação de artigos em periódicos acadêmico-científicos da área de Administração.
Prof. Dr. Francisco G.D. Vieira *
Prof. Dra. Olga Maria C. Pépece
Prof. Dr. Valter Afonso Vieira
NUPETEIM - Núcleo de Pesquisa em Gestão Tecnológica, Empreendedorismo, Inovação e Mercado
Os trabalhos do Grupo são centrados em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, que se desdobram nos seguintes temas: Inovação em Produtos, Processos e Serviços; Estratégia e Planejamento tecnológico; Redes Sociais e Inovação; Sociologia Econômica; Administração e Tecnologia da Informação; Gestão de Marketing, Produção Simbólica; Cultura e Consumo. Os resultados alcançados pelo Grupo têm repercutido na condução das atividades afetas à Pesquisa Institucional e ao Programa de Pós-Graduação em Administração na UEM. Esses resultados têm sido socializados através da participação de seus pesquisadores em diversos congressos nacionais e internacionais, e também a partir de publicações em periódicos e livros sobre o assunto.
Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento*
Profa. Dra. Fabiane C. Verdu