Histórico
Histórico
A Comissão instituída pela Portaria No. 076-GRE tem por objetivos tratar e buscar alternativas para a questão viária envolvendo a Universidade Estadual de Maringá e o Município.
A temática não é recente. Em 2006 foi criada uma Comissão por meio da Portaria 0867/2006 – GRE “com o objetivo de analisar o projeto de transposição da Avenida Colombo”. O referido Projeto, constante dos autos do processo 03353/2006, teve sua origem na Câmara Técnica Provisória de Estudos de Transposição da Avenida Colombo do CODEM e foi elaborado pelo IDR – Instituto para o Desenvolvimento Regional. O Projeto apresentou quatro etapas: 1) Prolongamento Herval/Demétrio Ribeiro/ Ardinal Ribas/ Primavera; 2) Prolongamento Duque de Caxias/Lauro Weneck/Itamar Soares/ 3) Anel de Contorno Interno da UEM e 4) Prolongamento Duque de Caxias/ Lauro Weneck/ Cecília Meireles.
A última etapa previa a transposição da UEM na forma de um elevado ou na construção de uma trincheira que atravessaria transversalmente o campus.
A comissão se manifestou contrária às propostas contidas no documento do CODEM, salvo o Prolongamento Duque de Caxias/ Lauro Werneck/Itamar Orlando Soares.
O CAD acatou o relato e como desdobramento, em 19 de maio de 2008 o Conselho por meio da Resolução 218/2008 –CAD acata o relatório da comissão e aprova os encaminhamentos necessários à doação de 25.830,46 m2 para o referido prolongamento e a res. 517/2008 –CAD autoriza o aumento para 26.938 m2.
Em 7 de outubro de 2009 o então Prefeito Silvio Barros encaminha nova solicitação ao Reitor Décio Sperandio para a transposição da UEM em dois pontos; no prolongamento da Lauro Werneck em binário com a Av. Paraná e a Av. Herval em binário com a av. São Paulo – a transposição proposta ocorreria na forma de túnel.
Em seguida ocorre uma reunião entre o Prefeito e o Conselho de Administração em 22/03/2010 para tratar do assunto. Em 23/03/2010 o prof. Bruno de Angelis foi designado relator. Um dos procedimentos do relator foi consultar todos os Centros da UEM e também a Seplan (PMM) que informou não haver, até aquele momento, projetos executivos que permitissem fazer cronograma preciso em termos de tempo e impacto da obra .Ao término das consultas, o professor Bruno de Angelis apresentou relato ao CAD com o seguinte parecer:
“Sou de parecer que o Conselho de Administração não dê provimento à solicitação da Prefeitura do Município de Maringá de transposição do Campus sede da Universidade Estadual de Maringá pela extensão da Rua Lauro Weneck através de um túnel até a divisa da Vila Esperança, e pelo prolongamento da Avenida Herval até a divisa com a Vila Esperança”.
O CAD acatou o parecer e gerou a resolução no. 280/2010 – CAD.
E preciso destacar que em paralelo a estes movimentos surgiu na legislação municipal diretriz viária atravessando transversalmente a UEM, com destaque para a Lei 886/2011. (ver mapas disponíveis na pagina.)
Em dezembro de 2012, o Prefeito Silvio Barros, por meio do oficio, solicita nova reunião com a administração da UEM e o CAD. O Reitor Julio Santiago Prates Filho chama todos os conselhos superiores para participarem da referida reunião.
Um dos compromissos assumidos foi o de realizar estudos internos para propor alternativas viárias.
Em março de 2013 a prefeitura foi selecionada para receber recursos do PAC 2, Mobilidade de Cidades Médias, que prevê várias intervenções urbanas, incluindo o contorno leste da UEM. O prolongamento Duque de Caxias/ Lauro Werneck/Itamar Orlando Soares já conta com recursos.
Em 19 de fevereiro de 2013 o Reitor nomeou, pela portaria número 076/2013-GRE, uma comissão para analisar, propor soluções e alternativas à proposta da Prefeitura Municipal de Maringá, visando o sistema viário básico e o uso e ocupação do solo pertencente à UEM.