+

PPA Sustentável

Este projeto se justifica pelo compromisso institucional do Programa de Pósgraduação em Administração (PPA) de se agregar às iniciativas e ações, voltadas para atender aos apelos globais para tratar dos problemas econômicos, sociais e ambientais, geradores de pobreza, problemas climáticos e que afetam a vida no planeta (FONSECA, DOMINGUES, DIMA, 2021; LE BLANC, 2020; Nações Unidas, 2024; OECD, 2021; PLATAFORMA AGENDA 2030, 2021; SCHIAVI, 2022; UNITED NATIONS GENERAL ASSEMBLY, 2022)
Ao se considerar o desenvolvimento sustentável em nível global destaca-se o papel da academia de atuação junto à sociedade. No âmbito da Universidade Estadual de Maringá diversas ações se voltam à sustentabilidade. Conforme o relatório de sustentabilidade da UEM, de 2022, destacam-se as ações de pesquisa e extensão afetas a todos ODS, mas especialmente aqueles voltados à educação (ODS4), saúde (ODS3), produção e consumo sustentáveis (ODS12), indústria e inovação (ODS9) e parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS17) (Relatório de Sustentabilidade, 2022). Diante disso, fica claro o papel
da pesquisa e da pós-graduação em contribuir para o desenvolvimento sustentável da região de inserção da UEM.
Nesse contexto, o projeto busca orientar um conjunto de ações e atividades que
identifiquem, fortaleçam e fomentem o vínculo dos projetos de pesquisa, extensão e ensino, das teses e dissertações e de outras atividades realizadas no âmbito do PPA, em prol do desenvolvimento sustentável. Busca-se alavancar no PPA, uma atuação voltada para além da formação, enfocando estímulos ao debate e ações efetivas, especialmente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Engloba assim, direta e indiretamente, todos os 17 ODS, os quais irão balizar as iniciativas aqui estabelecidas.
Embora essas ações englobem demandas estabelecidas pela CAPES, que avalia em seus relatórios evidências de impacto das ações do programa em termos econômicos, sociais, tecnológicos, culturais e ambientais, sua relevância está na busca de cumprimento da responsabilidade do PPA enquanto agente de atuação, promoção e difusão de ações de sustentabilidade, em todas as esferas da sociedade. Além disso, os relatórios resultantes do processo de autoavaliação do PPA indicaram que ações, orientadas para sustentabilidade poderiam estar formalizadas nos relatórios e projetos vinculados ao PPA.

 

Palestra PPA Sustentável: Reflexões sobre a Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela Profª. Drª. SANDRA MARA DE ALENCAR SCHIAVI, no CICLO DE PALESTRAS promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Estadual de Maringá, em 26/06/2024.