Você está aqui: Página Inicial / INFORMATIVO 2013/2014 / Comissão conclui lançamento do processo participativo do Plano Diretor

Comissão conclui lançamento do processo participativo do Plano Diretor

Comissão do Plano Diretor do Câmpus Sede finaliza o lançamento do processo participativo 10/12/2013

A Comissão de Elaboração do Plano Diretor (PD) do Câmpus Sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá) finaliza o lançamento do processo participativo. A última reunião da série, que incluiu os sete CI’s (Centros Interdisciplinares), ocorre hoje (terça/10 de dezembro), às 9h30, no Bloco H-79, sala 04, no Centro de Ciências Biológicas.

A apresentação faz parte da segunda etapa de atividades do grupo, cujo intuito é apresentar a estrutura metodológica de elaboração do PD, solicitando aos CI’s a indicação de participantes para compor a Comissão de Mobilização e Acompanhamento que devem atuar nas oficinas e audiências previstas para o primeiro semestre de 2014.

Durante as reuniões, a Comissão de Elaboração do PD também apresentou uma pesquisa sobre a atual situação territorial do Câmpus Sede, incluindo o aspecto histórico desde 1969, ano da fundação da instituição. Os dados demonstraram uma redução de espaço de até 43% em relação a área original, que era de 85, 29 alqueires (1969), contra 49,31 alqueires em 2013.

Nos seis encontros que antecederam a reunião de encerramento, os participantes se mostraram indignados e surpresos com a supressão de áreas do Câmpus Sede da UEM. Com base no território existente, efetuaram algumas sugestões e fizeram questionamentos quanto à possibilidade de reversão ou contrapartida compensatória pelas perdas ocorridas ao longo das últimas décadas.

Entre as principais solicitações para o próximo ano está à inserção da mesma apresentação feita nos CI’s, como parte das ações de recepção aos calouros. Para compor o PD Participativo do Câmpus Sede da UEM, em 2014 será formada oficialmente a Comissão de Mobilização e Acompanhamento composta por representantes de cada Centro (CCH, CCB, CSA, CTC, CCS, CCA, CCE), Técnicos Universitários, Discentes, da Administração Central e do Complexo da Saúde.

Imagens feitas nos CI's durante o lançamento do processo

participativo do Plano Diretor do Câmpus Sede da UEM:

CI do CCH

dia 26 de novembro de 2013