Palavra do tutor
O PET representa uma oportunidade de aproximação do docente com os alunos, para a execução de atividades que contemplem a tríade ensino, pesquisa e extensão. O mais importante neste modelo é que o docente não possui o papel central nas atividades, mas sim um papel de membro do grupo e facilitador, constituindo desta maneira um modelo mais democrático, no qual as competências e lideranças podem ser desenvolvidas mais livremente por todos.
Este modelo utilizado no PET favorece a formação de profissionais de excelência, que atendam as necessidades atuais do mercado e o desenvolvimento de competências humanísticas, as quais fazem parte dos papéis sociais das Universidades na formação profissional, como:
- Formar um profissional de nível superior que saiba o porquê e ao mesmo tempo seja capaz tecnicamente de promover mudanças;
- Formar o profissional capaz de exercer liderança;
- Formar o profissional com o foco na busca da verdade, que sempre busca aprimoramento e atualização em sua área de atuação;
- Formar a criatura humana capaz de refletir sobre os problemas em sua área de atuação.
Na carreira docente o grupo PET contribui com o tutor no reconhecimento das necessidades dos alunos e na elaboração de técnicas de ensino menos centralizadoras e mais participativas.
Agradeço a todos do nosso Departamento que tem apoiado o grupo ao longo dos anos de existência, aos ex-tutores, os professores doutores Ulysses Cecato, Carlos Eduardo Furtado e Ferenc S. Bánkuti e também a todos os petianos egressos, que com toda certeza construíram a estrutura atualmente existente do programa na Zootecnia da UEM e deixaram importantes legados para a formação dos atuais e futuros petianos.
Prof. Dr. Ricardo Souza Vasconcellos
Tutor do PET – Zootencia / UEM