Você está aqui: Página Inicial / Grupo de Estudos em Horticultura / Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura / Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura

Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura

cartaz

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO OLERICULTURA

 

Presidente de Honra: Prof. Dr. Humberto da Silva Santos – UEM – Campus Sede

 

Presidente: Prof. Dr. José Usan Torres Brandão Filho – UEM – Campus Sede

Vice-Presidente: Prof. Dr. Rerison Catarino da Hora – UEM – Campus Umuarama

Primeira Secretária: Prof. Dr. Cassia Inês Lourenzi Franco Rosa – UEM – Campus Sede

Segunda Secretária: Prof. Dr. Lilian Yukari Yamamoto - UEM – Campus Sede

Primeiro Tesoureiro: Prof. Dr. Paulo Sergio Lourenço de Freitas – UEM – Campus Sede

Segundo Tesoureiro: Prof. Dr. Robinson Luiz Contiero – UEM – Campus Sede

 

Comissão Científica e Editorial

 

Prof. Dr. Rerison Catarino da Hora – UEM – Campus Umuarama

Prof. Dr. Denis Fernando Biffe – UEM – Campus Sede

Prof. Dr. José Marcos de Bastos Andrade – UEM – Campus Sede

Prof. Dr. Andreia Cristina Peres Rodrigues da Costa - UEM – Campus Umuarama

 

Comissão de Mini-cursos

Coordenador: Prof. Dr. José Gilberto Catunda Sales

Contabilidade Prof. Msc. Moribe Ademir Massahiro Moribe

Nutrição de Plantas Eng. Agr. MSc. Ana Claudia Buzanini

Manejo Fitossanitário Eng. Agr. MSc. Larisse Souza de Campos Oliva

Olericultura orgânica Eng. Agr. Rafael Lemos

Cultivo Hidropônico Prof. Dr. Rerison Catarino da Hora – UEM – Campus Umuarama

Tecnologia de Aplicação Prof. Dr. Robinson Luiz Contiero – UEM – Campus Sede

 

 

Responsável pelo Website do Evento e Suporte em Informática

Anderson Caires dos Santos

Prof. Dr. Paulo Sergio Lourenço de Freitas

 

 
 

APRESENTAÇÃO

 

Prezados congressistas,

 No ano de 2016, dez professores de diversas áreas do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, idealizaram um projeto com a finalidade de auxiliar pequenos e médios produtores da região de abrangência da UEM. Deste projeto intitulado "Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Horticultura", financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nasce o grupo Estudos Avançados em Horticultura. Este grupo de estudos realiza várias ações com finalidade de desenvolver e implementar a horticultura na região noroeste do PR, ao mesmo tempo em que propicia estudo e treinamento aos participantes. Dentre essas ações surge a iniciativa da organização e realização do Simpósio Sul-brasileiro de Olericultura.

O Estado do Paraná destaca-se no cenário da horticultura brasileira como um importante produtor de hortaliças, representando a inclusão social, oportunidade de emprego e renda para enorme contingente de pequenos produtores paranaenses. As hortaliças têm-se mostrado como o segmento agrícola de maior crescimento nos últimos anos, tanto em consumo quanto na área produzida, somado a isso, a preocupação com qualidade de vida e segurança alimentar tem levado a população brasileira a aumentar o consumo desses vegetais.

Desta forma, para 2017, o município de Maringá,PR coloca-se como sede do Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura, que será realizado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, em parceria com entidades oficiais e privadas, proporcionando aos participantes uma rica troca de informações bem como o conhecimento da realidade hortícola regional e nacional, em um evento de alta qualidade.

A cidade de Maringá está preparada para acolhê-los e proporcioná-los uma agradável estadia. Convidamo-los a conhecer nossa jovem e agradável cidade; vivenciar a qualidade de vida que o nosso solo, clima e povo, por meio da agricultura, têm nos proporcionado; a desfrutar da qualidade da nossa rede hoteleira, da variada gastronomia, dos pontos turísticos, das opções de lazer. Experimente uma caminhada por nossas ruas e parques; conheça o comércio local, nossa Feira do Produtor e as nossas ATIs – academias ao ar livre; e, principalmente, desfrute da hospitalidade dos maringaenses.

A integração e a parceria que ocorrem em eventos desta natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento e progresso da ciência e da tecnologia, tendo neste caso, proporcionado intercâmbios proveitosos e de alta significância para o universo da Olericultura, além da geração de parcerias de grande impacto e lançamentos de novas tecnologias.

A Comissão Organizadora visa proporcionar um evento que valorize a qualidade das discussões e apresente opções e desafios às instituições científicas e acadêmicas, aos agentes promotores e de fomento do Estado e aos segmentos privados das cadeias de mercado envolvidos. Deste modo, buscar-se-á uma maior integração entre estes atores, para que, juntos, possam contribuir na definição de objetivos e metas de futuras políticas públicas. Além disso, serão enfatizadas a pesquisa e a pós-graduação em Olericultura, abrindo-se um espaço especial nestes segmentos.

 

Comissão Organizadora do Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura


 

INFORMAÇÕES GERAIS

Local do Evento

 O Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura será realizado na Universidade Estadual de Maringá,PR.


Programação Geral

 A programação do Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura, foi discutida e elabora pela comissão organizadora, para atender aos anseios da comunidade técnico/científica e de produtores, valorizando as demandas de modernização, da economia, das leis do mercado e da opinião pública, assuntos estes harmônicos ao tema escolhido “Horticultura: Ciência e Tecnologia em Prol do Agricultor”. O resultado desta discussão poderá ser verificado durante a realização do evento com a execução de Dia de Campo; Mesas-Redondas, Palestras, apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres e mini-cursos

 

Dia-de-campo

Abrindo o evento será realizado no dia 29/08, com início previsto para as 13h00, um dia de campo com o objetivo de proporcionar integração e troca de conhecimentos entre produtores, estudantes e técnicos. O público esperado é de 200 produtores e 250 congressistas.

 

Mesas-redondas

Serão realizadas quatro mesas-redondas, todas com a participação de um mediador, 2 palestrantes, um produtor rural, um engenheiro agrônomo e um estudante do curso de graduação em Agronomia. Os temas serão relacionados com as estações do dia de campo .

 

Apresentação de trabalhos

 Os trabalhos submetidos serão avaliados por um consultor ad hoc e os apresentadores informados eletronicamente sobre a aceitação dos mesmos. Os trabalhos serão apresentados no dia 29 de agosto de 2017, durante a realização do Dia de Campo. A sessão de pôsteres terá a duração de uma hora, período em que o apresentador, obrigatoriamente, deverá permanecer junto ao seu trabalho e expô-lo, para discussão com os participantes do evento, sob a pena de não receber o certificado de apresentação do mesmo.

OBS.: Todos os trabalhos deverão ser afixados no local determinado das 09:00 às 13:00, onde permanecerão até o final do dia, devendo serem retirados após o final do dia-de-campo. Os pôsteres (incluindo gráficos e figuras) do trabalho não devem exceder 0,9 m de largura e 1,2 m de comprimento.

 

Mini-cursos

 O evento disponibilizará aos congressistas interessados, no dia 01 de setembro das 8:00 às 12:00 horas, seis mini-cursos, cujos assuntos se encontram na programação detalhada no site do Evento. A inscrição no mini curso possui vagas limitadas e os valores estão no link das inscrições.

 

Programação cultural

 No dia 30 de agosto, à partir das 20h00, será realizada uma palestra com o tema "Ciência e tecnologia em prol do agricultor", e na sequência um coquetel de confraternização com música ao vivo para os inscritos no evento.