Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Histórico

Histórico

 

O Curso de Agronomia foi criado pela Resolução nº 14/77-COU, de 10/06/1977. Na sua criação, o curso de Agronomia ficou vinculado ao Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Entre os anos de 80 até meados de 84 ficou vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias juntamente com o Curso de Zootecnia.

O curso da Agronomia, da UEM, foi criado em 10 de Junho de 1977, conforme Resolução nº 014/77-COU, processo nº 0939/77 – volume 1, fls.28, sendo reconhecido pelo MEC através da Portaria Nº 549, publicado em Diário Oficial de 30/09/1981.

Atualmente, encontram-se matriculados 431 alunos no campus sede e 194 no Campus Regional de Umuarama, tendo sido formados até o ano letivo de 2012, 1.395 Engenheiros Agrônomos no Campus Sede e 27 no Campus Regional de Umuarama, que atuam nas diversas áreas das cadeias produtivas que envolvem a Produção Agropecuária. Ainda, exercem atividades em instituições de pesquisa, ensino médio, de graduação e pós-graduação tanto no setor público como no privado, em todo território nacional e também no exterior.

Desde a sua criação, seu projeto pedagógico tem sido alterado e atualizado com o objetivo de adequá-lo às atuais demandas da sociedade, visando uma melhor qualificação e atuação do futuro profissional.

Atualmente, o departamento de Agronomia no Campus Sede, conta com 45 docentes, sendo 43 deles com o título de doutor (06 com pós-doutorado no Brasil, Estados Unidos, França e Canadá), um mestre e um graduado.

Além da docência, os professores atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, como também na administração da instituição.

No tocante a Pós-Graduação, o Departamento de Agronomia da UEM possui dois Programas de Pós-Graduação, sendo um deles em Agronomia e o outro em Genética e Melhoramento, ambos em níveis de Mestrado e de Doutorado. Os dois Programas têm se destacado pela qualidade, continuamente avaliada pela CAPES como sendo de excelência, desde a criação dos mesmos. Este excelente desempenho da pós-graduação vem destacando cada vez mais a UEM como importante pólo gerador e difusor de conhecimento na área agronômica, com destaque da UEM no cenário nacional.