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Especificidades

 

Para efeito da fiscalização do exercício das profissões na área das Engenharias, são adotadas as seguintes definições:

I. atribuição: ato geral de consignar direitos e responsabilidades dentro do ordenamento jurídico que rege a comunidade;
II. atribuição profissional: ato específico de consignar direitos e responsabilidades para o exercício da profissão, em reconhecimento de competências e habilidades derivadas de formação profissional obtida em cursos regulares;
III. título profissional: título atribuído pelo Sistema CONFEA/CREA a portador de diploma expedido por instituições de ensino para egressos de cursos regulares, correlacionado com o(s) respectivo(s) campo(s) de atuação profissional, em função do perfil de formação do egresso, e do projeto pedagógico do curso;
IV. atividade profissional: ação característica da profissão exercida regularmente;
V. campo de atuação profissional: área em que o profissional exerce sua profissão em função de competências adquiridas na sua formação;
VI. formação profissional: processo de aquisição de competências e habilidades para o exercício responsável da profissão;
VII. competência profissional: capacidade de utilização de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de atividades em campos profissionais específicos, obedecendo a padrões de qualidade e produtividade.

O currículo do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá deve dar condições a seus egressos de adquirirem competências e habilidades a fim de:

a) projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
b) realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ ou a recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
c) atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
d) produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
e) participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
f) exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional. Pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes;
h) comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade dos sistemas de produção e com melhoria da qualidade de vida;
i) pautar-se na ética e na solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional; conhecer e compreender cientificamente os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica, econômica e ecológica;
j) avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;
l) desenvolver e utilizar novas tecnologias;
m) atuar com espírito empreendedor;
n) compreender e interpretar a complexidade dos processos da natureza em todas as suas manifestações e interações;
o) atuar em equipe interdisciplinar e multiprofissional;
p) compreender processos, tomar decisões e resolver problemas, com base em parâmetros científicos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais atendendo às demandas da sociedade;
q) assimilar criticamente novas tecnologias e conceitos científicos, promover inovações tecnológicas e visualizar aplicações para as novas situações da produção agropecuária.


Competências e habilidades para:

a) utilizar a linguagem escrita e gráfica com clareza, precisão e riqueza de vocabulário;
b) estabelecer relações, analisar e sintetizar;
c) identificar problemas e propor soluções;
d) argumentar e refletir de forma crítica;
e) conhecer e inferir questões sócio-políticas e econômicas da realidade nacional e mundial;
f) articular e sistematizar conhecimentos teóricos e metodológicos para a prática da profissão;
g) interpretar criticamente dados, gráficos, informações e inovações tecnológicas.


Habilidades específicas para:

a) propor soluções técnicas para a agropecuária compatíveis com a realidade socioeconômica e com a sustentabilidade;
b) planejar e potencializar o uso de unidades de produção rural e agroindustrial a partir de diagnose sistêmica;
c) diagnosticar problemas e potencialidades de uma unidade de produção rural e agroindustrial;
d) compreender, projetar e analisar sistemas, processos e produtos;
e) elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários;
f) planejar e executar ensaios experimentais e interpretar seus resultados;
g) avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;
h) aplicar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos; interpretar políticas de desenvolvimento.