Apresentação
O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu Profissional, em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de Mestre.
O curso tem como objetivo formar recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológico (NITs) determinada por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial governamental, organizações sociais etc.
Aprovado pela CAPES com nota 4, o PROFNIT é um curso gratuito e presencial, com prazo de conclusão de 24 meses. É coordenado pelo Conselho Gestor e Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, que é a UFBA.
Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) onde tem lugar as atividades do Programa - oferta de disciplinas acadêmicas e emissão de diploma de Mestre, bem como por toda a gestão local do PROFNIT.
A Rede Nacional do PROFNIT é composta por 12 Pontos Focais distribuídos em todo o território nacional, cobrindo todas as regiões do Brasil, a saber: IFBA, IFCE, UEM, UESC, UFAL, UFBA, UFPE, UFRJ, UFSC, UNB, UFRR e UNICENTRO.
Na UEM, o PROFNIT está ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Centro este que conta com profissionais vinculados aos Departamentos de Administração, Direito Público, Direito Privado, Economia e Ciências Contábeis, com conhecimentos fundamentais para a condução de disciplinas e atividades que se ocupam da aplicação de conteúdos no que concerne à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica, licenciamento e proteção da propriedade intelectual, políticas públicas, disseminação e transferência de tecnologia, negociação e gestão.
O PROFNIT atende as diretrizes do Governo Federal de "situar o Brasil na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico", proporcionando o suporte necessário ao desenvolvimento de ações na área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para promover a inovação tecnológica e a competitividade, contribuindo para sua estruturação nas instituições. Trata-se de uma resposta às dificuldades da interação universidade-empresa, já que se propõe a formar mestres que atuem na interface entre as ações disciplinares e os ambientes de inovação tecnológica, bem como contribui para a criação de massa crítica no Brasil para potenciais futuros programas institucionais de pós-graduação nessa área.