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Corpo Docente

CLÁUDIA VALÉRIA DONÁ HILA

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)(1999) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá, onde sempre atuou como professora de estágio supervisionado de língua portuguesa na graduação. Participa como docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, projetos didáticos na escola; sequências didáticas na escola; gêneros discursivos e práticas de linguagem.

"A vida humana autêntica é um diálogo aberto. A vida, por sua própria natureza, é dialógica. Viver significa participar do diálogo: fazer perguntas, dirigir, responder, concordar e assim por diante. Neste diálogo a pessoa participa integralmente e ao longo da sua vida: com os seus olhos, lábios, mãos, alma, espírito, com todo seu corpo e ações. Ela investe todo o ser no seu discurso, e esse discurso entra no tecido dialógico da vida." M. Bakthin


 

LUCIANA CRISTINA FERREIRA DIAS DI RAIMO

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, as pesquisas desenvolvidas e por ela orientadas giram em torno de propostas e implementações de práticas de leitura e escrita em um viés discursivo com base em materialidades diversas. Além disso, tem se dedicado a publicar trabalhos sobre propostas e intervenções em sala de aula cujo propósito é o de fomentar a autoria nas práticas em sala de aula e possibilitar que os sujeitos-leitores produzam outros gestos de leitura além de um sentido autorizado. A professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá e atua nas disciplinas de Oficina de leitura e produção de textos e Estágio III e atua nos cursos de pós-graduação Profletras (Mestrado Profissional em Letras), unidade Universidade Estadual de Maringá e no PLE-UEM, na linha de Texto e discurso.

"A ideia é, efetivamente, que o que se diz, o que se escuta, é sempre atravessado por algo que já foi dito, atravessado por um dito anterior. Eu acho isso natural. O discurso não funciona de modo isolado, ele está sempre ligado a outros discursos que se convocam, que são convocados por sua letra, sua materialidade" PAUL HENRY, 2013, comunicação pessoal.


 

ANNIE ROSE DOS SANTOS

Currículo Lattes

Doutora em Letras, área de concentração Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2015. Mestre em Letras, área de concentração Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis, SP, em 1999. Docente do Departamento de Língua Portuguesa (DLP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 1999, ministrando conteúdos de Língua Portuguesa aos cursos de Letras nas modalidades presencial e a distância. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissionalizante em Letras (Profletras) da UEM desde 2015, com orientação na área de linguagens e novas tecnologias educacionais.

"(Não) se deve cometer o erro de imaginar que a mudança educacional será guiada pelas novas tecnologias de informação e da comunicação, por mais poderosas que estas sejam. A educação é muito mais que seus suportes tecnológicos; encarna um princípio formativo, é uma tarefa social e cultural que, sejam quais forem as transformações que experimente, continuará dependendo, antes de tudo, de seus componentes humanos, de seus ideais e valores. A história nos ensina que as tecnologias da palavra são cumulativas e substitutivas, que dependem dos fins sociais e não o contrário...Por último, não cabe postular que a revolução educacional chegará a nossas cidades independentemente do que façam seus agentes sociais. Em épocas de globalização, a ameaça não é ficarmos para trás, é ficarmos excluídos". José Joaquim BRUNNER, 2001, p.15


 

ELIANA ALVES GRECO

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007). É Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, atuando na graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Letras ? Profletras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discursos, identidade do sujeito professor, ensino-aprendizagem de língua materna e leitura e produção textual.


 HELCIUS BATISTA PEREIRA

Currículo Lattes

Professor Adjunto da graduação em Letras/UEM, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE/UEM) e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UEM.. Possui Bacharelado em Letras - habilitações em Linguística e Português pela FFLCH/USP (2002), bacharelado em Ciências Econômicas pela UNESP (1993), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/USP (2005) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/USP (2011). Realizou seu pós-doutorado também na FFLCH/USP (2023)É líder do Grupo de Pesquisa HLinFU - História da Língua e Formação Urbana (CNPq). Como pesquisador, atua principalmente no campo da História Social da Língua, apoiando-se para isso, na Sociolinguística, no Funcionalismo, na Toponímia, nos estudos de Tradições Discursivas e na Crítica Genética. Atua em temas voltados ao ensino da língua portuguesa nas escolas.

 


 

LUCIANE BRAZ PERES MINCOFF

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1996), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2009). Atualmente é professora efetiva da graduação em Letras e do mestrado PROFLETRAS (CAPES), além de pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Oralidade e o Ensino de Língua Materna, Leitura e Produção Textual e Formação de Professores.


 

MARGARIDA DA SILVEIRA CORSI

Currículo Lattes

Possuo graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Sou professora ASSOCIADO C e faço parte do quadro permanente da Universidade Estadual de Maringá. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Cinema e ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura e outras artes, ensino de literatura, leitura e letramento texto literário, interação verbal, línguas estrangeiras modernas. Atuo na Pós-graduação do Profletras, Mestrado profissional em Letras, ministrando a disciplina Leitura do texto literário. Participo do grupo de pesquisa ?Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção ? vias para a descolonização? Com Pós-doutorado intitulado "La dame aux Camélias: romance, drama, ópera, filme, cordel: releituras comparadas do perfil de uma cortesã", na UNIOESTE/Cascavel, sob tutoria do Professor doutor Gilmei Francisco Fleck; em parceria com a Université Lyon 2, sob tutoria da Professora Doutora Maria da Conceiçao Coelho Ferreira, de 03 de dezembro de 2018 a 03 de março de 2019. https://orcid.org/0000-0002-5216-8660

"Comemos um europeu fantasiado de índio - o bom selvagem - e nos transformamos nele. [...] Uma identidade que se constitui na base de uma ficção é tão irreal quanto à própria ficção." Maria Helena Rouanet


 

MIRIAN HISAE YAEGASHI ZAPPONE

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual de Maringá e atua no curso de graduação em letras e no Programa de Pós-graduação da mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenill brasileira e ensino de literatura.


 

RICARDO AUGUSTO DE LIMA

Currículo Lattes

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (com período sanduíche na Universitat de Barcelona) e pós-doutorado em Literatura sobre a dramaturgia autoficcional de Sergio Blanco. É professor adjunto do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias na Universidade Estadual de Maringá. Tem interesse, enquanto pesquisador, principalmente por estudos em torno da literatura contemporânea e dramaturgias moderna e contemporânea, das escritas de si, do eu e do corpo (autobiografia, autoficção, biografia etc.), intertextualidade e metateatro, com inclinação às representações da memória, do vazio, do erótico, da morte e da condição humana. Atua na área editorial de livros didáticos desde 2005 para Ensinos Fundamentais I e II como redator, autor, revisor, leitor técnico-crítico e editor. Possui poemas e contos publicados em coletâneas e livros didáticos, além das obras "Histórias bem-contadas: contos da tradição popular brasileira", "O príncipe atrasado: uma paródia teatral dos contos de fadas" e "Nove lendas urbanas aterrorizantes", todos eles aprovados no Programa Nacional do Livro didático (PNLD/2020).


 

WAGNER VONDER BELINATO

Currículo Lattes

Professor Adjunto de Língua e Literaturas de Língua Francesa (DLM-UEM) Doutor em Letras (UEM/2016). Tese: "Para além da escrita: negociações simbólicas do tornar-se autor - Caio Fernando Abreu e o Campo Literário Brasileiro", com Doutorado Sanduíche na Université Lumière-Lyon II (agosto-novembro/2014 - PSDE/CAPES). Desenvolve pesquisas em Didática de Língua Francesa e francofonia.

"Il y a toujours quelque chose d'absent qui me tourmente". Camille Claudel, carta a Rodin, 1886. À la mémoire des lieux. 19, Quais de Bourbon, Paris