Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento Humano e Processos Educativos
Orientadora: Adriana de Fátima Franco
Orientador: Fernando Wolf Mendonça
Dissertações | |
Ano | Discente/Título |
2022 | |
2023 |
LARISSA ANDRADE BELTRAMe - Quando professor e aluno não se encontram na sala de aula: uma análise histórico-cultural do trabalho educativo na pandemia |
Orientadora: Maria Júlia Lemes Ribeiro
Teses | |
Ano | Discente/Título |
Orientadora: Maria Lucia Boarini
Orientadora: Marilda Gonçalves Dias Facci
Dissertações | |
Ano | Discente/Título |
2010 | |
2011 | |
2012 |
Fabiola Batista Gomes Firbida - A Formação do Psicólogo no Estado do Paraná para atuar na escola |
2013 | |
2014 | |
2015 | |
2017 | |
2019 | |
2020 | |
2021 | |
2023 |
Vinícius do Prado Manoel - Avaliação do desenvolvimento cultural do ser humano a partir da Psicologia HistóricoCultural: análise crítica dos instrumentos psicológicos de avaliação (testes) |
Teses: | |
Ano | Discente/Título |
2018 | Marlene Aparecida Wischral Simionato - Deficiência e Personalidade: o que pode revelar uma Biografia - Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
2020 |
Ana Paula Alves Vieira - A avaliação psicológica de crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização como instrumento de intervenção: proposta a partir da psicologia histórico-cultural |
Orientadora: Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Orientadora: Silvana Calvo Tuleski
Orientadora: Sonia Mari Shima Barroco
Dissertações | |
Ano | Discente/Título |
2010 |
Dayene Patrícia Gatto - Teoria de L. S. Vigotski e o Atendimento Educacional aos Transtornos Globais do Desenvolvimento: da identificação da conduta desviante à formação do homem cultural |
2011 | |
2012 | |
2013 | |
2014 | |
2015 |
Maria do Carmo Bezerra de Lima Silva - Escolarização da criança autista: considerações de uma professora sobre a aprendizagem e o desenvolvimento Rafael Iglesias Menezes da Silva - Sobre Psicologia e Ideologia na obra de L.S. Vigotski. |
2016 | Francirene Fabretti Lopes - A inclusão no ensino superior: a escolarização de um acadêmico cego à luz da Teoria Histórico-Cultural |
2017 | |
2018 | Maria de Fátima Soares Cavasin - Educação e desenvolvimento do psiquismo da pessoa com deficiência visual: um estudo sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural |
2022 | Jéssica Clemente - Políticas e pesquisas em Educação Especial: das diretrizes ao mapeamento dos grupos de pesquisa no Brasil |
Orientadora: Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal
Dissertações | |
Ano | Discente/Título |
2016 | Ana Cecília Durigan - Família e Cultura: Um estudo psicológico acerca das vivências familiares para a formação humana |
2017 | |
2018 | |
2019 | |
2021 | |
2022 |
Thais Carolina Ferreira - A Construção da Autovaloração dos Adolescentes em Tempos de Mídias Sociais. |
2023 |