Você está aqui: Página Inicial / Depoimento de egressos

Depoimento de egressos

AMANDA CAMILA DE OLIVEIRA POPPI  

"UMA VEZ PETIANA SEMPRE PETIANA!" 

Considero que a minha história começou em 2012 quando entrei para o grupo PET ZOOTECNIA, acreditando que eu sabia de todas as respostas sobre o mundo, que a vida seria um conto de fadas, que com certeza iria me graduar com láureas e que, de alguma forma que eu nunca descobri qual, ganharia o prêmio Nobel. O primeiro “baque” chegou com a primeira reunião. Claro, que eu como “provável ganhadora do prêmio Nobel” (não tinha escolhido ainda qual categoria) cheguei com várias ideias que considero hoje como boas, mas também nada práticas para o grupo e lá se vão algumas de minhas certezas. 
No ano de 2014 já havia aceitado que, talvez, não receberia meu prêmio Nobel, mas ainda era possível ter láureas se me esforçasse mais em algumas matérias, então meu segundo confronto com as minhas ideologias chegou. Candidatei-me como represente discente dos grupos PET da UEM e venci. Com isso, um milhão de outras responsabilidades chegaram, reuniões com pró-reitores de ensino, com chefes de departamento e professores nomeados no nosso programa e com isso, tive que criar uma responsabilidade enorme que até então não tinha conhecido. E ainda no ano de 2014 veio a pior (e a melhor) das minhas provações e foi aonde descobri oque era a família PET de verdade. Neste grupo maravilhoso aprendi lições de vida que nunca imaginei encontrar em pessoas tão jovens, conheci a verdadeira “família petiana” que só que é inserido sabe como é, aprendi a lidar com opiniões diferentes, pessoas diferentes, criações diferentes, enfim, algo que até então não possuía nenhum contato. Com este grupo, aprendi a seguir meus sonhos, a ter confiança em que faço e que às vezes, mais importante do que ter boas notas ou então ganhar prêmios, é poder ajudar as pessoas, ver que quando falamos com amor das coisas que fazemos é ver uma sementinha nascer, mostra-las que tudo na vida tem uma razão e sempre no final as coisas melhoram e são estes os legados que espero ter deixado junto ao grupo. Quem conhece minha história com o PET sabe o quanto sou apaixonada e como sempre fui antes mesmo de entrar na universidade, mas infelizmente (ou felizmente) a vida é feita de ciclos e preciso sair para dar oportunidade para outras pessoas terem a mesma paixão que tive pelo PET. Então, desta forma me despeço do PET, Não existem palavras para descrever a gratidão que sinto por esse programa! Com ele rodei o Brasil (Rio Grande, Recife, Santa Maria, Belém do Pará, Londrina e Lavras), encontrei meus amigos de verdade e antes de tudo me tornei uma profissional e uma pessoa muito melhor! 
Uma vez petiana sempre petiana! Agradeço aos nossos tutores Ferenc Istvan Bankuti e Ricardo, egressos e a todos os meus calouros por me ajudarem a formar quem sou hoje e saio com sentimento de realização e missão cumprida sabendo que aproveitei intensamente até o último momento!

Bom trabalho para quem fica! Amo vocês!


Jaqueline Horügel

“...a minha gratidão por esse programa é infinito.”

O que foi o PET na minha vida? A resposta é tão óbvia pra mim, mas tão difícil de externalizar esse sentimento em palavras. 
Bom, então irei começar pelo simples fato de que, caso eu não tenha entrado no PET e não ter feito parte dessa família, o que teria acontecido: NADA, simplesmente nada! Eu não teria conhecido pessoas incríveis com diferentes personalidades e trabalhar com elas, não teria a possibilidade de conhecer cidades e culturas diferentes, não teria trabalhado com professores e alunos de outros cursos, não teria amigos verdadeiros e para a vida, não teria conhecido meu namorado, não teria me desenvolvido profissionalmente e o mais importante, pessoalmente... Meu Deus, são tantas coisas que o PET pôde me proporcionar que a minha gratidão por esse programa é infinito. 
Quando eu entrei no PET tive muitos medos, o que é normal quando a gente sai da nossa zona de conforto, mas é necessário para crescermos, e com todos os desafios e dificuldades que eu enfrentei, eu consegui me tornar a pessoa que sou hoje, que provoca diferença positivamente na vida das outras pessoas. Mesmo que programa tenha acabado para mim, meu trabalho não acabou, e sempre estarei trabalhando para ser uma amiga, filha, namorada e estudante melhor.
E hoje eu posso afirmar que a melhor escolha que eu fiz na minha graduação, foi ter escolhido me arriscar e tentar fazer parte desse programa, e graças a Deus e as pessoas que estavam realizando meu processo seletivo, apostaram em mim e confiaram que eu poderia realizar um trabalho tão bom quanto o deles.
Eu espero profundamente que aqueles que têm propensão de se arriscar assim como eu me arrisquei, se dediquem e deem o máximo de si, pois só assim a experiência será válida. 
Agradeço a Deus primeiramente, a família PET, a minha família e ao meu namorado, que mesmo nos tempos mais difíceis da minha vida, eles estavam lá para me apoiar e para me tornar resiliente.


MURILO MONTEIRO

"Ter escolhido o PET Zootecnia, foi a melhor escolha que eu fiz na minha graduação e uma das melhores que eu fiz na minha vida."

Tenho certa dificuldade com as palavras, por isso vai ser difícil eu expressar por meio de um texto a gratidão que eu tenho por esse grupo e por esse programa...
Ter escolhido o PET Zootecnia, foi a melhor escolha que eu fiz na minha graduação e uma das melhores que eu fiz na minha vida. Nunca imaginei que em um pouco mais de três anos eu iria amadurecer tanto e ter mudado tanto as minhas perspectivas de vida e de futuro. Aprendi a ser mais comunicativo, sociável, a dar broncas, levar broncas, ensinar, ser ensinado, ter responsabilidade com horários e afazeres, entre outras coisas.
Muitas vezes pensei em desistir, quando o cansaço batia após um dia inteiro de aulas e ainda ter que participar de uma reunião que acabaria por volta das 11 horas da noite, quando as atividades do PET coincidiam com os afazeres da graduação, nesses momentos eu pensava: “não vou dar conta, vou ter que sair do PET”, mesmo assim eu insistia e que conseguia “dar conta” e que isso era só uma questão de organização.
Fiz vários amigos, conheci muita gente, participei de várias viagens pelo Brasil, troquei experiências e opiniões com várias pessoas e claro... participei de várias festa e integrações kkkkkk.
Mesmo estando um pouco cansado nessa minha reta final o meu carinho e respeito por esse grupo sempre existirá. A todos os petianos que conviveram comigo, os egressos e os que estão ingressos no grupo, o meu MUITO OBRIGADO!

Com carinho...
Murilo Monteiro
Petiano Egresso do PET- Zootecnia UEM.

 

VINÍCIUS VIEIRA

"Sem dúvidas minha graduação não teria sido melhor aproveitada se eu não tivesse feito tal escolha."

Não sabia que no dia 8 de novembro de 2012 minha vida mudaria completamente ao entrar no Grupo PET Zootecnia da UEM. 
É difícil escrever coisas do tipo, pois sabe-se que é uma forma de despedia, que não é legal, que as emoções tomam conta, mas é a vida, e é necessário, outras pessoas precisam passar pela mesma forma de aprendizagem, e como todo ciclo, um dia ele acaba, porém não quiséssemos que ele NUNCA acabasse. 
O PET pra mim foi uma experiência incrível, sem dúvidas minha graduação não teria sido melhor aproveitada se eu não tivesse feito tal escolha. 
Se foi difícil? 
Com certeza, foram longos 3 anos, de ansiedades, de brigas e discussões em grupo, de palestras e reuniões inacabáveis até tarde da noite, de finais de semana de muito trabalho e dedicação. Mas ai vieram as viagens pra compensar todo o estresse do cotidiano, Recife-PE, Lavras- MG, Santa Maria- RS, Belém- PA, e outras ao longo desses três anos. Tudo foi ficando mais fácil e divertido. E sim, se fosse para voltar atrás sabendo do que estaria por vir, eu faria tudo de novo sem pensar duas vezes. 
O mais importante disso tudo, são os vários amigos feitos pelo caminho, aliás, amigos não, já que fiz alguns irmãos de consideração, jamais terei como agradecê-los, lembro de cada um de vocês e de tudo que fizeram e fazem por mim. Gostaria de pedir desculpas se as vezes falhei com o grupo, não foi intencionalmente.
Chegou a hora de cada egresso seguir carreira sozinho, que as experiências compartilhadas possam de uma forma ou de outra acrescentar na vida de cada um que está se despedindo hoje também, Amanda, Carol, Jaque e Murilo, vocês com certeza tem um futuro brilhante pela frente, espero que a nossa carreira profissional seja grandiosa.
Deixo aqui o meu muito obrigado pra quem acompanhou comigo e presenciou minha trajetória durante esses anos, obrigado também aos tutores Ferenc e Ricardo que desempenhou e desempenha um bom trabalho com o grupo e dizer que não existe ex-petiano, petiano uma vez, petiano sempre! Estarei sempre aqui para o que precisarem família. 

Grande abraço 
Vinícius Vieira (2013 – 2016)