PROGRAMA DE PRECEPTORIAS

AVISOS:
Os horários e programas de preceptorias do ano letivo de 2026 ainda não foram gerados. Em caso de dúvidas, contatar prointeuem@gmail.com
SOBRE O PROGRAMA:
- Como funciona o Prointe na UEM?
O PROINTE – Programa de Integração Estudantil - caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de serviço de apoio aos estudantes, desenvolvendo ações no âmbito pedagógico, integrando professores, acadêmicos e a comunidade externa. O programa criou as preceptorias, que são um tipo específico de monitorias, preparadas por um acadêmico, denominado preceptor, sob orientação de um professor coordenador, cujas atividades acompanham o desenvolvimento das disciplinas dentro de suas particularidades, do curso, da turma e do currículo. As atividades de preceptorias dividem-se em dois grupos: Preceptorias de Disciplinas e Preceptorias de Oficinas, de modo a atender todos os estudantes da UEM, no que se refere ao acompanhamento das disciplinas, dos primeiros anos dos cursos de graduação, e à melhoria na qualificação profissional.
O PROINTE completou 10 anos de criação em 2025, mostrando-se um excelente mecanismo de permanencia estudantil e propagação de conhecimentos!
- Quais são os objetivos?
O foco principal do PROINTE é o de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, acadêmicos e a comunidade externa. Unido a isso, o programa oferece suporte aos acadêmicos ingressantes em todos os cursos da Universidade Estadual de Maringá, nas dificuldades quanto aos seus progressos no acompanhamento das disciplinas e por meio de bolsas para os preceptores.
- Como se tornar preceptor?
A Seleção dos preceptores é feita pelo site da Central de Estágio , tendo em vista as necessidades dos coordenadores de cada área e o preenchimento das 71 bolsas ofertadas pelo programa.
- O programa oferece bolsas?
O PROINTE oferece bolsa aos preceptores do programa, contribuindo na permanência dos estudantes na Universidade.
- Como participar das atividades e oficinas? Quando começa o prazo de inscrições?
As Preceptorias de Oficinas são ofertadas em quatro áreas: Francês Instrumental, Língua Portuguesa e Matemática Básica. A oficina de Língua Portuguesa trabalha com a produção, escrita, leitura e interpretação de textos em português. Os participantes têm a oportunidade de produzirem textos que são corrigidos e comentados pelos preceptores, sob orientação do professor coordenador. Nessa dinâmica também se explora a gramática e a semântica envolvida nos textos trabalhados.
As oficinas de Francês Instrumental objetivam capacitar o estudante à identificação e compreensão de textos científicos, ao mesmo tempo em que aprimora o vocabulário e as noções da gramática. A oficina de Matemática básica trabalha a resolução de exercícios envolvendo noções básicas de aritmética, álgebra e geometria que constituem o alicerce do pensamento lógico-formal de diversas áreas do conhecimento. Para as Preceptorias de Disciplinas, primeiramente foram selecionadas quais poderiam ser atendidas, a partir de um diagnóstico local sobre as disciplinas do primeiro ano dos cursos de graduação, oferecidos pela UEM, que detinham maior índice de evasão e/ou reprovação. Assim, no primeiro momento de implantação do PROINTE, as disciplinas escolhidas por meio deste critério são aquelas das áreas de: Estatística, Física, Química e Matemática.
- E as outras disciplinas?
O programa também possui preceptores de outras áreas, como física e química, contribuindo com monitorias para os graduandos da universidade.
- Há atividades abertas à comunidade externa?
O PROINTE oferece oficinas para a comunidade externa, com o exemplo da oficina de língua portuguesa para estrangeiros.
- Qual a importância do programa?
Ele promove a integração estudantil, reduz a evasão e reprovação, desenvolve habilidades essenciais, qualifica profissionalmente e cria uma rede de apoio fundamental. Ao focar no desenvolvimento pedagógico e na oferta de suporte direcionado, o PROINTE se estabelece como uma ferramenta indispensável para o sucesso acadêmico e a permanência dos estudantes na Universidade Estadual de Maringá.