Programa de Pós Graduação em Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
INFORMAÇÕES RECENTES
Horário de Aulas 2025 1º SEMESTRE
Disciplinas 1/2025 - Horário de aulas (pdf)
Informações Gerais sobre o processo de MATRÍCULA 2025
(para Ingressantes)
Documentos gerais Matrícula 2025
PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO - 2025
Edital 034_Processo Seletivo Aluno Regular 2025 Resultado Final (NOVO)
Edital 033 Processo Seletivo Regular 2025 Entrevistas Retificado 11 12 24
Edital 033 Processo Seletivo Regular 2025 Entrevistas Retificado Item em Vermelho
Edital 033 Processo Seletivo Regular 2025 Entrevistas
Edital 032 Resultado_PE. REGULAR ME DO 2025
Edital 023_Processo Seletivo Aluno Regular 2025
Aba Editais Gerais/Editais 2024 à esquerda
Certificados de participação do evento Ciclo de palestras Falando de Psicanálise 14: Psicanálise e civilização: UEM e as pesquisas em foco - Ocorrido em 06 de Setembro de 2024 - Estão prontos - Os participantes conseguem acessar os certificado CPF aqui: http://pecweb.uem.br/dex/certificado/ - Dúvidas entrar em contato com Brenda Lopes (44) 99115-1567.
PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO SANDUICHE - PDSE/CAPES - 2025
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
Edital 032/2024-PPG - Chamada de Propostas do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE/CAPES - Edital 26/2024-CAPES)
Edital 26/2024-CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO - 2025
Edital 026 Homologação e Local Prova
Aba Editais Gerais/Editais 2024 à esquerda
ATENÇÃO CANDIDATOS
PROCESSO SELETIVO PPI 2025
ENSALAMENTO PROVA ESCRITA - BLOCOS DIFERENTES
01 DE NOVEMBRO DE 2024 - 14H ÀS 18H
MESTRADO: BLOCO I-12 -TÉRREO - AUDITÓRIO
DOUTORADO: AUDITÓRIO DO BLOCO 12 - SALA 05
MAPA DA UEM: https://www.uem.br/mapas/2022-mapa-uem-1.pdf
DÚVIDAS DO ENSALAMENTO FONE (44) 3011-3871
FAVOR ENVIAR DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA O E-MAIL:
selecao-ppi@uem.br
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MESTRADO E DOUTORADO OUTUBRO/2024
MESTRADO
Edital 029 - 2024 Resultado Final Bolsas MESTRADO (NOVO)
Edital.027-2024_Resultado.preliminar.bolsas.MESTRADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
DOUTORADO
Edital 030 - 2024 Resultado Final Bolsas DOUTORADO (NOVO)
Edital.028-2024_Resultado.preliminar.bolsas.DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
RESOLUÇÃO 187/2023-PPI - NORMAS PARA BOLSAS
Aba Normas à esquerda
CALENDÁRIO ACADÊMICO - 2º SEMESTRE/2024
ENSALAMENTO (NOVO)
Ver Aba Calendário/2024
Rematrícula dos alunos regulares – Mestrado e Doutorado (ENCERRADO) Entre em contato com a sec-ppi@uem.br |
05 a 06/09/2024 |
Inscrição para alunos não regulares (Edital 021/2024-PPI) - Encerrado) |
16 e 17/09/2024 |
Matrícula para alunos não regulares (Edital 022/2024-PPI) |
23 e 24/09/2024 |
Início e término das aulas |
30/09/2024 a 27/01/2025 |
EDITAL 021/2024-PPI INSCRIÇÃO ALUNO NÃO REGULAR - MESTRADO/DOUTORADO - 2 SEM 202SEMESTRE 2024
ENCERRADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
DISCIPLINAS DO 2º SEMESTRE 2024
(SOMENTE PARA ALUNOS REGULARES)
Aba Calendários/Calendários 2024 à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MESTRADO E DOUTORADO
EDITAL 019-2024 - RESULTADO FINAL BOLSAS MESTRADO
EDITAL 020-2024 - RESULTADO FINAL BOLSAS DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
EDITAL 017-2024 - RESULTADO PRELIMINAR BOLSAS MESTRADO
EDITAL 018-2024 - RESULTADO PRELIMINAR BOLSAS DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE 2024
20/05 a 02/09/2024
ENSALAMENTO
Ver Aba Calendário/2024
RESOLUÇÃO 187/2023-PPI - NORMAS PARA BOLSAS
Aba Normas à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MESTRADO E DOUTORADO
MESTRADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
EDITAL - RESULTADO SELEÇÃO ALUNO NÃO REGULAR 1º. SEM 2024
Aba Editais Gerais/Editais 2024 à esquerda
EDITAL DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS NÃO REGULARES 1/2024 - PPI
Aba Editais Gerais/Editais 2024 à esquerda
PROCESSO SELEÇÃO ALUNO REGULAR 2024 SEGUNDA CHAMADA
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
RESULTADO FINAL PROCESSO SELEÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - PDSE - CAPES 2024
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
HOMOLOGAÇÃO PROCESSO SELEÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - PDSE - CAPES 2024
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024
Rematrícula e matrícula dos alunos regulares – Mestrado e Doutorado |
15 a 17/04/2024 |
Inscrição para alunos não regulares |
24 a 26/04/2024 |
Matrícula para alunos não regulares |
06 a 09/05/2024 |
Início e término das aulas |
20/05/2024 a 02/09/2024 |
DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE 2024
Aba Calendários/Calendários 2024 à esquerda
REMATRÍCULA PARA ALUNOS REGULARES
QUE JÁ ESTÃO MATRICULADOS NO PROGRAMA
ESTÁ DISPONÍVEL
Aba Rematrícula Via Google à esquerda
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO - ALUNO REGULAR - 2024
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO SANDUICHE - PDSE/CAPES 2024
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
EDITAL 007-2024 - RESULTADO FINAL BOLSAS DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
RETIFICAÇÃO EDITAL 005/2024-PPI - BANCA DE ENTREVISTA
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
EDITAL 006-2024 - RESULTADO PRELIMINAR BOLSAS DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
RETIFICAÇÃO EDITAL 005/2024-PPI - BANCA DE ENTREVISTA
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2024
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
RESULTADO DA PROVA ESCRITA - PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR - ME/DO - 2024
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE DOUTORADO
Aba Editais/Editais 2024 à esquerda
HOMOLOGAÇÃO E LOCAL DE PROVA DO PROCESSO SELETIVO - ALUNO REGULAR ME/DO - 2024
Aba Editais gerais/Editais 2024 à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO - 2024
Aba Editais Gerais/Editais 2024 à esquerda
RESULTADO
CANDIDATOS CLASSIFICADOS BOLSA - MESTRADO/DOUTORADO
2/2023
Aba - Editais Gerais à esquerda
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2023/2024
Rematrícula e matrícula dos alunos regulares – Mestrado e Doutorado |
06 e 07/11/2023 |
Inscrição para alunos não regulares |
13 e 14/11/2023 |
Matrícula para alunos não regulares |
20 e 21/11/2023 |
Início e término das aulas |
11/12/2023 a 23/03/2024 |
DISCIPLINAS DO 2º SEMESTRE 2023/24
Aba Calendários/Calendários 2023 à esquerda
ENSALAMENTO 2º SEMESTRE 2023/24
Ver Aba Calendário
EDITAL DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS NÃO REGULARES - PPI
Aba Editais Gerais/Editais 2023 à esquerda
EDITAL - RESULTADO DE ALUNOS NÃO REGULARES - PPI
(Edital 036/2023-PPI)
Aba Editais Gerais/Editais 2023 à esquerda
Link para emissão do boleto: http://www.npd.uem.br/cmp/gr.zul
Código de Recolhimento: 1392
EDITAL DE CREDENCIAMENTO DOCENTE - PPI
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE 2023
Aba Calendários/Calendários 2023 à esquerda
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO - PPI (REPUBLICADO)
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
RESULTADO DAS BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO - PPI
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
EDITAIS RETIFICADOS DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO - PPI
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO 2023
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
RESULTADO DA PROVA ESCRITA DO PROCESSO SELETIVO 2023
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
HOMOLOGAÇÃO E LOCAL DE PROVA DO PROCESSO SELETIVO 2023
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO SANDUICHE - PDSE/CAPES - 2023/2024
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO SANDUICHE - PDSE/CAPES - 2023/2024
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO - 2023
Aba Editais/Editais 2023 à esquerda
ENSALAMENTO - 2º SEMESTRE 2022
Aba Calendário/Calendário 2023 à esquerda
CONTATOS:
Telefone: +55 44 3011.3871
Email: sec-ppi@uem.br
Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Elias da Silva
Coordenação adjunta: Profa. Dra. Sylvia Mara Pires de Freitas
Av. Colombo, 5790, Bloco 118, sala 10A, Campus Universitário. CEP: 87020-900 Maringá – Paraná – Brasil
Histórico do programa, objetivos e perfil do egresso
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM), foi aprovado na 92ª reunião do CTC/CAPES, em 2006, conforme Portaria MEC 1.140 DOU 10/09/2008, tendo fundada a sua vocação nas mesmas propostas desta Universidade e teve o início de suas atividades em 2007. Em 2012, o PPI completou seu segundo triênio e, ao longo desses anos, sua proposta consolidou-se em torno das contribuições da Psicologia para a sociedade. O trabalho desenvolvido no mestrado que culminou em resultados positivos, promoveu as condições para a proposição do doutorado. O projeto de doutorado foi aprovado pela CAPES, em 2014, no edital 156ª Reunião (8 a 12 de dezembro/2014), já com início em 2015, revelando a importância e necessidade deste curso para o Estado do Paraná, bem como, a excelência do trabalho desenvolvido pela pós-graduação em Psicologia.
Em 2016, o PPI completou dez anos e, ao longo desse período vem destacando-se por suas colaborações em prol de uma Psicologia em consonância às necessidades de uma sociedade que tenha como prioridade a humanização das pessoas.
Desde a sua criação, o PPI se esforça e dedica-se para que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, seja campo fértil e alvo de reflexão e análise, e que tenha como finalidade a elaboração constante de proposições para o âmbito social. Esse empenho se explicita desde a sua criação pelo Departamento de Psicologia da UEM (DPI), que está em seu 36º ano de funcionamento e, cuja filosofia está precisamente pautada nessa prática.
Esse Departamento tem como objetivo central formar psicólogos capazes de reflexão crítica dos conhecimentos e práticas produzidos pela Psicologia em consonância com os contextos histórico, social, econômico e políticos de sua construção e consolidação. Embora o PPI tenha objetivos próprios, condizentes com o nível de pós-graduação, o objetivo do Departamento norteia suas atividades, desde a sua implantação, resultando em um trabalho formativo convergente.
Para o DPI e o PPI, o investimento na Educação é compreendido como a alternativa mais produtiva para o enfrentamento dos desafios que decorrem do processo de desenvolvimento do indivíduo, nos diferentes contextos a que pertence ou atua. Precisamente a Psicologia, como ciência e profissão, é constantemente convocada para dar conta dessa tarefa.
A Psicologia desta instituição prima pela construção de instrumentos e/ou técnicas e de elaborações teóricas, que objetivam a promoção de mudanças significativas nos mais diversos contextos socioculturais, em que possa atuar, sobretudo, com populações que carecem de condições fundamentais para o seu pleno desenvolvimento. Com esta perspectiva, este Programa de Pós-Graduação define a sua meta de expandir o universo conceitual de profissionais de Ciências Humanas em geral e, especificamente, os profissionais da área de Psicologia, no que diz respeito à desconstrução e re/construção de saberes, sua localização no tempo e na sociedade, isto é, a sua historicidade, uma vez que a capacidade de compreender os conceitos nas formas de sua produção, possibilita ampliá-los e recriá-los.
A pós-graduação, que se dirige a professores e pesquisadores, assim como a profissionais cujo trabalho é o da aplicação direta dos conhecimentos da Psicologia, se empenha em prepará-los para a universalidade e a crítica. A universalidade refere-se à capacidade do sujeito de formular generalizações, diante do particular (o regional, por exemplo), ampliando as perspectivas teóricas e práticas. A competência crítica, por sua vez, diz respeito à possibilidade de desconstruir e reconstruir conceitos, tendo em vista, sobretudo, que eles resultam de momentos e de contextos datados na sua criação e aplicação, o que define seu próprio potencial de superação conforme as condições históricas. Esta pós-graduação também se propõe a ampliar os conhecimentos do curso de graduação em Psicologia, por meio da integração com as pesquisas desenvolvidas pela mesma.
No mestrado e no doutorado, vem sendo desenvolvido um trabalho de aprofundamento teórico/prático que tem por finalidade ampliar os conhecimentos científicos imprescindíveis para a capacidade de universalidade e crítica, a execução e acompanhamento de atividades de pesquisa e ensino universitários. A adoção e a manutenção desta finalidade requer a oferta de uma sólida formação científica, que leve ao domínio de conhecimentos necessários para atuação profissional em diferentes contextos. Para tanto, é relevante o reconhecimento da diversidade de perspectivas no processo de compreensão do ser humano propiciando subsídios para a atuação em equipes multiprofissionais. Trata-se da integração entre a teoria e a prática, nas diferentes ações ou procedimentos nos campos da Educação, Saúde, Trabalho entre outros. Essas proposições definem o perfil do mestre que o PPI busca formar.
No que se refere às expectativas, o PPI, considerando os desafios nacionais e internacionais, tem seu planejamento vinculado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UEM – PDI (2012-2016), aprovado pela Resolução 009/2013 do Conselho Universitário da UEM, com efeito retroativo a 01 de janeiro de 2012. Nele foram estabelecidos alguns objetivos, metas e ações. Expõem-se dois deles.
Objetivo 1: Melhoria do Programa com elevação no conceito. Meta: Incremento e criação de atividades referentes à pós-graduação. Ações: adquirir livros e periódicos Investir na publicação em periódicos de alto impacto; investir na publicação de livro/capítulos de livros; realizar convênios com instituições de ensino/pesquisa; participar de eventos nacionais; participar de eventos internacionais; contar com a participação de professor visitante; elaborar e submeter projetos aos órgãos de fomento; incluir alunos de graduação em projetos vinculados à pós-graduação; equipar laboratórios de pesquisa e definir vaga para concurso de professor titular.
Objetivo 2: Criação de Doutorado. Esta meta já foi atingida, possibilitando a ampliação e verticalização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. O projeto do doutorado foi elaborado, tramitou e foi aprovado nas instâncias da Universidade Estadual de Maringá e ao ser encaminhado para análise da CAPES em 2014, teve a concretização de sua aprovação. A primeira turma do doutorado teve início em 2015, com 11 alunos, em 2016 ingressaram mais 16 alunos e está tramitando para 2017 o processo seletivo para o ingresso de mais 9 alunos.
Das ações previstas no PDI (2012-2016), algumas ainda se encontram em andamento, haja vista que estamos estruturando o Curso de Doutorado, tais como: contratar técnico de nível médio; adquirir materiais para biblioteca on-line; obter mais bolsas de doutorado (uma vez que temos somente seis); continuar a implementar o funcionamento do curso.
OBJETIVOS
Historicamente o tema da constituição da subjetividade tem sido uma preocupação central da Psicologia. De fato, boa parte da produção científica da área volta-se à compreensão de diferentes aspectos da constituição do sujeito. Este foi o ponto de partida para a proposição e adoção de um dos desafios do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPI/UEM, primeiramente no curso de mestrado e, a partir de 2015, no curso de doutorado. Temos primado pela busca coletiva do aprofundamento das discussões e da produção de conhecimentos sobre a constituição do sujeito em sua totalidade.
A composição da área de concentração do Programa também prioriza a historicidade. A opção por essa categoria de análise decorre e implica em uma rejeição de teorias cujas bases epistemológicas envolvam formas de naturalização dos processos de constituição do sujeito, concepções sobre um ser humano atemporal e genérico, desvinculado de seus grupos sociais e de sua época; paralelamente, mas em sentido contrário, implica na adoção de perspectivas de vinculação dialética dos processos subjetivos às práticas sociais, à cultura e às contradições históricas.
A adoção desse elemento traduz-se numa das características dos trabalhos que veem sendo realizados pelos pesquisadores vinculados ao Departamento de Psicologia e que compõem o Programa de Mestrado e Doutorado. Salienta-se que mesmo antes da criação do PPI havia instituída a prática de estudos de textos e autores clássicos ante a preocupação com a recuperação, a atualização, a crítica e a busca de superação dos conceitos e proposições teóricas no campo psi. Isso conduziu à consideração e à preocupação permanentes com a dinamicidade e a complexidade dos processos psicossociais.
Buscar produzir aprofundamentos e atualizações nas concepções teóricas que adotamos, elaborá-las e aplicá-las como bases para a compreensão, a modificação ou a transformação de processos psicossociais ganham maiores possibilidades de efetivação se enfrentadas coletivamente e podem constituir-se em campo fértil para a formação de novos docentes e pesquisadores.
OBJETIVOS GERAIS
- Estabelecer um programa de pesquisas sobre a historicidade e a dinamicidade da constituição dos sujeitos, dos processos subjetivos e das práticas sociais;
- Formar recursos humanos para o exercício da pesquisa científica e da produção teórica no universo conceitual e metodológico da Psicologia e áreas afins.
- Formar recursos humanos para o exercício da docência no Ensino Superior, considerando as políticas públicas da educação, os desafios que se impõem ao docente e as alternativas possíveis com vistas a contribuir para a qualidade desse nível de Ensino.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Promover a constituição de saberes em Psicologia considerando, principalmente, sua localização no tempo e na sociedade, reconhecendo a sua historicidade e seus desdobramentos, nas três linhas de pesquisa do Programa: Psicanálise e Civilização; Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade; Desenvolvimento Humano e Processos Educativos;
- Fortalecer ações do corpo docente referentes à ampliação e consolidação de grupos de pesquisa e sua divulgação contribuindo para a produção de conhecimentos na área de Psicologia;
- Incentivar e apoiar a divulgação dos resultados das pesquisas e de processos de reflexão e reelaboração teórica efetivados pelos docentes e discentes, especialmente como publicações qualificadas, mas, também, por meio da participação dos mesmos em congressos, cursos, bancas, programas de intercâmbio e de colaboração com outros grupos e instituições nacionais e internacionais de pesquisas;
- Fornecer subsídios teórico-metodológicos em diferentes abordagens e contextos de aplicação da Psicologia que possibilitem preparar o pesquisador, o professor e o profissional psicólogo para a compreensão ampla e crítica dos processos psicossociais, em resposta aos desafios atuais;
- Propiciar inserção dos mestrandos e doutorandos em processos de pesquisa e de intervenção, para capacitá-los à: a) identificar a existência de lacunas e de necessidades de complementação, aprimoramento, ampliação ou detalhamento dos conhecimentos teórico-metodológicos disponíveis, sobretudo quando confrontados com as condições e desafios propostos pelas situações, carências e aspirações coletivas e individuais e, b) selecionar ou elaborar processos e estratégias para a construção ou a reconstrução dos conhecimentos e alternativas de atuação necessárias para a superação destas condições;
- Instrumentalizar o pós-graduando com conhecimentos e habilidades didático-pedagógicos para analisar o contexto do ensino superior e da pós-graduação, qualificando-o para o exercício do processo ensino-aprendizagem, em nível de graduação e pós-graduação, conforme o estabelecido na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96, Artigo 66º;
- Colaborar com a qualificação do ensino de graduação do Departamento de Psicologia da UEM integrando as pesquisas desenvolvidas e as atividades de ensino dos docentes e alunos do PPI.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do aluno que se pretende formar com o pós-graduando do PPI diz respeito a um pesquisador autônomo e preparado para atuar no Ensino Superior, que, por sua vez, dará continuidade ao processo formativo de novas gerações. Se o curso de mestrado oferece as ferramentas básicas para a atuação do jovem pesquisador, com o curso de doutorado, almejamos que o egresso seja preparado para atuar em prol da nucleação de novos pesquisadores. Este, deve ser instrumentalizado teórica e metodologicamente , em acordo com a abrangência da área de concentração do programa – Constituição do Sujeito e Historicidade, de modo a: identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as à decisões metodológicas que permitam a produção de conhecimentos que possam ser generalizáveis para além da própria pesquisa por ele desenvolvida.
Em relação à autonomia esperada de um pesquisador em nível de doutorado, entendemos que ela decorra da experiência advinda da participação em projetos de pesquisa, sob a direção de um orientador mais experiente, e das atividades que implicam: elaboração de projetos e relatórios, participação e coordenação de grupos de estudos aos quais estejam vinculados alunos da graduação e mestrado, membros da comunidade acadêmica e não acadêmica (profissionais gestores e representantes de associações, conselhos, etc.). A expectativa é, pois, de que essas experiências, já desenvolvidas no PPI, sejam fortalecidas e contribuam para a formação de um pesquisador autônomo. Ao focalizarmos o perfil do egresso do curso de doutorado, não excluímos essas experiências formativas aos alunos do mestrado, que também devem ter franca participação nas elaborações e desenvolvimento de projetos de pesquisas.
No caso mais específico do doutorado entendemos que um aluno deste nível de pós-graduação deva atingir uma profundidade de estudos que o capacite a transitar por variados temas e dentro de diferentes níveis de complexidade, de maneira que, tanto em relação à pesquisa quanto em relação à docência, consiga desenvolver investigações e realizar atividades de ensino, junto com seus pares e/ou com seus alunos, de acordo com as exigências do contexto e capazes de gerar novos conhecimentos e alternativas de atuação. Isso implica numa formação, do doutorando, que priorize a capacidade crítica contextualizadora.
O curso de doutorado, que em 2016 constituiu a sua segunda turma, evidencia a importância da internacionalização. Isso implica tanto na divulgação do conhecimento produzido no Brasil, por meio de participação em eventos e publicações no exterior, quanto na possibilidade de trazer produções internacionais para que sejam socializadas em nível nacional, promovendo o estabelecimento de parcerias de trabalho acadêmico-científico, assim como a constituição de redes de pesquisa. Disso deriva a ideia de que o doutor formado pelo PPI tenha a oportunidade, por meio de um estágio no exterior (doutorado sanduíche), de aprofundar as discussões teórico-metodológicas da sua pesquisa.
A expectativa é que o profissional formado pelo PPI apresente reflexões e elaborações científicas imprescindíveis para uma atuação pautada na universalidade e na crítica, no âmbito das atividades de pesquisa e do ensino universitários. Tais objetivos dão continuidade ao trabalho formativo de cursos de graduação, pois se elege como meta a oferta de uma sólida formação científica, que leve ao domínio de conhecimentos psicológicos necessários a uma atuação profissional em diferentes contextos, reconhece a diversidade de perspectivas necessárias à compreensão do ser humano, de modo a propiciar subsídios para atuação em equipes multiprofissionais, fazer a integração entre a teoria e a prática, em diferentes ações ou procedimentos nos campos da Educação, Saúde, Trabalho entre outros.
Espera-se, ainda, que os alunos egressos do mestrado e doutorado tenham, entre suas prioridades, o fazer científico e a docência no Ensino Superior comprometidos com a produção e a socialização de novos saberes, na área de Psicologia, e atenção às demandas sociais atuais, tendo em vista o horizonte de uma sociedade democrática.
Área de concentração
Constituição do Sujeito e Historicidade
A área de concentração proposta se firma com organicidade na própria história do Departamento e do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de mestrado. A Graduação e a Pós-graduação em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá têm primado pela valorização da historicidade para delimitação, conhecimento e explicação dos fenômenos psicológicos, pressupondo que o sujeito que os apresenta, protagoniza ou que com eles se envolve só se constitui na e pela prática social própria a um dado momento histórico.
Com base nesta premissa é que os pesquisadores do PPI se organizam em três grupos: um, cujo objeto é o inconsciente psicanalítico, visto pelo prisma de suas várias manifestações, principalmente aquelas que dizem respeito à cultura, considerando ser a própria psicanálise uma manifestação de cultura e civilização, dando um lugar de destaque à capacidade de temporalização ou historização do sujeito; outro que busca compreender e atuar junto ao sujeito contemporâneo, constituído e constituinte de práticas e condições sociais que são, como ele, diversificadas, complexas e dinâmicas; e o terceiro, cujo interesse é a Psicologia e seus laços com a educação, e tem como foco principal o estudo sobre o desenvolvimento humano, suas diferentes condicionalidades e o processo educativo, considerando a historização e a transformação das relações sócio e psicoeducacionais.
Docentes e Linhas de Pesquisa
- Linha e Pesquisa 1: Psicanálise e civilização
- Linha e Pesquisa 2: Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade
- Linha e Pesquisa 3: Desenvolvimento Humano, Processos Educativos e Psicologia Histórico Cultural
Normas
- Regulamento do Programa de Pós Graduação em Psicologia - UEM
- Regulamento do PPI - para os alunos que ingressarem a partir de 2018.
- Regulamento do PPI - para alunos que ingressarem a partir de 2019
- NORMAS PARA BOLSAS PPI
TERMO DE CONSENTIMENTO DE USO DE IMAGEM E OUTROS
Termo.de.Consentimento.de.uso de.imagem.e.outros 30 10 24.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 378 KB (387133 bytes)
Formulários
- Formulário de Rematrícula de Alunos Regulares
- Os Alunos regulares têm a obrigação de preencher este formulário de rematrícula para dar início aos estudos a fim de obtenção dos créditos das disciplinas.
- Formulário de Matrícula - Alunos não Regulares
- Formulário é um documento pré-impresso onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais. Após o deferimento da inscrição como aluno não regular, é necessário o preenchimento deste documento para efetivar a matrícula na disciplina escolhida para a obtenção do crédito referido.
- Formulario de Matricula - Aluno Regular Mestrado e Doutorado
- Formulário é um documento pré-impresso onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais. Alunos regulares têm a obrigação de preencher este formulário de matrícula para dar início aos estudos a fim de obtenção dos créditos das disciplinas.
- Formulário de Inscrição - Aluno Regular
- Formulário é um documento pré-impresso onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais. Para o aluno não regular solicitar inscrição no Programa, deve preencher este formulário e entregar na secretaria do PPI para deferimento ou não.
- Formulário de INSCRIÇÃO - Alunos não Regulares
- Formulário é um documento pré-impresso onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais. Para o aluno não regular solicitar inscrição no Programa, deve preencher este formulário e enviar para o endereço informado no EDITAL
- Requerimento Acadêmico - Aluno Ouvinte
- Autorização para assistir como aluno ouvinte nas Disciplinas Eletivas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com a anuência do Professor responsável pela disciplina desejada, e estar ciente do Art. 26 do Regulamento do PPI – Resolução 004/2019-CI/CCH conforme segue: "Art. 26. O corpo discente do PPI é formado por alunos regulares, não regulares e ouvintes: III - alunos ouvintes são aqueles que recebem autorização do Conselho Acadêmico, para assistirem aulas dos cursos, não tendo direito a aproveitamento dos estudos realizados ou avaliação de seus conhecimentos adquiridos.
- Requerimento Acadêmico
- Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse.
- Requerimento Administrativo
- Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse.
- Formulário de Inscrição PNPD/PPI (Pós-Doutorado)
- Formulário é um documento pré-impresso onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais. Este é para o preenchimento de dados afim de se inscrever no Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES.
- Solicitação de Credenciamento - Corpo Docente do PPI
- Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse. O documento em questão é direcionado aos que propõem fazer parte do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UEM. Deve estar acompanhado de uma carta descrevendo a vinculação entre as produções realizadas pelo professor com uma das linhas de pesquisa do Programa.
- Declaração para Inscrição ao Processo Seletivo de Bolsas de Estudos
- Este documento atesta a matrícula do aluno interessado em obter uma bolsa de Mestrado financiada pela CAPES de forma que contém um termo de compromissos assumidos caso contemplado pelo benefício.
- Relatório de Atividades Semestrais - Bolsistas
- Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento. Quando se trata de um trabalho acadêmico, pode ser elaborado com referência a pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
- Banca Exame de Qualificação
- Pasta contendo os documentos necessários para o exame de qualificação para obtenção do título de Mestre e Doutor/a em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá
- Banca Defesa Dissertação e Tese
- Documentos para depositar a dissertação de mestrado e tese de doutorado em sua versão final com a finalidade de torná-las públicas. O envio para a banca fica a cargo do discente e a banca deverá ser consultada se prefere cópia impressa ou digital em formato PDF.
- Versão final de Dissertação e Tese e Pedido de Diploma
- Pasta contendo formulários para depositar a Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado em sua versão final com a finalidade de torná-la pública. O arquivo final precisa estar OBRIGATORIAMENTE em PDF para o email sec-ppi@uem.br com o título do email "VERSÃO FINAL DE TESE OU DISSERTAÇÃO".
- Anexos - Resolução 001/22 - Cotas
- Formulários - Roteiro do Plano de Atividades e Relatório Final de Estágio
Processo seletivo para mestrado e doutorado
- Edital 009/2024-PPI - Edital 009_Processo Seletivo Aluno Regular 2024 Resultado Final
- Edital 005/2024-PPI - A Relação de candidatos convocados para Entrevista - 2024
- Edital 004/2024-PPI Relação dos(as) candidatos(as) classificados(as) na Prova Escrita - 2024
- Edital 002/2024-PPI - Homologação do Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 2024
- EDITAL N. º 001/2024-PPI - Inscrição Processo Seletivo Mestrado e Doutorado - 2024
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